Entrevista - Câmara derruba "favores" do governo ao uso do cigarro

Darcisio Perondi, Deputado Federal, PMDB do RS, Presidente da Frente Parlamentar da Saúde

Na Medida Provisória 540, a do "Brasil Maior", a indústria  conseguiu enfiar os artigos 49 e 50, "amolecendo" as restrições atuais ao fumo no Brasil.
Nós derrubamos isto nesta quarta-feira. Pouca gente compreendeu o que houve.

No caso do artigo 49, como ficou?
Ele trata da propaganda, que ficaria muito mais flexível. Isto nós derrubamos, mas a propaganda prosseguirá, só que restritiva como é.

Eo artigo 50?
Neste caso a vitória foi completa. Em nome do PMDB apresentei uma emenda supressiva. Embora com votação simbólica, derrubamos a autorização que o artigo 50 concedia às indústrias para aditivar com mentol e cravo os cigarros.

Isto é importante?
O cigarro tem gosto ácido e desagradável, mas a indústria resolve isto com aditivos de açucar, fambroesa, mentol e cravo. No Brasil, 80% são com cravo e mentol. Com isto, cativam jovens de 12 a 20 anos.

Percebo que o senhor ficou feliz.
Sou médico e defendo a vida. Isto que conseguimos na quarta-feira, demonstra que vale a pena ser Deputado.

2 comentários:

Anônimo disse...

cigarro eh uma merda...

não tem nenhum aspecto positivo...

esteticamente eh um habito horroroso, principalmente em mulheres...

uma boa terapia para fazer mulheres pararem de fumar cigarros seria filma-las ou fotografa-las durante o exercício do vicio e depois mostrar a elas as imagens...

verão o quanto eh feio esteticamente uma mulher fumando...

Anônimo disse...

Deputado Perondi: Vá explicar isso aos milhares de plantadores de tabaco a aos milhares de trabalhadores nas indústrias de tabaco e seus familiares. Porque você não defende o fim da maconha e da cocaína, heim, bocó?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/