Financial Times revela temor sobre estouro da bolha de crédito no Brasil

Repercutiu muito a reportagem desta segunda-feira do Financial Times, Londres, que denuncia a possibilidade de um estouro da bolha de crédito no Brasil.

. O sintoma é o aumento da inadimplência dos consumidores. Os dados são de que os empréstimos com pagamentos atrasados por mais de 90 dias,  cresce e poderá chegar a 8% no final do ano (os dados são da Serasa Experian).

. O número ainda está abaixo da média histórica anterior de 10%, mas ele avança, e é isto que preocupa.

. Nesta segunda-feira a tarde, o editor recebeu outro relatório da Serasa Experian, que demonstra que também aumentou a inadimplência das médias e pequenas empresas. A pontualidade de quitação das dívidas recuou 0,7% nos últimos 12 meses. É a terceira queda consecutiva. Mais ainda: este ano, além de atrasos, os valores das dívidas tornaram-se maiores.

. Nos casos de consumidores e de empresas, os juros altos são apontados como vilões do problema.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa. Vale a pena. Ela não trata apenas da inadimplência, mas também das boas notícias sobre o vigor da economia brasileira.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quando as pessoas de cérebro falavam que Luladrão de sua quadrilha estavam fazendo somente propaganda... Os revoltosos e raivosos do partido saiam de defesa e diziam que Lula era mais do que Deus. Agora veremos a verdade.

Anônimo disse...

Por mais que a direitalha com aval desses americanos enciumados, torçam contra o Brasil, vocês terão muuuuito tempo para esperarem que a nossa economia comece a ir mal.

Mariano da rep. de santa maria

Anônimo disse...

E também os europeus enciumados, como esses ingleses do Financial.

Ao contrário senso, hoje a moodys reavaliou para cima a nota de risco brasileira.

Mariano da rep. de santa maria.

Mario Rangel disse...

agência de classificação de risco Moody's anunciou nesta segunda-feira que elevou o "rating" (nota de risco de crédito) da dívida soberana brasileira de"Baa3" para "Baa2", com perspectiva positiva.


Pelos critérios da Moody's, o Brasil já é considerado um país "grau de investimento", isto é, mais seguro para investidores e a mudança de nota não altera esse "status".

A perspectiva positiva significa que, para uma próxima revisão, há maiores chances de que o "rating" do país melhore novamente.

Pois é assim...

Anônimo disse...

eu acreditei............se o mundo está mal,,,,,,,,,,,,,,o Brasil é campeão, sabem tudo até votam no lula,,,,,,,,,,,,,hahahahaha

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/