Mal começou, P-55 já enfrenta greve por salários melhores

A greve dos trabalhadores do Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, Pernambuco, não é um mau negócio para o RS, porque o movimento paredista fortalece a posição gaúcha de abiscoitar o grosso dos trabalhos de construção da plataforma continental P-55. Já viajaram para Recife diretores da Transpetro, que encomendou a P-55.

. Inconformada com a greve em Suape, o Estaleiro Atlântico Sul acaba de demitir 48 trabalhadores. Os grevistas querem piso de R$ 800,00.

. Há apenas três semanas, o presidente Lula esteve em Suape para apadrinhar o primeiro corte de aço do casco da P-55. Depois disto, veio ao RS para batizar a P-53. Aqui prometeu que a P-55 será finalizada em Rio Grande.

. O caso de Suape demonstra o tipo de gestão que o Estaleiro Atlântico Sul aplicará no RS.

. A empresa levou para Suape não apenas a tecnologia asiática para construção de plataformas e navios petroleiros, mas também seus métodos coloniais de trabalho. No RS, qualquer estaleiro paga pelo menos R$ 1.100,00 por um soldador, conforme pesquisou o editor. Estaleiros como Detroit em Santa Catarina e TWB, de São Paulo, também pagam melhor. Ainda sobre os novos investimentos na área naval:

1) atendendo dúvidas, o editor esclarece que a P-53 foi construída em Rio Grande pelo consórcio Quip, que vai dar lugar ao Estaleiro Atlântico Sul, que abiscoitou a encomenda da P-55. Os acionistas das duas empresas são os mesmos. Quem instalará um estaleiro em Rio Grande será, portanto, o Estaleiro Atlântico Sul, que já garantiu a finalização da PL-55 aqui.

2) a Aliança Navegação confirmou ao editor que planeja aplicar R$ 300 milhões na aquisição de quatro novos navios de cabotagem com capacidade para transportar 2.500 contêineres. A Aliança opera 117 navios no mundo, 39 deles na costa brasileira. Desse total, dez são dedicados exclusivamente à cabotagem e 29, para transporte de longo curso. As operações no País mobilizam mil funcionários, 400 embarcados e os demais em terra. Em 2007, o faturamento da companhia foi de R$ 2,2 bilhões. Esta informação não significa que os navios serão produzidos no RS.

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