Israel anunciou ainda há pouco um cessar fogo unilateral na Faixa de Gaza, confirmando os indícios que desde sexta-feira já circulavam (leia análise ao lado, postada sexta-feira).
. Os termos do anúncio não são bem conhecidos até o momento, mas o governo israelense avisou que o acordo foi costurado pelo Egito, mas não envolve o Hamas, considerado uma entidade terrorista. A Faixa de Gaza, controlada de fato pelo Hamas, legalmente é território submetido à Autoridade Nacional Palestina, que governa a Cisjordânia (a ANP foi derrubada por um putsh do Hamas na Faixa de Gaza). Israel avisou que voltará a atacar,caso o Hamas lance novamente foguetes sobre seu território.
. O acordo de sábado foi precedido por um encontro, sexta, em Washington, entre as ministras das Relações Exteriores de Israel e EUA. Os EUA se comprometeram a impedir que os terroristas do Hamas continuem contrabandeando armamento para a Faixa de Gaza, mas não disseram como farão isto.
. As primeiras notícias não falam claramente sobre o papel que será desempenhado pela ANP e pelo Hamas, mas o anúncio de Israel não teria saído sem que ambos tivessem assumido algum tipo de compromisso muito sério com a paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário