Agora, ao vivo, Oeste sem Filtro. Mais análises sobre a tragédia do Rio.

Recomendado - Faça como o editor deste blog: inscreva-se e participe deste curso on line de Fotografia por Celular

O editor participa do curso Fotografia de Celular, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração

7 de cada 10 cariocas aprovaram sem restrições o combate ao narcotráfico do Rio

 69,6%  da população do Rio de Janeiro responderam favoravelmente às operações realizadas pelo governo estadual contra as organizações narcoterroristas, com ênfase ao combate ao Comando Vermelho.

Apenas 25,8% manifestaram-se contrárias e 4,6% não opinaram.

Os dados são resultados da pesquisa de opinião pública divulgada há pouco por Paran´Pesquisas.

A pesquisa também ouviu a população sobre a conveniência de mais megaopera;ções e 67% responderam favoravelmente, contra 26,6% de oposição e 5,5% neutros.

A maioria da população, 60%, também acha que não houve exagero, mas 29,4% consideram que aconteceram exageros generalizados e 7% disseram que houve certo exagero. 3,5% não opinram.

Crônica de sexta, Vitor Bertini - Os olhos de Noé

E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com

Noé nasceu sem sustentar o olhar da mãe. Na ignorância de todos – “distraído esse menino” –, cresceu enxergando pouco. Na proteção de alguns, na vergonha de outros e nas rezas e promessas das velhas, foi sendo criado em casa.

Terceiro filho de uma família numerosa, Noé moldou o mundo às suas vistas embaçadas, virou menino forte e no argumento das madrinhas “não tinha boca para reclamar”.

Cuidava do pátio, dos cachorros e da casa. Conhecia os caminhos da rua e aprendeu a fazer compras. Reconhecia as pessoas pelo vulto e as notas de dinheiro…

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Esta pesquisa do IBGE mostra índices de alerta no caso da tragédia das águas no RS

 Os alertas sobre as chuvas de abril de 2024 no Rio Grande do Sul só alcançaram 100% da população em 42,9% das cidades atingidas pelo evento climático, que causou impactos severos e deixou 183 vítimas no estado. As informações constam na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2024), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Cerca de 459 municípios gaúchos, ou 92,4% do total, foram atingidos pelas chuvas, e, em seis em cada dez (63%), autoridades públicas emitiram alertas à população. De acordo com a pesquisa, 388 municípios, ou o equivalente a 84,5% do total afetado pelas chuvas, possuíam Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Entretanto, somente 323 (70,4%) executaram esse plano durante as chuvas. Nas 65 cidades em que o plano não foi executado, a falta de recursos financeiros foi explicada por oito municípios.

CLIQUE AQUI para examinar toda a pesquisa feita pelo IBGE.

Paulo Figueiredo diz que Lula é o presidente do tráfico. Veja o vídeo.

 Foi ontem a noite.

Dica do editor - NFS-e Nacional passa a ser obrigatória em Porto Alegre a partir de amanhã

A partir de 1º de novembro, todos os prestadores de serviços da cidade deverão utilizar exclusivamente o sistema Nota Nacional. na emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). A mudança representa a etapa final da migração iniciada em 2022. Embora a obrigatoriedade seja geral, a instrução normativa prevê exceções temporárias. Prestadores que comprovarem impossibilidade de emissão no sistema nacional poderão solicitar autorização excepcional para continuar utilizando o sistema Nota Legal até, no máximo, 30 de novembro de 2025 à Coordenação de Atendimento ao Contribuinte via Portal de Serviços.

CLIQUE AQUI para ler a instrução da SMF de Porto Alegre.

Artigo, especial, Alex Pipkin - Direitos desumanos

Alex Pipkin, PhD em Administração

O Brasil vive uma inversão moral grotesca, para dizer o mínimo. E nenhuma tribo a encarna melhor do que a esquerda togada, composta de vários subgrupos e letrinhas. Entre esses doutores de sofá, advogados de porta de cadeia e professores de cátedra, que, entre uma live e um tweet indignado, posam de defensores da civilização. Não são advogados, são militantes — sectários da ideologia do fracasso, do velho coletivismo que adora transformar o bandido em vítima e o policial em algoz. Autodenominam-se “dos direitos humanos”. Eu, por honestidade semântica, prefiro chamá-los advogados dos direitos desumanos.

Esses moralistas dos holofotes enxergam heroísmo onde há terror e opressão. Chamam terroristas de “resistentes”, traficantes de “vítimas sociais”, assassinos de “injustiçados”. E, de quebra, veem Israel como o agressor e o Hamas, esse que usa civis como escudo humano, como vítima. O mesmo script, a mesma empáfia teórica, a mesma covardia moral.

No Rio de Janeiro, a história se repete. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Governador do Ceará, PT, saúda operação do Rio e manda polícia para cima do CV

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, PT, saudou, hoje, o combate ao narcoterrorismo do Rio, tudo no contexto da intervenção policial que ele mandou promover em Canindé, a 118,60 km de distância de Fortaleza, capital do Ceará e que resultou na morte de sete bandidos do Comando Vermelho.

Foi uma operação de grande escala, realizado nesta madrugada.

A operação ocorreu no contexto de uma guerra entre facções criminosas no Ceará, onde o CV tentava expandir seu domínio territorial para monopolizar atividades como o tráfico de drogas, venda de serviços ilegais (como internet clandestina) e outras práticas criminosas. Sete facções atuam no Ceará disputando territórios, e o bairro onde ocorreu o confronto é controlado por uma facção rival do CV. Os criminosos do CV teriam ido à área para tentar dominá-la, o que levou ao encontro com a polícia.

CLIQUE AQUI para ler reportagem completa do jornal O Povo, Fortaleza, com textos, fotos e vídeos.

Dívida Bruta do Governo Geral já está em 78,1% do PIB, diz BC

Este gráfico é do site Poder360 de hoje.

A  Dívida Bruta do Governo Geral atingiu 78,1% do PIB (Produto Interno Bruto) em setembro, segundo o Banco Central (leia o relatório completo no link a seguir).

A dívida umentou 0,6 ponto percentual em relação a agosto. 

O Banco Central divulgou tudo  no relatório “Estatísticas Fiscais” desta sexta-feira.

O presidente nomeado Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo com a relação dívida-PIB em 71,7%. Desde então, aumentou 6,4 p.p (pontos percentuais), segundo os dados da autoridade monetária.

CLIQUE AQUI para ler o relatório.

+Brasil, agora, ao vivo, discute o ataque ao narcoterrorismo do Rio de Janeiro. Por Silvio Lopes e convidados.

Este programa vai até as 15h.

Dica do editor - O editor viu e recomenda "O limite da trakição", na Netflix

CLIQUE AQUI para ver crítica do CanlTech. A crítica não gostou muito do filme, mas o editor viu e gostou. 

Artigo, Ana Maria Cemin - Charles foi para o semiaberto, mas continua vivendo no regime fechado,

Ana Maria Cemin é jornalista do RS e se especializou na cobertura dos perseguidos políticos do 8 de Janeiro.

Preso desde 8 de janeiro de 2023, Charles Rodrigues dos Santos, 44 anos, teve sua progressão de regime autorizada pelo Supremo Tribunal Federal em 19 de agosto de 2025. A decisão reconheceu que ele cumpriu todos os requisitos legais para passar do regime fechado ao semiaberto. No entanto, quase três meses depois, Charles continua encarcerado em cela comum, sem acesso aos benefícios previstos pela Lei de Execução Penal.

A justificativa para a permanência no regime fechado é a ausência de vaga de trabalho — condição essencial para que o semiaberto seja efetivado. O que era para ser um avanço se tornou um agravamento: Charles foi transferido para um pavilhão onde convive com criminosos de alta periculosidade, longe dos demais presos do 8 de janeiro, com quem dividia cela anteriormente.

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI no site de Cemin.

Recomendado - Vale até quarta-feira este desconto de 30% para o curso Fotografia por Celular

Nos últimos dias falei aqui sobre o curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa Carla Zigon — um conteúdo prático, leve e inspirador. Agora, uma boa notícia para os leitores do blog: consegui junto à autora um cupom exclusivo de 30% de desconto, válido até a quarta-feira (05/11), às 23:59h.

👉 Basta acessar o curso pelo link abaixo e inserir o cupom POLIBIO30 na página de pagamento. Até 12 x R$ 13,76

Se você gosta de fotografia e quer aproveitar melhor o seu celular nas próximas viagens, vale conferir — e aproveitar o desconto enquanto está valendo.

CLIQUE AQUI para conhecer o curso.
CLIQUE AQUI para aderir e acertar o pagamento com desconto.

Em menos de 24h, Eduardo Leite vai do apoio à crítica ao governador Cláudio Castro

Viraliza nas redes sociais esta declaração do governador Eduardo Leite sobre a tragédia do Rio de Janeiro: 

- Papel do Estado não é matar.

Eis o contexto da declaração: "Uma operação que resulte em mais de uma centena de mortes... O papel do estado não é matar ou exterminar. Agora, é claro, se há uma resistência à prisão, se há enfrentamento à polícia, acaba resultando nessas situações absolutamente indesejadas",

A declaração e a decisão de não ir ao Rio para se reunir com os governadores que criaram o Consórcio da Paz, ocorrem apenas 24 horas depois que o governador ofereceu apoio ao governador Claudio Castro, inclusive com o envio de forças policiais.


Recomendado - Faça como o editor deste blog: inscreva-se e participe deste curso on line de Fotografia por Celular

O editor participa do curso Fotografia de Celular, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração

Dica do editor - Feriado de Finados cai no domingo. Sem feriadão, diminuirá o fluxo de veículos no RS.

O feriado de Finados cai no domingo e por isto as polícias rodoviárias e as concessionárias de rodovias não preveem aumento significativo no fluxo de veículos para e do interior. O mesmo cenário é esperado pela Estação Rodoviária de Porto Alegre e pela Fraport, administradora do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que projetam movimento dentro da normalidade.

Bolsa e dólar abrem o dia em alta

 A Bolsa abriu o dia em alta de 0,40%. Faz isto pelo oitavo dia seguido.

O dólar também sobe.

10h27 min

Bolsa, +0,40%, 149.369 pontos
Dólar comercial, +0,03%, R$ 5,3821 para venda

Dica do editor - Programa de anistia fiscal de Porto Alegre termina hoje. Saiba como aproveitar.

Hoje é o último dia para que contribuintes em atraso com débitos municipais aproveitem as condições especiais do RecuperaPOA, programa de recuperação de créditos da Prefeitura de Porto Alegre. Os interessados devem formalizar o pedido e pagar ao menos a primeira parcela dentro desse dia para garantir os descontos oferecidos. Até a sexta-feira, 24, haviam sido negociados R$ 119 milhões, entre pagamentos à vista e parcelados. Desse total, R$ 36,9 milhões já ingressaram nos cofres municipais. O IPTU concentra a maior parte dos valores negociados (R$ 74 milhões, sendo R$ 25,6 milhões pagos), seguido pelo ISS, com R$ 40,3 milhões em acordos e R$ 10,2 milhões quitados.

CLIQUE AQUI para aderir.

Augusto Nunes entrevista Ricardo Gomes. Foi ontem a noite. Veja como foi.

O programa é o Arena Oeste. Augusto Nunes é o âncora e entrevistador principal, mas outros jornalistas estão com ele na mesa. 

Ricardo Gomes é advogado e professor. Ele foi vice-prefeito no 1o mandato de Sebastião Melo. 

Instagram do governador do Rio passa de 464mil para 1,2 milhão de seguidores em 3 dias

O sucesso da operação policial que resultou na prisão de duas centenas de prisões e mortes de narcotraficantes cariocas impulsionou a adesão às redes sociais do governador Cláudio Castro.

Na segunda-feira, Castro tinha 464 mil seguidores em seu perfil no Instagram, no dia da operação, terça-feira, 28, o número subiu para 478 mil e no dia seguinte, quando moradores começaram a encontrar dezenas de corpos nas comunidades, o perfil do governador alcançou 746 mil seguidores. 

Nesta quinta-feira, 30, o total chegou a 1,2 milhão.

Rodrigo Lorenzoni diz que novas concessões só atendem aos interesses de Eduardo Leite

 O deputado estadual do PP lembra que Leite renunciará dentro de 5 meses para buscar uma candidtura que nem ele sabe ainda qual será, já que quer ser presidente ou senador. É a segunda vez que Leite renuncia para se candidatar a uma coisa, é repelido e opta por voltar ao governo. Lorenzoni diz que este novo modelo de concessões é inaceitável e só atende interesses ligados a Eduardo Leite.

PEC da Segurança avança no Congresso, mas enfrenta severas restrições dentro e fora do Legislativo

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18 de 2025 sofre resistências dentro e fora do Congresso, em especial, contra dispositivo que atribui à União a elaboração do plano nacional de segurança pública que deverá ser observado pelos estados e Distrito Federal. Em audiência nesta quinta-feira (30) na Câmara dos Deputados, o relator deputado Mendonça Filho (União-PE), criticou o que chamou de “centralização” da política de segurança pública.“Me diga um lugar no mundo onde um país de dimensões continentais você tem centralização a nível federal da política de segurança pública. Não existe isso. Você tem que ter cooperação e colaboração. Esse é o espírito que eu vou enfatizar no meu relatório”, explicou o deputado à Agência Brasil.

O advogado Marcus Gravina é um dos que se insurgem contra a tentativa de avanço do governo federal sobre as PMs.

A expectativa é que a matéria seja votada em Comissão Especial na primeira semana de dezembro, segundo previsão do presidente da Comissão, o deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA).

Este ministro do STM critica presidente do STM por pedir perdão por 64

 O tenente-brigadeiro do ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, ministro do STM (Superior Tribunal Militar), criticou a presidente do Tribunal, Maria Elizabeth Rocha, por pedir perdão pelos mortos, desaparecidos e torturados durante o regime militar. A declaração de Rocha foi feita no ato interreligioso que lembrou o caso do jornalista Vladimir Herzog, em São Paulo, na Catedral da Sé, no último sábado. Maria tem se alinhado com o consórcio STF+Governo do PT. 

Este material é do site Poder360, mas é público.

Recomendado - Na onda da Feira do Livro, "Dando nos Dedos" faz oferta até o dia 16. Compre com desconto de 20%.

Acompanhando a Feira do Livro que abrirá amanhã em Porto Alegre com descontos de até 20%, até o dia 16 de novembro, também, a pasrtir de hoje, sai com 20% de desconto este livraço do advogado e escritor gaúcho João Darzone, líder do Observatório Social de São Leopoldo, advogado de jornalistas gaúchos que são perseguidos pelo autoritarismo lulopetista, com prefácio do ex-presidente da OAB, o criminalista Ricardo Breier, e apresentação do deputado e jornalista Gustavo Victorino. 

Em vez de R$75,00, o livro sai por R$ 60,00 para quem comprar de imediato. 

São 304 páginas, em edição primorosamente revisada e editada pela Farol 3, com lançamento da Multimidia Luzes. Exemplares podem ser adquiridos imediatamente para entrega em qualquer lugar do Brasil.

Peça diretamente para WhatsApp 51.99945.9810 ou pelo e-mail: polibio@polibiobraga.com.br

Dica do editor - 1,5 milhão visitarão a Feira do Livro de Porto Alegre. Ela abrirá, amanhã, na Praça da Alfândega.

 A 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o maior evento literário do Rio Grande do Sul, abre oficialmente nesta sexta-feira, 31, às 17h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, na Praça da Alfândega. A feira seguirá até 16 de novembro, tjudo com expectativa de público superior a 1,5 milhão de pessoas, conforme a organização. O horário de visitação será das 10h às 20h, todos os dias. Ao todo, o evento reunirá 79 bancas de editoras e livrarias na Praça da Alfândega - 66 na área geral, 10 na infantil e juvenil e três na área internacional. Mais de 300 autores participam da programação, incluindo escritores gaúchos, brasileiros e 17 convidados de diferentes países.

Banda Municipal - Neste sábado, 1º, às 18h, a Banda Municipal se apresenta no Teatro Petrobras Carlos Urbim, integrando a programação da feira. A regência será do Maestro Diego Ramires e a Direção da Banda Municipal é de Eliseu Rodrigues. 

 


RS terá tempo bom e temperatura amena em quase todo o Estado

O tempo será firme na maior parte do RS nesta sexta-feiras, mas a chuva ocorrerá em pontos isolados do Estado, com ênfase para  praias do Litoral Norte gaúcho e diversos município da Serra Gaúcha.

É o que diz a MetSul.

Leia o que diz a empresa gaúcha de meteorologia:

No Litoral Norte, em especial, se projeta chuva em um maior número de localidades. Na região metropolitana, o dia é de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade no decorrer do período. Embora o sol apareça na região de Porto Alegre e em cidades vizinhas, não se pode afastar chuva localizada e passageira na área metropolitana. A temperatura se eleva um pouco nesta sexta, mas os gaúchos terão mais uma jornada de marcas muito agradáveis para os padrões do fim de outubro.

TRF4, Porto Alegre, revoga decisão da Justiça Federal de Rio Grande e garante cota para trans na Furg, Rio Grande

O TRF4, Porto Alegre, suspendeu liminar da Justiça Federal de Rio Grande que revogou decisão da Furg, Fundação Universidade de Rio Grande, que criou cotas para alunos transexuais e transgêneros no vestibulasr seletivo para 2026.

Em função da decisão, a  Advocacia-Geral da União (AGU) informou, nesta quinta-feira, que garante a reserva. Segundo a AGU, a legislação brasileira autoriza as universidades federais a criarem reserva de vagas. Algumas delas, como a Universidade Federal de Pelotas, criou cotas até para gente do MST.

Disse a AGU, ontem: “A política da Furg não é uma inovação isolada, sendo adotada por, pelo menos, 12 outras universidades federais”.

Bolsa subiu pelo sétimo dia seguido, chegando perto dos149 mil pontos.

A Bolsa subiu de novo, ontem, alcançando 148.780 pontos, com alta de 0,1%. 

Esta foi a sétima alta consecutiva do principal índice da bolsa brasileira. Nos últimos sete pregões, o Ibovespa acumula ganhos de 3,23%.

Dólar

Na contramão, o dólar comercial fechou esta quinta vendido a R$ 5,38, com alta de R$ 0,022 (+0,42%). A moeda americana subiu 1,09% em outubro, mas cai 0,21% na semana. Em 2025, a divisa acumula queda de 12,95%.

Eduardo Leite fica de fora do consórcio dos governadores de combate ao crime

Sete governadores anunciaram nesta quinta-feira a criação do "Consórcio da Paz", um projeto de integração para trocar informações de inteligência, prestar apoio financeiro e de contingente policial no combate ao crime organizado. De acordo com Castro, a ideia é compartilhar estratégias de combate ao crime. 

O governo federal ficou de fora, mas poderá aderir, como poderão aderir outros governadores.

O governador Eduardo Leite, do RS, ignorou os convites para participar do consórcio.

A reunião dos governadores ocorreu no Palácio Guanabara. O Rio será a sede do consórcio.

Além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participaram Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Eduardo Riedel (Progressistas), do Mato Grosso do Sul; Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás; e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou remotamente, por chamada de vídeo.

Agora, ao vivo, Canal Brasília mostra que caiu outra máscara de Lula

 O âncora é o jornalista Alfredo Bessow.

Mais tragédia do Rio em Oeste sem Filtro. Agora, ao vivo, com Augusto Nunes, Henkel, Piotto e Navarro.

Entenda por que o governo Lula recuou e passou a apoiar a ação policial contra o narcoterrorismo

TRF-4 afasta juiz federal Eduardo Appio, suspeito pelo furto de 2 garrafas de Moet Chandon

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Porto Alegtre,  decidiu afastar cautelarmente o juiz federal Eduardo Appio, que em 2023 conduziu os processos da Operação Lava Jato em Curitiba, entrando em conflito com seu antecessor, Sérgio Moro e com o MPF do Paraná, abrindo conflito, mais tarde, com pelo menos um dos desembargadores federais do TRF-4.

O juiz é gaúcho, filho do ex-deputado Francisco Appio, ex-Arena e atual PP.

A decisão, segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, foi tomada após a abertura de um procedimento administrativo para apurar uma denúncia de furto de duas garrafas de champanhe avaliadas em R$ 540 cada, em um supermercado da cidade de Blumenau (SC).

 A decisão de afastar Appio foi unânime entre os membros da Corte Especial Administrativa do TRF-4, que seguiram o parecer da Corregedoria.

Lula reclama dos negociadores indicados por Trump. Por Paulo Moura.

Paulo Moura é editor do Canal Dextra, que aceita assinantes.

Artigo, especial, Alex Pipkin - O poder paralelo ignorado pela república

Alex Pipkin, PhD em Administração

É devastador. Até as galinhas sabem que vivemos em um país tomado por um poder paralelo. O narcotráfico não é apenas crime; é governo, é lei, é sentença de morte. Ele decide quem vive, quem morre e quem ousa atravessar o próprio bairro sem pedir licença.

Com lógica e serenidade, eu observo o caos que vivemos no Rio de Janeiro. É desolador constatar que aqueles que deveriam apoiar esta operação, este combate, postam gritos em defesa das vítimas — os bandidos. Pedem direitos humanos para os mortos retirados da mata, como se o terror e o crime tivessem direito a compaixão especial. A carruagem da lei passa, e os cães ladram.

A sociedade brasileira, embriagada por culpa e anestesia moral, se ocupa discutindo os direitos dos criminosos… como se fossem vítimas inocentes da história, da sociedade. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Câmara aprova projeto de Zucco que nomina Porto Alegre como Capital Nacional do Skate

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei nº 1721/2023, de autoria do deputado federal Zucco (PL-RS), que declara Porto Alegre como a Capital Nacional do Skate. A proposta segue agora para análise do Senado Federal. 

Eis o que diz o deputdo sobre o sentido do projeto: "Este projeto tem um significado muito maior do que o título sugere. O skate é cultura, é esporte e é cidadania. Ele abre portas para atrair investimentos, fortalecer políticas públicas e criar programas sociais voltados especialmente a crianças e adolescentes de baixa renda". 

Porto Alegre é referência nacional no esporte. A cidade abriga pistas de altíssimo nível, como a Skate Park, considerada a maior pista de skate da América Latina, com mais de seis mil metros quadrados e estrutura acessível a pessoas com deficiência.



Novo Hamburgo, RS, consegue recuperar 80% dos veículos roubados

Novo Hamburgo registra um avanço significativo no combate ao furto, roubo e receptação de veículos: entre  janeiro a outubro deste ano, a Guarda Municipal recuperou 72 carros, motocicletas, caminhões e outros automotores — alta de 80% em relação aos 40 recuperados no mesmo período de 2024 —, conforme dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) encaminhados hoje para o editor deste blog.

Explicam o resultado as mudanças logísticas na distribuição da guarda e o cercamento eletrônico com 894 câmeras de videomonitoramento, sendo 83 delas equipadas com tecnologia de leitura automática de placas (OCR).

“Estamos fortalecendo a segurança do cidadão com mais inteligência, integração e tecnologia. A Guarda Municipal está empenhada em defender o patrimônio público e privado dos hamburguenses”, afirma o prefeito Gustavo Finck.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Recomendado - Faça como o editor deste blog: inscreva-se e participe deste curso on line de Fotografia por Celular

O editor participa do curso Fotografia de Celular, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração

Veja Nikolas xingando Lula por nãos e solidarizar com policiais mortos no Rio: "Lula é um merda !"

Este material é do site Poder360 

Artigo, especial - As vidas que pertencem ao tráfico

Este artigo é do Observatório Brasil Soberano

Os campos de concentração que marcaram o século passado são estudados como fato histórico ou como uma espécie de forma final de um eterno fascismo. Nossa intelligentsia posa como classe combatente desse eterno fascismo e de qual quer fragmento de nazismo que ameaça constantemente retornar. Mas jamais as vozes públicas do debate nacional esboçaram estudar ou compreender o paradigma político-jurídico que possibilitou a estruturação de campos de concentração. 

Os criminosos de alta periculosidade hoje, no Brasil, estão mais revestidos de direitos, amparo legal e dispositivos processuais de garantia da isonomia, o que mostra a necessidade de uma ordem política que garanta a suspensão de direitos, tribunais de exceção e uma polícia imune aos órgãos de vigilância e justiça. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

A guerra do Rio: agora, ao vivo, na rádio +Brasil

Dica do editor - Agende-se para ver "Klute, o passado condena", com Jane Fonda, no Prime

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este filme. O material é do blog AdoroCinema.

Banco Central revela que déficit primário do governo Lula, setembro, foi o pior de toda a história

Foi de R$ 14,5 bilhões o déficit primário do governo lulopetista no mês de setembro, segundo informou há pouco o Banco Central.

Trata-se do pior desempenho mensal do ano e o maior desde 2020. 

O caso é configurado pela soma das contas do Tesouro Nacional, do Banco Central e da Previdência Social, excluindo Estados, municípios e estatais. 

Nos últimos 12 meses até setembro, o déficit primário acumulado é de R$ 35,6 bilhões, equivalente a 0,32% do PIB (Produto Interno Bruto).

 Este patamar reforça as preocupações quanto ao ajuste fiscal prometido. 

CLIQUE AQUI para ler o relatório do Banco Central.

Dica do editor - Feira do Livro de Porto Alegre abrirá neste sábado com direito a Banda Municipal

Começará neste sábado a 71a. Feira do Livro de Porto Alegre. As 18h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, integrando a programação, a Banda Municipal fará apresentação.

Artigo, Gilberto Simões Pires, Ponto Crítico - Voo de galinha na economia e voo de águia no crime

Gilberto Simões Pires edita o blog Ponto Crítico

Antes de tudo, não foram poucas as vezes que -AFIRMEI- com sobrada razão e com todas as letras que o desempenho da economia brasileira guarda absoluta semelhança com o rasante -VOO DE GALINHA-. Esta expressão, vale lembrar, passou a ser largamente utilizada no meio econômico-empresarial para descrever o CURTO E ARTIFICIAL CRESCIMENTO ECONÔMICO, resultando de insuficiente -BASE PRODUTIVA-, do tipo que engessa a ECONOMIA, impedindo assim que a mesma entre em modo -VOO DE CRUZEIRO-, que se caracteriza por ganho de altura e de sustentação por longa duração.

SETOR CRIME EM VOO DE ÁGUIA

O  PIB DO SETOR CRIME, ao contrário, -CRESCE SEM PARAR-., com alto desempenho, tipo -VOO DE ÁGUIA.

CLIQUE AQUI para ler mais

Artigo, Walter Mcierl, InfoMoney - O CEO que faliu o Brasil: 17 anos de poder, R$ 35 bilhões de rombo e uma dívida de R$ 9,4 trilhões

Os números não mentem. Há alguns anos, fiz uma previsão que ninguém queria ouvir: as despesas públicas brasileiras ultrapassariam estruturalmente as receitas em 2027 e 2028. Não foi pessimismo — foi matemática. Hoje, com um buraco de R$ 35 bilhões no orçamento de 2026 e uma dívida pública que já ultrapassa R$ 9,4 trilhões, o equivalente a 76,6% do PIB segundo o Banco Central, a conclusão é inescapável, pois não estamos caminhando para o precipício — estamos correndo. O número não é apenas uma estatística em uma planilha, é a confissão de um governo acuado e a prova de que a aritmética sempre vence.

Assim como uma empresa, um país não deveria sobreviver pensando apenas “no próximo trimestre”. Mas o Brasil vive exclusivamente para a próxima eleição. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsa abre em queda. O dólar sobe.

A Bolsa opera em queda.

O dólar sobe.

10h27min

Bolsa, -0,59%, 147.758 pontos

Dólar comercial, +0,66%, R$ 5,3940 para venda

Dica do editor = Bourbon Carlos Gomes, Porto Alegre, abre agora, 10h

O Bourbon Carlos Gomes abre oficialmente ao público nesta quinta-feira,10 horas. É o mais novo shopping center de Porto Alegre, com 70 lojas. Localizado na Avenida Carlos Gomes, principal eixo corporativo da cidade tem 86.313m² de área construída, reunindo shopping, supermercado Zaffari e as torres de salas comerciais Z Tower e UMA Corporate.O estacionamento do empreendimento conta com 1.288 vagas cobertas, com acessos pela Avenida Carlos Gomes e Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas. 

O Bourbon Carlos Gomes é o primeiro shopping de Porto Alegre com arquitetura de interiores assinada pelo renomado arquiteto Arthur Casas, que possui projetos em Tóquio, Paris, Lisboa e Nova York. 

Artigo, especial, Marcus Vinicius Gravina - PEC da Segurança ou Cavalo de Troia

- O autor é advogado, RS.

Ressurge no meio do confronto da Polícia Militar do Rio de Janeiro contra a bandidagem adulada pela esquerda brasileira a PEC-Cavalo de Troia, em defesa da centralização de comando em Brasília das forças militares e civis dos Estados, para submissão a um comando superior dependente da ideologia do consórcio que atualmente governa o país. 

Trata-se de uma integração forçada das forças militares e civis, centenárias e atuantes, em seus Estados ao jugo de comando unificado do governo da República.  A pílula está sendo dourada na mídia para ser engolida pelos cidadãos incautos. 

Desde há muito este plano vem sendo urdido pelo programa da ideologia política ora dominante deste governo. 

CLIQUE AQUI para ler mais.



PP e PL estão em situação de empate técnico para governador do DF, diz Paraná Pesquisas

Pesquisa divulgada hoje pela Paraná Pesquisas  mostra que, na disputa pelo governo do Distrito Federal, os dois candidatos mais bem pontuados estão em situação de empate técnico:

- A atual vice-governadora, Celina Leão (PP), tem 32,2% das intenções de voto. 

- O ex-governador José Roberto Arruda (PL), tem 29,8%

CLIQUE AQUI para examinar toda a pesquisa.

Michelle e Ibaneis lideram corrida pelas duas vagas de senador pelo DF, mostra Paraná Pesquisas

Divulgação de hoje da Paraná Pesquisas mostra que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) lideram a corrida ao Senado Federal no Distrito Federal. 

Ambos estão tecnicamente empatados. 

Serão duas vagas no ano que vem.

Michelle, 34,1
Ibaneis, atual governador, 30,2

CLIQUE AQUI para examinar toda a pesquisa.

Recomendado - Faça como o editor deste blog: inscreva-se e participe deste curso on line de Fotografia por Celular

O editor participa do curso Fotografia de Celular, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração

Dica do editor - Neste domingo, cemitérios terão horários especiais de funcionamento

 Neste domingo, 2 de novembro, Dia de Finados, os cemitérios das principais cidades brasileiras terão horários especiais de visitação. Em Porto Alegre, os três cemitérios municipais terão estes horários: os cemitérios Tristeza (rua Liberal, 19) e Belém Velho (rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205) estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia e o  Cemitério São João (rua Ari Marinho, 297) funcionará das 8h às 18h e também permanecerá aberto durante o meio-dia. No local, serão realizadas missas católicas às 10h e às 16h.

Governo Leite avança a toque de caixa no seu novo e polêmico programa de concessão de estradas

TCE e Assembleia permanecem omissos diante dos precipitados anúncios do governo. Eduardo Leite está em marcha batida para antecipar o fim do seu mandado e renunciar em abril.

O deputado Gustavo Victorino, Republicanos, bateu forte, ontem, na decisão apressada do governador Eduardo Leite de promover a toque de caixa uma nova concessão de estradas estaduais para a iniciativa privada. "Pára com isto, governador", apelou Victorino nas redes sociais. 

Eduardo Leite move-se alucinadamente em viagens para anunciar qualquer coisa e subir nos palcos, exatamente a menos de meio ano da data da sua nova renúncia e de novo para se candidatar a alguma coisa.

O governo tenta reagir aos ataques. Ontem, o secretário da Reconstrução, Pedro Capeluppi, reagiu à fala de Victorino e disse que "quem bate no modelo está trabalhando contra o Estado. Ele confirmou que na semana que vem sairá uma série de eventos, visando atrair potenciais investidores no bloco 2 de concessões. São Paulo, claro, será prioridade.



Tempo continuará instável hoje e nos próximos dias, diz MetSul

 Esta quinta-feira ainda apresenta muitas nuvens sobre o RS, mas ocorrem aberturas em diferentes pontos do Estado. Pode chover ocasionalmente.

É o que informa a MetSul.

A temperatura apresentará máximas à tarde. subindo em relação a esta quarta. 

O tempo continuará instável nesta quinta, na sexta, no sábado e no domingo. 

Congresso derrubará decreto que dificulta operações de escolas para alunos com deficiência

 Deputados e senadores afirmam ter formado maioria para derrubar o decreto do presidente nomeado Lula da Silva que instituiu a Política e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva. 

O texto que institui a política foi publicado no último dia 21 e explicitou a necessidade de todos os alunos com deficiência estarem matriculados em escolas e turmas regulares. Ou seja, eles não podem frequentar apenas escolas especializadas. Regras educacionais anteriores, como a própria Constituição Federal e a LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), já definem que esses estudantes precisam estar preferencialmente matriculados em escolas regulares.

O decreto tira das famílias a autonomia para definir onde querem matricular seus filhos e a política pode dificultar o funcionamento de instituições especializadas, como as Apaes.

Bolsa reage bem ao combate ao narcotráfico e bate recorde de valorização

Na esteira do bem sucedido combate mortal ao narcotráfico do CV, Rio, a  bolsa de valores bateu recorde e fechou acima dos 148 mil pontos pela primeira vez. O dólar reduziu a queda perto do fim das negociações, mas fechou em baixa pela terceira sessão seguida.

Bolsa
O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 148.633 pontos, com alta de 0,82%.

Dólar
O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (29) vendido a R$ 5,358, com recuo de apenas 0,03%. A moeda americana está no menor valor desde 8 de outubro. A divisa sobe 0,69% em outubro, mas acumula queda de 13,28% em 2025.

TSE nem esconde o jogo e agenda sessão para decidir se cassa o governador do Rio

Não foi por coincidência que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para 4 de novembro o julgamento de um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) para cassar o mandato do governador do Rio de Janeiro, Claúdio Castro.

O processo foi incluído na pauta de julgamentos nesta quarta-feira (29), um dia após a operação policial que resultou na morte de 100 narcotraficantes e de 4 policiais do Rio.

A procuradoria eleitoral pretende reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que, em maio do ano passado, absolveu Castro e outros acusados no processo que trata de supostas contratações irregulares na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) durante a campanha eleitoral de 2022.

Dica do editor - A partir deste sábado, emissão de NFS-e será obrigatória em Porto Alegre

A Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre publicou a Instrução Normativa que define o início da obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pelo padrão nacional. A partir de 1º de novembro, todos os prestadores de serviços da cidade deverão utilizar exclusivamente o sistema Nota Nacional.

CLIQUE AQUI para examinar a instrução.





 

Opinião do editor - Apoio maciço ao Rio explica o recuo do governo do PT

O governo lulopetista deu um cavalo de pau na reação altamente crítica, inicial, que manifestou em relação à guerra ao terrorismo do narcotráfico do Comando Vermelho do Rio de Janeiro. E com isto desmoralizou não apenas a si mesmo, mas também seus aliados do STF, PGR e mídia tradicional.

A reação dos governadores e da opinião pública no apoio maciço à reação liderada pelo governador Claudio Castro foi inédita, surpreendendendo todos os renegados sociais dentro e fora do governo federal lulopetista.

O fato é que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski,24h depois de ter mentido descaradamente sobre pedido de ajuda federal por parte do Rio, viajou para o Rio e com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou a criação de um escritório emergencial para combater o crime organizado (o narcotráfico) no estado. A medida foi tomada após reunião entre autoridades do Estado e do governo federal a pedido do presidente nomeado  Luiz Inácio Lula da Silva, que convocou um encontro da cúpula do governo depois de seu retorno da viagem à Malásia. Uma das determinações foi o envio de ministros ao Rio para apoiar o governo estadual....

Agora, ao vivo, acompanhe a verdade contra o narcotráfico do Rio

Este material é do Jornal da Cidade Online. 

Tudo sobre a tragédia do Rio, agora, ao vivo, no Oeste sem Filtro

Artigo, Martim de Luca, advogado de Trump - Lula é o único culpado pela tragédia do Rio de Janeiro

Este artigo do advogado está no X dele.

Lula é culpado pela tragédia do Rio. A tragédia era “inevitável.  Lula de prefere proteger criminosos ao recusar uma proposta de cooperação antiterrorismo oferecida por Washington:

O que está acontecendo no Rio era inevitável. O governo federal tem estado paralisado ou relutante em enfrentar o PCC e o Comando Vermelho. Os Estados Unidos ofereceram em maio uma parceria para classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras (FTOs), o que permitiria o uso de instrumentos do aparato antiterrorismo norte-americano, como compartilhamento de inteligência, rastreamento financeiro, bloqueio de ativos e sanções internacionais. A oferta foi recusada. Esse status desbloqueia todo o peso das ferramentas de contraterrorismo dos EUA — o mesmo arcabouço usado para desmontar a rede global do Estado Islâmico e cortar suas fontes de financiamento.

A recusa foi “pretexto político” usado para “acobertar a inércia” diante da criminalidade:

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para ler no X do advogado.

Lula, por que te calas ? Por Paulo Moura.

Paulo Moura é cientista político e editor do Canal Dextra, que aceita assinantes.

Moradores vandalizam cadáveres de traficantes mortos para acusar a Polícia do Rio

A Polícia Civil do Rio abriu inquérito e quer enquadrar por organização criminosa, fraude processual, vandalismo e violação de cadáver, todos os moradores que retiraram trajes camuflados, coletes a provas de balas e armamento dos narcotraficantes abatidos ontem, colocando-os nus em praça pública, na Praça São Lucas, tudo com o objetivo de fazer marketing. Muitos cadáveres foram perfurados com estiletes para parecerem torturados pela Polícia. Veja o vídeo disponibilizado no You Tube pelo site Poder360:

Dica de humor político - As malditas quatro linhas, por Cláudio Spritzer

Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Artigo, especial, Marcus Vinicius Gravina - PEC da Segurança ou Cavalo de Troia

- O autor é advogado, RS.

Ressurge no meio do confronto da Polícia Militar do Rio de Janeiro contra a bandidagem adulada pela esquerda brasileira a PEC-Cavalo de Troia, em defesa da centralização de comando em Brasília das forças militares e civis dos Estados, para submissão a um comando superior dependente da ideologia do consórcio que atualmente governa o país. 

Trata-se de uma integração forçada das forças militares e civis, centenárias e atuantes, em seus Estados ao jugo de comando unificado do governo da República.  A pílula está sendo dourada na mídia para ser engolida pelos cidadãos incautos. 

Desde há muito este plano vem sendo urdido pelo programa da ideologia política ora dominante deste governo. 

CLIQUE AQUI para ler mais.



Dica do editor - Entenda quais sinais precoces alertam para iminência do Alzheimer

Um dos sinais precoces da doença de Alzheimer é a dificuldade para se virar ao caminhar, segundo informes de uma equipe de pesquisa da University College London, que usou a realidade virtual para ajudar a examinar erros de navegação entre pessoas com os primeiros sinais da doença, na esperança de desenvolver testes simples para a doença.

O estudo comparou 31 jovens saudáveis ​​com 36 idosos saudáveis ​​e 43 pacientes com comprometimento cognitivo leve.

CLIQUE AQUI para ler mais. O material é do site Catraca Livre.

Ninguém aguenta mais o avanço da bandidagem no Brasil, por Rodrigo Lorenzoni

 Rodrigo Lorenzoni é deputado estadual do PP, RS.

Dica do editor - Saiba como é este projeto, aprovado ontem pela Câmara, que concede licença menstrual.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que prevê licença de até dois dias consecutivos por mês para mulheres que sofrem com sintomas graves associados ao fluxo menstrual. A proposta segue para análise do Senado. Para ter direito ao afastamento remunerado, a trabalhadora precisará apresentar laudo médico que comprove as condições debilitantes que a impeçam temporariamente de exercer as atividades. A medida valerá para trabalhadoras com carteira assinada, estagiárias e empregadas domésticas. No projeto de lei original, a deputada Jandira Feghali havia sugerido uma licença ainda maior para as trabalhadoras, de até três dias.

Bourbon Carlos Gomes, Porto Alegre, abrirá amanhã, 10h

O empreendimento compreende o shopping e torres comerciais.

O Bourbon Carlos Gomes abre oficialmente ao público nesta quinta-feira, amanhã, dia 30 de outubro (quinta-feira),10 horas. É o mais novo shopping center de Porto Alegre, com 70 lojas. Ontem a noite ocorreu a inauguração.

Localizado na Avenida Carlos Gomes, principal eixo corporativo da cidade tem 86.313m² de área construída, reunindo shopping, supermercado Zaffari e as torres de salas comerciais Z Tower e UMA Corporate.O estacionamento do empreendimento conta com 1.288 vagas cobertas, com acessos pela Avenida Carlos Gomes e Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas. 

O Bourbon Carlos Gomes é o primeiro shopping de Porto Alegre com arquitetura de interiores assinada pelo renomado arquiteto Arthur Casas, que possui projetos em Tóquio, Paris, Lisboa e Nova York. 

Recomendado - O que você espera para se inscrever neste curso pela internet sobre Fotografia de Celular para Viagens ? O editor recomenda.

O editor participa do curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração

Senado sai do muro e instalará na terça-feira a CPI do Crime Organizado

O senador Alessandro Vieira, MDB do Sergipe, alinhado com o governo lulopetista, anunciou que finalmente sairá a CPI do Crime Organizado.

A instalaçõ ocorrerá na terça-feira.

No X, o senador declarou:

- Planos para assassinar mais autoridades em SP, guerra urbana com dezenas de mortos em 24h no RJ, avanço das facções no NO [Norte] e NE [Nordeste], tudo consequência de décadas de abandono pelo poder público, corrupção e incompetência.

O anúncio sai um dia depois da tragédia do Rio.

Artigo, Likud Brasil - Entenda como o CV usou com eficácia a população civil, ontem, no Rio

O Comando Vermelho está muito mais avançado, taticamente, do que o Estado. Usou drones para despejar granadas de mão sobre policiais do CORE e fez isto melhor do que o Hamas. Seu sistema de comunicação, tudo via ZAP, funcionou corretamente, inclusive acionando mototaxistas para implementarem bloqueios de vias  públicas, tudo na base "do grito", sem armas e através de ordens precisas, publicadas depois na cobertura da batalha.

Os crimes cometidos pela população subjugada ou cúmplice, assemelham-se às ações demonizadoras que o Hamas faz.

Foram "civis" que encontraram, levaram e alinharam 72 corpos em via pública. Desfizeram o local das mortes. Removeram armas, equipamentos militares, coletes, coturnos e uniformes camuflados. Isso foi 72 crimes tipificados.

CLIQUE AQUI para ler mais.

+Brasil, agora, ao vivo, fala sobre o Rio em Chamas. Júlio Ribeiro e convidados analisam tudo.

Dica do editor - Esta noite tem série brasileira na Netflix. Veja Os Donos do Jogo.

Os Donos do Jogo é a série de televisão brasileira produzida pela Netflix em parceria com a Paranoid e que estreia esta noite na Netflix. Dirigida por Heitor Dhalia, a trama acompanha a ascensão de Profeta, um aspirante a controlar o império do jogo ilegal na cidade.

A Netflix mandou ao editor um amplo comunicado sobre a nova série.

Artigo, especial - Cidade desespero

Este artigo é do Brasil Soberano

Ontem, o Rio de Janeiro acordou em guerra. Não é metáfora: nas favelas do Com plexo do Alemão e da Penha, 2.500 policiais enfrentaram um verdadeiro “estado de guerra urbana”. 

O saldo da Operação Contenção: 64 mortos – 60 criminosos do Comando Vermelho e, infelizmente, quatro policiais. 

Barricadas incendiadas, drones carregados com explosivos, bloqueios na Avenida Brasil e na Linha Ama rela. A cidade parou.

O medo venceu. E o que fez o governo federal ? O mesmo de sempre, quando se trata de encarar a realidade. Nada. Absolutamente nada. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Artigo, especial, Facundo Cerúleo - Aonde vão os dois ?

Os co-irmãos não estão iguais, mas parecidos. O Grêmio está em pleno processo eleitoral e, na banda colorada, sonham com eleições. As duas torcidas querem viver dias melhores e, para isso, imaginam o respectivo clube sob nova direção. A pergunta é: estarão pensando racional e refletidamente sobre mudanças ou, com ares de criança que se perdeu no shopping, só desejam um alívio para suas preocupações ? É bom que cada sócio (e eleitor) reflita e reconheça o seu grau de responsabilidade, porque as direções, boas ou ruins, são produtos de um processo coletivo, isto é, são eleitas por um montão de gente

No bafafá da política clubística, é fácil observar que as pessoas agem muito mais por emoção que pela razão. Ampla margem para dar errado. Ao decidir fazendo a opção política, o que quer dizer votar em alguém, o eleitor dá a sua contribuição para determinar o destino do clube. E que critério usa? Em geral, é só simpatia e impulsividade, quando não é coisa pior, como tirar uma lasquinha.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Maisd 60 corpos de bandidos foram encontrados nas matas da Penha. Agora, número de mortos soma 124 no Rio.

Foto de Tomaz Silva, Agência Bfrasil.

60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas forças de segurança do estado, nessa terça-feira. Os corpos foram reunidos na Praça São Lucas, no centro da comunidade.

Os corpos não fazem parte da contagem oficial de 64 mortos - 60 suspeitos e 4 policiais. 

A pedido dos familiares, os corpos foram expostos para registro da imprensa, e depois foram cobertos com lençóis. 

Se eles realmente estiverem fora das 64 vítimas contabilizadas ontem, o número total de mortos da operação mais letal já realizada pelas forças de segurança do Rio, pode chegar a 120. 

Governador do Rio diz que o governo Lula, PT, mentiu descaradamente. Ele mostra os "fac similes" dos pedidos de ajuda

 No link a seguir, o leitor poderá examinar os três pedidos de ajuda federal encaminhados pelo governador Cláudio Castro.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowsky, mentiu descaradamente, ontem, ao dizer que o governo lulopetista não tinha recebido pedido algum.

O ministro tentou livrar a cara.

Esta manhã, o governo do Rio mostrou as provas.

No link, que também contém reportagem do site Poder360, estão os fac similes das três cartas enviadas por Cláudio Castro.

CLIQUE AQUI para ler e ver.

Dica do editor - Sesc do RS abre matrículas para a Escola São Judas, adquirida e revitalizada em Porto Alegre

O Sesc/RS abre, nesta semana, as matrículas para a Escola Sesc São Judas, Porto Alegre. As aulas começarão em fevereiro de 2026. A escola foi adquirida, revitalizada e incorporada á rede de ensino do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFEP, com vagas para Educação Infantil e para os primeiros anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 

Ano que vem, a escola terá nove turmas de Educação Infantil, atendendo, da creche à pré-escola, 157 crianças da faixa etária dos quatro meses aos seis anos. Tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio terão a oferta, em 2026, de 180 vagas apenas para o primeiro ano, com quatro e duas turmas, respectivamente. 

Contatos -  e-mail secretariasescsaojudas@sesc-rs.com.br, WhatsApp (51) 98958-3831 ou telefone (51) 3284-2084. 

CLIQUE AQUI para saber mais

Bolsa abre o dia em alta. O dólar cai.

 A Bolsa abriu a manhã em forte alta.

O dólar cai.

10h38min

Bolsa, +0,77%, 148.561 pontos
Dólar comercial, -0,38%, R$ 5,3399 para venda

Guimarães e Breyer reúnem bancada gaúcha para pedir emendas para bancar duplicação do HPS de Porto Alegre

Na foto, Paulo Guimarães fala para deputados e senadores do RS.

O coordenador da captação de recursos para o projeto de ampliação do Pronto Socorro Paulo Guimarães e a diretora Geral do HPS, Tatiana Breyer. reuniram, ontem, a bancada de deputados e senadores gaúchos, tudo com o objetivo de que destinem emendas de bancadas para o empreendimento da prefeitura de Porto Alegre.

Paulo Guimarães, que é advogado e filho do ex-vereador Eloy Guimarães, acha que a reunião vai resultar em resultados:

- Muitos parlamentares, depois que falamos, manifestaram apoio público.

A duplicação do HPS de Porto Alegre é um projeto de expansão que prevê a construção de um novo anexo de oito andares com investimento estimado em R$ 140 milhões. O novo prédio deve quase dobrar a capacidade de atendimento do hospital, aumentando o número de leitos para cerca de 200 e incorporando novos ambulatórios, áreas de ressonância magnética e radiologia, e a transferência da UTI de queimados para o novo anexo.

Artigo, Percival Puggina - O Brasil no atoleiro ideológico

Percival Puggina  é editor do Blog do Puggina.   

É fácil compreender por que o Brasil perde posições nos rankings internacionais e por que, salvo exceções, nossa representação política é tão precária. Todo ano, cerca de 3 milhões de brasileiros festejam sua chegada à maioridade. Em imensa proporção, tiveram suas mentes oprimidas pela “pedagogia do oprimido” e suas potencialidades contidas pelas urgências da “luta política”. Vários anos de “Ideologia para idiotas” enfiada em diferentes conteúdos pedagógicos, impingiu-lhes que a esquerda, sempre moderada, é boa, generosa e bem sucedida e que a direita, sempre extremada, é sinônimo de fascismo. Agora, saiam de dentro da bolha e espiem o resultado.

Basta observar esses jovens para entender que foram vítimas passivas do persistente combate cultural e espiritual travado contra o Ocidente. Aliás, é bom saber que essa foi a linha mais bem sucedida da velha Guerra Fria. É um combate que atacou e co ....

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Letícia, filha mais velha de Michelle Bolsonaro, foi assaltada em São Paulo

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro sou suas redes sociais para informar que  Letícia Firmo, sua filha mais velha, resultado do seu primeiro casamento, foi vítima de assalto em São Paulo.

 A informação foi divulgada por Michelle em seu perfil no Instagram no domingo.

A ex-primeira dama escreveu que Letícia não sofreu ferimentos, mas teve o celular levado pelos assaltantes. Ela já voltou a Brasília. Letícia não mora com o casal Michelle e Jair.

Com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Michelle só tem uma filha, Laurinha. Michelle está no segundo casamento e Jair está na sua terceira união estável.

MP pede que TCU investigue contratos entre empresa do chefe da Secom e estatais do governo Lula

O subprocurador Lucas Furtado, do Ministério Público de Contas, apresentou representação em que pede investigação de contratos da Caixa e da Embratur nos quais Chico Kértesz é sócio do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira. A agência recebeu R$ 12 milhões em pagamentos feitos pelas duas estatais.

Na foto ao lado, o empresário Chico Kértesz, que é sócio do ministro Sidônio Palmeira, posa com  Lula durante a campanha eleitoral de 2022.

Nos julgamentos do Mensalão, um dos principais pivôs do caso também foi uma agência de propaganda.

No entendimento de Furtado, é preciso apurar possível ocorrência de conflito de interesses:

CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - O que você espera para se inscrever neste curso pela internet sobre Fotografia de Celular para Viagens ? O editor recomenda.

O editor participa do curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração

Deputados do PSOL e do PL batem boca por causa da operação no Rio. Adivinhem de que lado ficou o PSOL ?

 Este material é do site Poder360.

Poder360 mostra que ministro mentiu e que governo Lula negou ajuda á Polícia do Rio

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowsky, mentiu, ontem, ao informar que o governo do PT não tinha recebido pedido algum de ajuda por parte do governador Claudio Castro.

O governador informou que por três vezes seguidas pediu ajuda federal e ela foi negada.

Nesta quarta-feira, o noticiário da imprensa revela que Castro falou a verdade e que o ministro mentiu.

No link a seguir, o leitor poderá examinar reportagem do site Poder360, na qual são detalhados os motivos pelos quais o governo do PT negou ajuda. Num dos casos, a AGU manifestou oposição ao pedido, alegando que ele só poderia ser atendido no caso de uma GLO. Neste caso, o governador queria blindados em desuso para garantia da segurança em região conflagrada do Rio. O governo ficou com medo que os bandidos tomassem os blindados.

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem do site Poder360 sobre o caso.

Pesquisa mostra que 45,8% dos brasileiros acham que segurança pública piorou sob o governo Lula, PT

Resultados da pesquisa de opinião pública divulgada esta manhã pela Paraná Pesquisas, dizem que à situação da segurança pública no Brasil “piorou” sob o atual governo do PT.

Piorou - 45,7%
Melhorou - 17,2%
Ficou igual - 33,9%

A pesquisa entrevistou 2.020 eleitores de 21 a 24 de outubro de 2025, portanto, antes da operação policial realizada no Rio, ontem, quando o resultado poderia ter ficado muito pior para o governo Lula.

Moraes já se mete até no caso do Rio de Janeiro. Entenda a questão.

 O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), escolhido, ontem, relator da ADPF das Favelas, que estava em mãos do ministro Luiz Barroso, e atendeu pedido do CNDH, e de imediato mandou o governador Claudio Castro se explicar sobre as operações policiais do Rio.

O CNDH e Moraes estão preocupados com os 60 traficantes do CV abatidos a tiros, ontem, no Rio.

Em abril deste ano, o Supremo definiu medidas para combater a letalidade policial durante operações da Polícia Militar contra o crime organizado nas comunidades do Rio de Janeiro. Antes disto, o ministro Edson Fachin tinha proibido o ingresso da PM nos morros do Rio.

Eduardo Leite vai para São Paulo até para assinar carta. E ?

De novo em São Paulo, maior eleitorado do Brasil, novamente no palco e sob as luzes da ribalta, de novo falando como gosta. Foi ontem.

O governador passou os últimos dias em São Paulo, onde mora seu namorado Thales Bolzan.

Nesta terça, o governador foi assinar a Carta de Coalizão dos Projetos-Piloto de Eólicas Offshore no Brasil. Foi durante a 16ª Feira Brazil Windpower, o maior evento do setor na América Latina, promovido pela ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias), no São Paulo Expo.

O Rio Grande do Sul é hoje o quinto maior produtor de energia eólica do país e lidera o número de projetos em licenciamento para geração offshore. Entre as iniciativas em destaque está o projeto Aura Sul Wind, que será a primeira plataforma flutuante de energia eólica offshore do Brasil, instalada no Porto de Rio Grande. Liderado pela empresa japonesa JB Energy

Prefeito Melo autoriza e Dmae abre licitação de R$ 50,3 milhões. Saiba do que se trata.

O prefeito Sebastião Melo autorizou e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Porto Alegre  nesta terça-feira, dia 28,  abriu licitação de R$ 50,3 milhões, que definirá a empresa responsável pela modernização de quatro casas de bombas localizadas no 4º Distrito e na Zona Norte. A concorrência abrirá no dia 18 de novembro. As intervenções contemplam a reforma dos prédios, a elevação de painéis elétricos, a substituição de motores e a instalação de geradores permanentes nas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 5 (Humaitá), 6 (Anchieta), 8 (Vila Farrapos) e 10 (Sarandi).

O prazo para a conclusão das obras é de 12 meses.



RS terá quarta-feira de tempo instável, mas chuva cederá na maior parte do Estado

 Esta quarta-feira prosseguirá com tempo instável e temperaturas baixas no Rio Grande do Sul. Neste período da manhã, a ocorrência de chuvas será maior.

Durante a tarde, a chuva continuará na Metade leste, mas nas outras regiões ocorrerão períodos de tempo bom, segundo a MetSul.

O ingresso de ar frio mantém as temperaturas baixas em todo o estado.

Em Porto Alegre, a quarta-feira será de muitas nuvens, chuva fraca e temperaturas entre 13°C e 18°C.

Investimentos privados em 2 blocos rodoviários gaúchos chegarão a R$ 12 bilhões. Saiba do que se trata.

Ao lado, rodovias do Bloco 1.

O governador Eduardo Leite apresentou, ontem, o projeto de concessão do Bloco 1 de rodovias, com estradas localizadas nas regiões Metropolitana, Litoral Norte e Serra, e anunciou a publicação do edital do Bloco 2, composto por estradas do Vale do Taquari e da Região Norte.

Todas as rodovias cobrarão pedágios altos.

Eduardo Leite sairá do governo dentro de meio ano, quando renunciará para se candidatar a alguma coisa, presidente, o que é improvável, ou senador.

Os investimentos nos dois blocos  são calculados em R$ 12 bilhões em concessões para a iniciativa privada por 30 anos, com previsão de nova rodovia, duplicações, terceiras faixas, revitalização da sinalização, monitoramento e atendimento 24 horas, entre outros benefícios.

CLIQUE AQUI para entender exatamente o conteúdo dos anúncios feitos ontem por Leite.

O Rio em chamas, por Luciano Zucco

O líder da Oposição na Câmara, Luciano Zucco, analisa responsabilidades federais no caso da guerra de ontem no Rio.

CLIQUE AQUI  para ler a nota de Zucco sobre a guerra interna. Zucco diz que esta guerra tem nome.

O poder do narcotráfico, agora, no Canal Brasília, com Alfredo Bessow

Agora, ao vivo, Oeste sem Filtro

Saiba por que nesta guerra de hoje no Rio, quem mais perde é o governo Lula, do PT

Artigo, especial - Zona de exclusão narcoterrorista

Este artigo é do Observatório Brasil Soberano.

É conhecida por todos a recusa do governo brasileiro em reconhecer traficantes de drogas como terroristas que atuam em território nacional. Isso só pode ser minimamente plausível e aceitável caso se deforme a percepção pública diante da atuação desses grupos. O controle territorial, a coerção de empreendedores e a infiltração no mercado financeiro e nas instituições públicas fazem do crime organizado brasileiro um aglomerado de facções narcoterroristas, capazes de criar Estados paralelos e zonas de exclusão — onde não vigora a lei brasileira, mas as regras de um regime bélico de exceção. 

O cidadão brasileiro que vive em uma região dominada pelo tráfico não está su jeito às leis da Constituição nacional, mas vive segundo as normas de uma zona de exclusão, em que as regras são determinadas pela facção criminosa que está em conflito com o Estado brasileiro. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Governo do Rio denuncia governo Lula, PT, porque não quis ajudar no combate aos narcotraficantes do CV

Este material é do site Poder360.

A entrevista coletiva ocorre ao vivo.

72 facções do narcotráfico submetem a suas regras algo como 60 milhões de brasileiros

Um estudo internacional da Cambridge University Press apontou que o Brasil é o país da América Latina com a maior parcela da população vivendo sob domínio do crime organizado. 

Segundo a pesquisa, entre 50,6 e 61,6 milhões de brasileiros — cerca de 26% do total — estão submetidos a regras impostas por facções criminosas em territórios onde o Estado é ausente ou atua de forma limitada. 

O domínjio é imposto por 72 facções criminosas, todas elas ligadas ao narcotráfico. São grupos como o PCC, São Paulo,  e o Comando Vermelh, Rio, que controlam desde a segurança até a economia local, influenciando a vida cotidiana de milhões de pessoas.

O levantamento comparou a situação com outros países latino-americanos e mostrou que, apesar da presença do narcotráfico e de cartéis em diversas regiões, nenhum outro país concentra tantos cidadãos sob essa forma de governança criminal quanto o Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/