A produção industrial brasileira de janeiro caiu 17,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado, mas subiu 2,3% em comparação com dezembro.
. A queda de 17,2% foi a maior desde 1991.
. A má notícia não fica por aí, porque o IBGE imaginava que em janeiro a produção industrial cresceria 8,3%, mas cresceu apenas 2,3%.
. No período acumulado dos últimos doze meses, até o primeiro mês deste ano, a produção da indústria acumula alta de 1%, a menor desde fevereiro de 2004. No Rio Grande do Sul a atividade industrial no Estado caiu 13,1% em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2008. Foi a maior queda da série do Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), que iniciou em 1991. Em relação à dezembro, já descontados os efeitos sazonais, a retração chegou a 3,8%.
- O mau desempenho da produção industrial gaúcha vai melhorar, mas seus resultados do primeiro trimestre empurrarão o PIB para baixo em 2009. O leitor precisa prestar atenção em dois dados macroeconômicos de importância:
1) a safra deste ano será a segunda maior da história do RS (e com bons preços).
2) o setor de serviços, inclusive comércio e serviço público, registra dados animadores neste início de ano. O editor desta página aposta em PIB 3% maior em 2009, apesar do mau desempenho da indústria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário