Ex-presidente da Famurs também quer licitação para empresa de ônibus.

A nota a seguir é do ex-presidente da Famurs e ex-prefeito de Igrejinha, Elir Girardi, e revela novos e surpreendentes informações sobre as repetidas concessões precárias concedidas às empresas de ônibus que transportam passageiros na região metropolitana e no interior do RS. A nova concessão está vencendo e o que se teme é que não ocorra nova licitação. "Sáo 210 milhões de passagens vendidas por ano e isto é um oligopólio inaceitável", disse ao editor o deputado Luis Lara, candidato do PTB ao governo do RS. Lara avisou que vai cassar todo mundo e fazer licitação, caso vença o pleito.

Eis a carta: Acredito que a novela das concessões não vai terminar tão cedo, pois da forma com que elas estão, os valores praticados, certamente não poderão prosperar. Pode-se adotar duas alternativas possíveis, uma aberta em processo licitatório que fixe valor máximo a ser pago, que não poderá ser superior às concessões federais, em torno de 1 e 2 reais, ou seguir o exemplo já existente aqui no Estado nos pedágios comunitários como o de Campo Bom e Portão, onde a arrecadação é acompanhada por comissão da comunidade e o destino dos recursos é em obras da estrada. Acho que este último seria o melhor para o Rio Grande. Foi o que defendemos na Famurs.
Elir Domingo Girardi
Ex-Presidente da Famurs
Ex-Prefeito Igrejinha

3 comentários:

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO..
DE PRIMEIRA MÃO, INFORMO AO NOSSO BLOG QUE O DEPUTADO LARA ACABA DE RETIRAR SEU NOME, COMO CANDIDTO AO GOVERNO DO ESTADO, APOIANDO O NOME DE YEDA CRUSIUS À REELEIÇÃO.
CONCORRERÁ, ELE, A DEPUTAÇAO ESTADUAL. INTELIGENTE, A SUA DECISÃO.
ABRAÇO
ALMIR

Anônimo disse...

ok também acho correto rever concessõees, e fazer um processo transparente de licitacao. AGORA, meçam o antes e o depois. Vejam a qualidade dos onibus que servem o interior (por exemplo ouro e prata para santa rosa, que sao bons e limpos) e meçam o depois. Nao façam uma licitaçao tosca e incompetente e depois coloquem a culpa na falta de cultura do povo. Agora é a hora de usar tecnologia de gestao e tecnologia de licitacao. Nao é computadores, mas inteligencia no desenho da licitacao. É agora a hora de chamar academicos da área de economia (que desenham mecanismos para isto) para que eles coloquem a mao na massa, ao inves de ficarem publicando artigos que descrevem o passado.

Anônimo disse...

Há mto tempo já deveria ter sido feita uma licitação para empresas de ônibus. Quem viaja para a cidade de Rio Grande, há mtos anos, tem que suportar os ônibus do DATC(estatal do município) com veículos velhos, reformados. Qdo a gente tem a sorte de pegar um horário da empresa Planalto só tem ônibus zero KM até com internet e banda larga. Isso precisa mudar. Os usuários da linha Porto alegre-Rio Grande merecem um tratamento melhor, pois o valor da passagem vindo pelo DATC é o mesmo vindo pela empresa Planalto. Nos respeitem governantes.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/