Quem ouviu a ministra Dilma Roussef falar, sexta-feira, na Assembléia do RS, chegou a duas conclusões sobre as chances eleitorais da candidata do PT: 1) tecnocrata, Dilma passa sentimentos de arrogância pernóstica, bem superior a que costuma apresentar o ministro Tarso Genro. 2) os discursos da candidata, lembram os discursos do velho marechal Lott, quando foi candidato a presidente em 1960.
. O marechal Teixeira Lott derrubou os presidentes Café Filho, que foi vice de Getúlio e assumiu o Catete com a morte do líder do PTB, e Carlos Luz, então presidente da Câmara, o primeiro na linha de sucessão, que assumiu com a queda do líder da UDN. Café Filho e Carlos Luz eram golpistas. Além de garantir a democracia, Lott assegurou a posse de JK, eleito em 1955. Foi seu candidato em 1960.
. No RS, o marechal contou com o firme apoio do PTB.
. O marechal Teixeira Lott era ruim de palanque, mas além disto, costumava usar de uma sinceridade desconcertante diante de tudo. Ao desembarcar em Porto Alegre para um comício, por exemplo, quando seus correligionários tentaram enfiar-lhe nas mãos uma cuia com mate, ele reagiu: “Nunca gostei dessa coisa amarga e não vai ser agora que farei demagogia”. A fama engordou rapidamente. Apesar disto, PSD e PTB foram com o marechal até o fim. Na região da fronteira oeste, a campanha de Lott ficou centralizada em Uruguaiana, nas mãos do PTB, que em telegrama ao comando da chapa, em Porto Alegre, despachou este telegrama exemplar: “Aqui, o marechal está garantido. Pedimos que não permitam que ele venha a Uruguaiana”.
Um comentário:
Isso foi muito exagerado! A comparação da Dilma com o grande marechal Lott é uma inflada de bola imensa na candidatura inventada pelo molusco! Aliás, inflada muito imerecida.
Lott sempre lutou pela manutenção da plena democracia no Brasil, enquanto Dilma lutava, de arma em punho, para a implantação da ditadura do proletariado! Compará-la com Lott é uma ofensa ao velho marechal! Foi mal, Políbio...
Postar um comentário