Alimentos param de pressionar a inflação, que agora caiu para apenas 0,14% entre julho e agosto (IPCA-15)

Alimentos já não são vilões da inflação.

O índice de preços ao consumidor amplo (IPCA-15), divulgado pelo IBGE, mostrou discreta desaceleração da inflação, com um aumento de 0,14% entre Julho e Agosto.

. De acordo com o que mandou dizer esta tarde o professor de macroeconomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Pedro Raffy Vartanian, ocorreu uma mudança no panorama inflacionário de 2014, visto que no início do ano o comportamento da inflação foi fortemente influenciado pela alta dos preços dos alimentos.

. Saiba mais:

- As últimas observações revelam que, após altas expressivas, os alimentos vêm apresentando queda nos preços enquanto outros grupos constituem os principais responsáveis pela alta. É possível perceber, de acordo com os resultados apresentados, que o grupo habitação, pressionado pelo reajuste da energia elétrica, mostrou uma variação de 0,20%. Espera-se um processo de acomodação da inflação nos próximos 2 meses, o provável reajuste de combustíveis e a elevação do imposto sobre bebidas, associados ao aumento da demanda de fim de ano, farão com que a inflação fique próxima do teto da meta e encerre o ano de 2014 em 6,5%.

4 comentários:

Anônimo disse...

A INFLAÇÃO FICAR EM 6,5% ´SE NÃO AUMENTAR GASOLINA E LUZ, CASO VENHA A OCORRER ELA VAI 9%.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Estão empurrando com a barriga para depois da eleição os aumentos da gasolina,energia elétrica,alcool etc...

Anônimo disse...

Ninguém tá comprando, os estoques e a produção cai. Aguardem mais inflação, a dos custos. Custos fixos não perdoam, principalmente os administrados pelo "governo" PTRALHA.

Anônimo disse...


INFLAÇÃO PAROU DE CRESCER?

QUEM VAI NO SUPER QUASE Q DIARIAMENTE, COMPRANDO AOS POUQUINHOS, CONFORME O TROCO, É Q REALMENTE SABE A VERDADEIRA INFLAÇÃO.
POR QUE SERÁ Q ESTÃO DEIXANDO DE DAR EMPREGO COM CARTEIRA ASSINADA?
É QUE O BIXO TÁ PEGANDO PRA VALER.
TEM FERRAGENS (2) Q CONHEÇO, DE MÉDIA A GRANDE, COM MAIS DE 30 ANOS NO MERCADO, ESTÃO FECHANDO DENTRO DE 3 MESES.
POR QUE SERÁ?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/