Zilá: "Vamos apurar se o presidente da CPI falou a verdade"

Na entrevista a seguir, a deputada Zilá Breitenbach, presidente do PSDB no RS, avalia como "graves" as denúncias feitas com exclusividade por esta página, segundo as quais as pastas usadas na segunda-feira pela CPI do Detran foram entregues dois dias antes pela Justiça Federal de Santa Maria ao deputado Fabiano Pereira. O deputado, que é presidente da CPI, alegou que as pastas foram entregues na própria segunda-feira, pouco antes da reunião, o que o impediu de passá-las para todos os deputados, embora pelo menos a deputada Stela Farias, do seu Partido, já estivesse em poder de cópias dos documentos. Zilá busca protocolos de entregas para instruir as ações que os deputados pretendem empreender contra Fabiano Pereira. Ela também narra outras estranhas ocorrências, como CDs rasurados, que segundo o Ministério Público Federal foram entregues íntegros.

LEIA a entrevista que a deputada concedeu ainda há pouco para esta página:

O presidente da CPI Fabiano Pereira falou a verdade ?
Zilá Breitenbach: Acabo de sair de uma reunião da nossa bancada. As informações trazidas por vocês são alarmantes. Se isso aconteceu, é muito grave.


O que foi tratado na reunião?
Zilá Breitenbach: Decidimos que iremos buscar todas as informações sobre o assunto para esclarecer todas as dúvidas surgidas sobre o caso. Estamos em busca de todas as provas possíveis, no Ministério Público, na Justiça e na própria CPI.

O que já se sabe?
Zilá Breitenbach: Que algumas coisas não estão claras. O certo é que estamos tendo muita dificuldade em receber os protocolos dos documentos entregues à CPI. É tudo muito confuso e demorado. Mas estamos atrás das palavras oficiais dos procuradores e da Justiça.

Se for constatado que o presidente da CPI não falou o que devia, o que a bancada do PSDB pretende fazer?
Zilá Breitenbach: Repito: se isso realmente ocorreu, é muito grave. Depois de estarmos com todas as informações necessárias, aí vamos analisar o que pode ser feito.

Quais são as outras dúvidas que estão sendo apuradas?
Zilá Breitenbach: Há dois relatórios rasurados. A CPI diz que dois DVDs, o 1 e o 2, foram entregues rasurados pela Justiça. Nós fomos saber se isso era possível, e a resposta foi não. Os procuradores garantiram que os DVDs foram entregues em perfeito estado.

O que mais?
Zilá Breitenbach: O Ministério Público Federal, pelo o que está na imprensa, uma hora disse que o ex-secretário Delson Martini foi investigado até possuir foro privilegiado. Depois, afirmou que não foi o foro privilegiado que impediu a continuação da investigação e sim a falta de elementos que o envolvessem à fraude no Detran. Queremos saber o porquê dessas informações contraditórias. Temos que esclarecer.

As gravações contendo interceptações telefônicas da Polícia Federal sobre os suspeitos vêm de que forma?
Zilá Breitenbach: Pelo que sei, elas chegam identificadas pelo número de telefone e a data.

Então como é que foram escolhidas, em poucas horas, 37 gravações no meio de milhares?
Zilá Breitenbach: Parece que já vieram marcadas...

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/