Saiba, aqui, quais são os pontos fracos do PT nas eleições de 2010

No artigo a seguir, o ex-prefeito do Rio e candidato ao Senado, Cesar Maia, analisa a falta de competitividade do PT nas eleições de outubro. Em relação ao RS, Maia reconhece que o PT é competitivo, mas para perder. O ex-ministro Tarso Genro está sozinho no canto do ringue, mas poderá receber a qualquer momento o apoio do PCdoB, Partido nanico que pouco acrescentará aos votos do PT. O PCdoB dá sinais visíveis de que abandona o barco do competente deputado Beto Albuquerque, do PSB, que tenta viabilizar uma coligação, sem no entanto oferecer condições tão atraentes quanto o PT, PMDB ou PSDB.

1. Na Alemanha dos anos 30, chamava-se de "Estado Total" a incorporação ao Estado, dos poderes, do partido político único, dos sindicatos e de todas as associações da sociedade civil, incluindo as manifestações artísticas. Por isso, os atos do partido único eram também atos do Estado e, por este, preparados com toda a coreografia e assumindo todas as despesas. No Brasil se avança para isso a passos largos. Boa parte das associações da sociedade civil e sindicatos são cooptados, patrocinados e seus dirigentes assalariados do Estado por nomeação.
2. Quando se analisa o quadro eleitoral de 2010, isso fica muito claro. Era de se esperar que com a popularidade do presidente e a competitividade de sua candidata, o PT entrasse nesse processo eleitoral como o partido mais forte, especialmente por ser um partido de Estado. Mas não é isso que se vê.
3. Fazendo um levantamento das candidaturas próprias do PT aos governos dos estados, se vê que elas são competitivas no Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Piauí e Acre, sendo que no Rio Grande do Sul, é competitiva para perder, e só no Acre franco favorita. Isso terá como reflexo a inevitável perda de deputados em relação aos que o PT elegeu em 2006.
4. Mas para os gerentes do Estado Total, Lula na frente, tanto faz. Pressionam seus pré-candidatos regionais para que desistam e apóiem seus parceiros, especialmente do PMDB e do PSB. Para eles, o fundamental é manter sob seu controle o Estado Total. Na medida em que a Federação foi colocada de joelhos por Lula, com um cheque de 'pacs' numa mão e um chicote na outra, ganhar ou perder estados não muda nada. Da mesma forma fazer mandatos de deputados federais. Afinal, a cooptação por cargos, emendas ou partido-patrimonialismo, pensam, vai lhes garantir o controle do Estado Total.
5. E se o partido é parte do Estado, que se transforma ele mesmo em partido, não faz diferença a origem partidária dos deputados da base aliada ou subserviente. O importante é vencer a eleição presidencial. E para isso vale qualquer arma, qualquer golpe, qualquer pressão. Não importa se o PT vai sair dessa com um só governador do Acre e com 60 deputados federais. O que importa é o controle do Estado, pois os mandatos de fato, estão com aqueles que ocupam os postos chaves da máquina pública. Especialmente os fiscais financeiros e previdenciários.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lá vem o rapa!

Em operação nesta quarta-feira, a Polícia Federal prendeu 31 pessoas acusadas de fraudar licitações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O personagem mais conhecido entre os presos é o petista Valdebran Padilha (chamado de "primo pobre" pelo colunista Cláudio Humberto), um dos "aloprados" que em 2006 tentaram comprar o dossiê contra tucanos. Não se iludam. Está aberta a temporada de caça do aparato policial do governo. Vem aí o rolo compressor para pegar quem estiver atrapalhando o caminho de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto (começar a temporada pegando o "primo pobre" teria a intenção de não provocar pânico). Além da PF, estarão a postos o Coaf, a Receita Federal, e o que mais for preciso.

do blog do Jefferson

Anônimo disse...

A polícia da rede

Irá para consulta pública o projeto de lei sobre as regras da internet no Brasil. É um projeto enxuto, com apenas cinco artigos, e inova ao prever o "notice and take down" (notificação e retirada) já usado em outros países. Desta forma, quem se sentir ofendido por algum conteúdo postado na web poderá simplesmente comunicar ao provedor que mantém o site no ar. Recebendo uma reclamação fundamentada o provedor, por sua vez, deverá retirar do ar imediatamente a informação e notificar a pessoa que a postou. Se o autor, depois de notificado, assumir integralmente os riscos jurídicos, a informação volta para o ar e o provedor não poderá ser processado

Anônimo disse...

Como é cínico esse f.d.p.!!

Mundo animal

Do colunista Merval Pereira, de "O Globo", com cujo texto abaixo concordo em gênero, número e grau.

"Lula segue sendo o principal ativo político da candidata Dilma e, camaleônico, muda de tática à medida que as reações se sucedem.

Depois de multado duas vezes, e de menosprezar a Justiça Eleitoral com gracejos em comícios, Lula deve ter-se dado conta de que é contraproducente cutucar os juízes eleitorais desse jeito.

Passou a posar de "republicano" e agora promete fazer campanha apenas "fora do expediente", como se fosse presidente apenas das 9 às 17h.

Na sua nova fase, que combina cinismo com ironia, Lula condenou, em entrevista à Rádio Tupi, no Rio, o uso da máquina pública durante o processo eleitoral. E ainda por cima criticou seus antecessores, que nunca foram multados pelo TSE por fazerem campanha antecipada.

Lula, dizem que sem ficar vermelho, disse que seria "um teste importante para a democracia" participar da campanha sem usar a máquina pública "como sempre se usou neste país"."

Anônimo disse...

reforçando o comentario do Anônimo das 12:53, eu pergunto: Saiu alguma coisa na Zero Hora?

Anônimo disse...

Tá tudo dominado. O GRUPO RBS não tem moral para atacar e questionar nenhum governo ou político. De vez em qdo faço aki uma lembrança:: qdo foi assinado pelo apedeuta o PNDH-3, o jornalista André Machado, no seu blog disse que só era contra o PNDH-3 quem não leu ou se leu não entendeu, pois NÃO TINHA NESSE PROGRAMA NENHUM ATENTADO A LIBERDADE DE IMPRENSA E NEM A PROPRIEDADE PRIVADA esse jornalista como o apedeuta não ficou vermelho, pois elle já vermelhopetralhacomuna.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/