Chegou a hora de investigar o Tribunal de Contas do Estado do RS

OPINIÃO DO LEITOR

Agora mais esta: os jornais de hoje denunciam irregularidades no TCE. Você, que é jornalista corajoso e imparcial, deveria sentar a lenha nisto, visto que tá feio o negócio por lá. O Tribunal de Contas do Estado precisa ser investigado, deveria ter um Controle Externo, como tem o Poder Judiciário através do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério Público (CNMP), deve ser criado um Conselho Nacional de Tribunais de Contas. Já existe projeto no Congresso Nacional, mas não sai do papel. O TCE é abrigo de políticos de fim de carreira, sem votos, porém com influência em seu meio e "Amigos do Rei", assim, são premiados com o cargo de Conselheiro, muitas vezes sem qualquer preparo para assumir tamanha responsalidade. Tudo por causa de um regra constitucional arcaica, que vem da época do Império, que precisa ser mudada e banida, moralizando estas indicações politiqueiras, dando valor a carreira e ao concurso público. Estes Conselheiros, que sempre levantaram suas bandeiras partidárias, com certeza não perdem seu gosto pela política e muito menos por seus correligionários. Aproveitam-se dos cargos para fazerem viagens turísticas "a serviço", pelo mundo a fora, "status", contratações de parentes para seus gabinentes (nepotismo), motoristas a disposição (inclusive serviços de ordem privada), remuneração de Desembargadores (conforme Constituição), auxílio moradia (todos tem residência centrais) entre outras benesses. Um paraíso, onde os Conselheiros se esbaldam e os técnicos trabalham para combater a corrupção e a mal versação do dinheiro público. E, muitas vezes, pela falta de imparcialidade, os irregularidades apontadas pelos técnicos acabam sendo desprezadas a bem da comodidade política. Rodrigo Veira de Assis.

Nota do editor - As nomeações de políticos derrotados ou que preferiram trocar o mandado pela vaga bem remunerada são intoleráveis. Esta é uma vergonha que precisa, urgentemente, ser banida do texto constitucional. Moralidade já!

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/