OPINIÃO DO LEITOR
Finalmente entra nos trilhos o aeromóvel, invenção gaúcha que finalmente vai para os trilhos. É um trecho curto, sim, ligando apenas o Aeroporto Salgado Filho à estação do Trensurb a um quilômetros, sem dúvida, mas será uma visão
futurística na entrada de Porto Alegre e pelos passageiros de todo o mundo que desembarcam no Salgado Filho , o que, sem qualquer dúvida, mostrará a nossa Capital e o Rio Grande
do Sul para todo o mundo. É um meio de transporte viável, seguro, não atropela, não
congestiona o trânsito, não polui; é confortável, silencioso, enfim, é um meio de
transporte nosso, aqui da terra. Eu estava lá no, na colocação do veículo nos trilhos, sábado, e não
poderia deixar de estar, pois o Oskar Coester, já desde os anos de 1980, junto com o
Estaleiro Só, fazia as formas metálicas para o empreendimento. Conversando com o inventor/projetista do aeromóvel, eu disse ao “Homem dos
Trilhos”, que nem o primeiro “Cavalo de Ferro” do velho oeste custou mais a sair,
mas o Aeromóvel estava finalmente nos trilhos, e ansioso para fazer a primeira
viagem. Observe que o Trensurb, o nosso metrô de superfície, passa por baixo do Aeromóvel. É o trem
que já nos acostumamos a viajar e que alivia a BR 116.
Luiz Antonio Araujo Peres
* O autor é engenheiro mecânico e engenheiro de Produção, além de engenheiro de segurança do trabalho e técnico de dificações. É também gestor ambiental, perito ambiental, perito assistente do trabalho
e auditor de máquinas e equipamentos. E-mail: laaperes@terra.com.br
8 comentários:
Gaucho doe governo Tarso e de Dilma, ambos do PT, certo!!!!
Só no Brasil para acontecer uma coisa dessas.
Um projeto magnífico, desperdiçado, jogado as traças e que agora vai ser usado como decoração.
Mais uma propaganda enganosa do país maravilha.
Queria perguntar a esses que estão tentando vender a imagem de Porto Alegre como uma cidade progressista (o que Porto Alegre está longe de ser):
-Mas e as carroças, thê?
O que vão fazer com elas durante a copa?
Só pode ser piada.
Porto Alegre tem um aeromóvel na entrada da cidade, e que só anda 1 km, ou seja, é só pra gringo ver.
Esse trensub, foi construção da sangrenta ditadura militar, assim como os metros do Rio e SPaulo. Depois da ditadura, os governos só gastam o dinheiro público e não terminam obra nenhuma. É só roubalheira.
Parabens pelo Aeromovel de 1 km que transportara CENTENA de pessoas por dia. Mas, quando criarão vergonha na cara e concluirão a expansão do TRENSURB até NH que beneficiara MILHARES de pessoas diariamente?
E as carroças, tchê? Elas continuam transitando pela cidade e pelas pontes em direção às ilhas, muitas conduzidas por menores de idade, não respeitando placas nem sinaleiras, e a EPTC não está nem aí para essas aberrações do trânsito de carroças. É a velha falta de vontade política, pois é possível preparar esses carroceiros para outras atividades de trabalho, se esses carroceiros desejarem, né! Porque esses carroceiros poderão optar por receber o "bolsa-família".
Aeromóvel ??? Nada mais atrasado técnicamente falando. Me admira um engenheiro falando disso e não citar que se o tal trem fosse movido por motores elétrico ligados às rodas seria muito mais eficiente que essa idéia de jerico, colocar ventiladores para soprar ar e mover o vagão.
Qualquer estudante de engenharia sabe que o motor elétrico é uma máquina de alto rendimento e que se fosse utilizado para mover as rodas do vagão de forma mais direta(como o trensurb)a eficiência global do sistema seria muito maior.
Trocando em miúdos, o tal "aeromóvel" vai gastar muito mais energia usando a idéia de "vento e vela" como se fosse um barco a vela.
Não faz muito tempo vi uma cena insólita em Brasília, próximo ao Palácio do Planalto, no eixo monumental, um cidadão junto com o filho em uma carroça, achei a cara do Brasil atual. Por um lado querem vender a prosperidade e erradicação da pobreza, mas por outro a realidade se faz aparecer.
Postar um comentário