A usina a gás de Uruguaiana, que é do grupo americano AES, já começou a receber novamente o gás da Argentina. A usina pode gerar até 600 MW. É a maior do gênero no RS.
. É uma boa notícia para a economia do RS.
. A reativação do bombeamento de gás por parte dos argentinos foi obtida depois que a ministra Dilma Roussef entrou em campo, pressionada pelo governo, empresários e políticos gaúchos. O fato é que Dilma Roussef entrou em campo e fez o governo se mexer.
. Como é que foi o acordo com o governo da Argentina:
1) os argentinos restabelecem o suprimento até maio do ano que vem, mas durante o inverno mandarão apenas 1/3 do gás necessário.
2) Em troca, os brasileiros enviarão 1,2 mil MW de energia hídrica através da estação conversora de freqüência de Garabi, RS.
. Não é o melhor negócio do mundo e nem o ideal, até porque os argentinos não garantem suprimento ininterrupto de gás e até cobram mais caro por ele, enquanto que os brasileiros garantem suprimento ininterrupto e por preço bem mais em conta.
- A AES de Uruguaiana já renegociou seus contratos de fornecimento de energia para AES e CEEE, que estão agora contingenciados. A RGE ainda estrila, mas não tem o que fazer diante de um caso de força muito maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário