Grande Porto Alegre recupera empregos depois de cinco meses de queda

O mês de junho registrou crescimento nos índices de ocupação na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), interrompendo uma tendência que se apresentava há cinco meses. A taxa de desemprego total passou de 12,6% em maio para 12% em junho. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), e foram apresentados na manhã desta quarta-feira, pelo secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler. O secretário ressaltou que o crescimento da ocupação, que foi de 0,5% no mês de junho, ainda é tímido e localizado em setores informais da economia, mas a expectativa é que o crescimento retorne a partir de agora. “A economia sinaliza que voltou a um processo de retomada.” Schüler também destacou os setores responsáveis pelas contratações, que foram a indústria (5 mil novos postos), o comércio (7 mil novas vagas) e os serviços domésticos (3 mil novos postos).

. Apesar dos bons números, o rendimento médio do trabalhador registrou redução pelo segundo mês consecutivo, tanto para os ocupados quanto para os assalariados. Em maio, ocupados receberam em média R$ 1.188, diminuição de 1,7% em relação a abril, enquanto assalariados ganharam R$ 1.200, redução de 1,8% no mesmo período.


No Brasil

Na comparação entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas, Porto Alegre teve a segunda maior variação na taxa de desemprego (-4,8%), apenas superada por Recife. Em números reais, a capital gaúcha teve o quarto maior crescimento no nível de ocupação. A taxa de desemprego total diminuiu também em todas as regiões, passando de 15,3% em maio para 14,8% em junho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Era marolinha!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/