A safra gaúcha de grãos deste ano será maior da história da agricultura do RS, maior inclusive do que a de 2007, o que é uma surpresa sem tamanho. Ninguém acreditava nisto há menos de um mês. O RS colherá um milhão de toneladas a mais de soja e um milhão a mais de toneladas de arroz, embora vá colher um milhão de toneladas a menos de milho. A safra de inverno do trigo ainda é uma incógnita, mas se repetir 2007, ficará em 2 milhões de toneladas. Caso o governo federal garanta preços mínimos melhores, financie de modo mais abundante e garante o bom tempo, o limite poderá ser maior.
. Eis, em toneladas, as safras de grãos de 2007, 2008 e 2009: 2007, 23,6; 2008, 22,4; 2009, 24.
. E os preços são bons.
. Na semana que vem começa a ser colhida a safra de soja gaúcha deste ano. Serão colhidos 9 milhões de toneladas.
. Os reflexos sobre o conjunto da economia gaúcha serão positivos e inevitáveis.
. Será um bom momento para o RS, até porque as safras do Paraná, do Brasil e da Argentina terão redução confirmada. A nota a seguir, sobre o caso da Argentina, é exemplar.
- RS: 24 milhões de toneladas (9 de soja, 8 de arroz, 4 de milho e 2 de trigo).
- Paraná: 20 milhões de toneladas (25 milhões em 2008)
- Brasil: 134 milhões de toneladas (144 milhões em 2008).
- Argentina: 71 milhões de toneladas (95 em 2008).
3 comentários:
Boas safras e boa sorte meteorológica também não reelegem governantes ?
Safra dos produtores do RS, 24.000.000 de toneladas de grãos. Safra dos produtores do MST em todo o Brasil 24.000.000 de gramas de grãos! Por que não é feita uma avaliação séria da produção do MST em termos de grãos. Depois vamos dividir o que o governo gasta anualmente com estes caras e vamos ter o custo real da produção deles que certamente será dos mais altos do mundo! Eles são tão eficientes na agricultura quanto as lesmas são rápidas em corridas!
Boa a proposta do anonimo 21:25. Vamos ver quem tem mais beneficios e beneplácitos: os Produtores gaúchos ou o MST. Pelos cálculos oficiais seria um empate técnico, pendendo para os Produtores gaúchos (e na safra gaudéria já está computada a safra do MST gaudério, bem como no MST nacional a safra deste gaudéria). Oficialmente dá empate. Mas podemos pedir vistas e averiguações mais profundas, tipo: quanto a ONGs dão ao MST e quanto os Governos estaduais dão aos Produtores rurais. Sem mistificação, por favor.
Postar um comentário