Dólar despenca e Bolsa dispara no Brasil. Conjuntura ainda é volátil.
OPINIÃO DO LEITOR
O movimento positivo na Bolsa de Nova Iorque hoje depois de 8 dias de quedas e perdas enormes, veio com um alivio cauteloso para todos. As 4 da tarde, quando fechou o pregao em Wall Street, ate os encanadores que trabalhavam na minha casa saudaram o resultado anunciado com euforia na televisao. Um deles disse que talvez fosse dormir melhor hoje a noite, sem pensar em como pagar o 'college' dos filhos ou a sua propria aposentadoria. E os dois nao tinham mais de 30 anos de idade. Pra te dar uma ideia do clima geral aqui. O fim de semana ensolarado de incio de outono fez com que as pessoas saissem a rua com suas criancas - alguns ate foram de barco ao Long Island Sound, o braco de mar ao redor de Manhattan. Uma amiga ligou pra me convidar, brincando que 'vamos sair de barco enquanto ainda podemos pagar a gasolina'. Mas em geral as pesssoas estao taciturnas e pensativas, cautelosas. Ninguem sabe o que vai acontecer daqui pra frente, e apesar da alta da Bolsa hoje, o clima geral eh ainda de tensao. Meu marido esteve na reuniao do FMI em Washington no fim de semana, e comentou que a maior parte das conversas nos encontros e recepcoes girava ao redor do pacote que os europeus estavam montando no fim de semana para injetar capital em seus bancos, uma resolucao vista como mais concreta que a dos americanos - a tal dos 700 bilhoes de dolares aprovada pelo Congresso mas que ainda nao produziu investimentos concretos. Os britanicos, que ja na sexta anunciaram medidas para salvar seus bancos, estavam sendo saudados como lideres da reacao internacional, com medidas efetivas para evitar um caos ainda maior no setor financeiro - seguidos hoje pelo resto da Europa. O clima geral em Washington era o de esperanca que todos esses pacotes venham evitar uma depressao economica - mas que uma recessao seria esta chegando, ninguem tem duvidas, disse ele. Beatriz Guimaraes Ball Pelham, New York.
Em função das reuniões do G7 e G20, mas sobretudo como resultado das fortes intervenções dos governos europeus sobre os seus mercados financeiros, o mundo deu uma respirada de alívio nesta segunda. No Brasil, o dólar despencou 7,74%, cotado a R$ 2,146. A Bolsa, ao final do pregão, registrou alta de 14,66%.
“Até o momento estamos indo na onda do que foi anunciado, porém existe uma grande distância entre o discurso e a implementação do pacote, ou seja como será injetado este dinheiro na economia e por quanto serão comprados pelos governos os chamados ativos podres” explica Décio Pecequilo operador sênior da TOV Corretora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário