A governadora Yeda Crusius não anda dando sorte com a delicada deputada Stela Farias e com o irreprochável deputado Fabiano Pereira, ambos representantes do mais fino pedigree petista, um da quatrocentona Alvorada e o outro da boca-do-monte santamariense.
. É que os dois deputados sentiram-se "chocados" com o discurso feito por Yeda na convenção municipal do PSDB, no domingo, quando reclamou que lhe botaram um "bebê japonês" no colo. É claro que os dois deputados sabem perfeitamente que a governadora referia-se ao "bebê japonês" que o PT tentou acomodar no seu regaço tucano, mas fizeram de conta que o filho não era deles, mas realmente da colônia japonesa, o que não deixa de ser uma ofensa nada amigável aos descendentes do império do sol nascente.
. O protesto dos dois deputados do PT estão no site do jornal Zero Hora, que desde a CPI do Detran abre espaços generosos para qualquer coisa que Stela diga, não se sabe bem por que razão - ou se sabe.
. Yeda precisa ter mais cuidado quando fizer qualquer referência a bebês "tão bonitinhos". O editor recomenda que a governadora passe a tratar o "bebê japonês" petista como "bebê javanês", porque pelo menos não existe colônia javanesa em Porto Alegre e, além disto, por aqui ninguém fala javanês. Ou fala ?
Dica de livro: Você Fala Javanês ?
Título: Você Fala Javanês?
Autor: Tiago de Melo Andrade
Editora: Melhoramentos
Assunto: Literatura Infantil
A distante cidade Lacônia sempre foi muito animada por poetas, escritores e cantores - que adoravam conversar e falar sobre tudo - música, poesia, fococa. Era um blá-blá-blá total e completo. Até que a Rainha Doidivanas (que adorava dormir até tarde!), além de estar incomodada com os zunzunzuns, gargalhadas e exclamações do povo lá da praça, percebeu algo mais entre os cochichos e murmúrios: além de conversar sobre literatura, dança, moda, teatro, cinema, esportes, havia uma prosinha de que o reino não ia bem e que os impostos estavam muito altos. Foi aí que, percebendo que sua boa vida de rainha estava ameaçada, a Monarca dorminhoca deu uma notícia que deixou o povo desesperado: contou que o reino havia sido assolado por uma terrível peste chamada pelos cientistas de ? Bocones Falastrones?, vulgarmente conhecida como ? doença da língua solta? - a pessoa atacada por ela desembesta a falar tanto que não pára nem para comer - vai falando, falando, falando, até morrer! E a única forma de combater essa epidemia é ficar todo mundo calado ou falar apenas javanês. Portanto, a conversação estava expressamente proibida e o infrator iria para o calabouço! Mas quem ali sabia falar javanês?? Ninguém, a não ser o garoto Marcelo que, ao passar bem perto do palácio, ouviu a própria Rainha tagarelar sem parar e resolveu pregar uma peça nela ensinando todos a falar o tal do javanês.....mal sabia ele que isso mudaria sua vida para sempre. E a da cidade também...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário