Conheça toda a verdade sobre as barragens de Jaguari e Taquarembó

Tem 122 páginas o dossiê entregue pelo governo gaúcho ao presidente da Assembléia do RS, deputado Ivar Pavan, para desconstruir ponto por ponto as denúncias da oposição e suspeitas levantadas na mídia, sobre as concorrências para as construções das mega-barragens Jaguari e Taquarembó, cujas obras já começaram e consumirão R$ 105 milhões. São obras de grande porte e estão em construção.

. As denúncias ganharam corpo depois que a Polícia Federal grampeou telefones de agentes públicos e privados no âmbito da Operação Solidária, que investigou desvio de dinheiro público no fornecimento de merenda escolar em Canoas. A Operação Solidária acabou gerando sete novos inquéritos, um dos quais sobre Taquarembó e Jaguari.

. O editor leu e estudou atentamente todo o dossiê durante duas horas e meia (das 17h45m as 20h15m desta segunda-feira), examinou os gráficos e tabelas, para produzir esta nota.

. As suspeitas levantadas pela Polícia Federal envolveram o secretário da Irrigação do RS, Rogério Porto, maior autoridade brasileira na área de irrigação. Ao interceptar ligações telefônicas entre empresários interessados na licitação, a Polícia Federal concluiu que pelo menos dois grupos, a STE e a Magma, tentaram introduzir no edital alguns ítens favoráveis aos seus interesses. O dossiê apresentado nesta terça-feira à Assembléia, comprova com farta documentação que nada do que percebeu a Polícia Federal nos grampos aconteceu. O secretário Rogério Porto é citado nas conversas grampeadas. O que revela o dossiê:

1) A Mac ,que teria sido beneficiada pelo secretário Porto, não venceU nenhuma das licitações e naquela de que participou, a da barragem de Taquarembó, sequer habilitou-se para a segunda disputa.

2) As insinuações de que a STE-Magma teriam acertado com o secretário as mudanças do edital (a eliminação de uma escada de peixes, por exemplo, item básico da disputa licitatória) não foram incluídas.

. Isto quer dizer que as suspeitas de interferência no edital não aconteceram porque o edital não atendeu o que informavam os interlocutores grampeados e além disto a Mac perdeu a disputa.

. O dossiê, além das respostas a todas as suspeitas, repletas de documentos comprobatórios, também faz uma defesa da Política Estadual de Irrigação e da criação da secretaria de Irrigação.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/