Relator pede e CCJ adia votação do Novo Código Eleitoral

Se o projeto do Novo Código for aprovado até o final de setembro [ pelo Congresso], poderá viger para as eleições de 2026. Isto será muito difícil, porque depois da CCJ do Senado, o projeto terá que ir para votação no Plenário e retornar à Câmara dos Deputados.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado decidi adiar a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 112/2021, que institui o novo Código Eleitoral. Os senadaores alegaram que o texto apresenta pontos polêmicos que podem gerar interpretações subjetivas e comprometer o processo democrático.

O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), pediu mais prazo para avaliar temas sensíveis do texto. Entre os trechos criticados, está a previsão de prazos de desincompatibilização para agentes da lei que desejam concorrer a cargos eletivos. O relator também sofre forte pressão pasra a  inclusão do voto impresso para fins de auditoria. Eleé favorável,mas o governo lulopetista e seus aliados, inclusive o STF, são contrários.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do projeto.

13 comentários:

Anônimo disse...

Se não houver voto impresso e contagem pública de votos, a fraude nas eleições de 2026 se repetirá

Anônimo disse...

Por que será que deputados federais e senadores retardam aprovação de novo código eleitoral para vigorar na próxima eleição?

jorge alves ribeiro disse...

Voto auditavel é indispensável, porque aí vai se poder verificar a certeza de uma eleição transparente. O resto é conversa pra boi dormir.

Anônimo disse...

Fraude em 2026? Será o mínimo, pois o STF bandido é capaz de dizer que só tem um candidato para concorrer, no caso o ladrão lula escroto.

Anônimo disse...

Voto impresso e contagem pública já !

Anônimo disse...

Cadê o voto impresso? Lai tem voto impresso? Sem voto impresso não tem novo Código eleitoral porcaria nenhuma!

Anônimo disse...

Sem liberdade de expressão e transparência eleitoral não existe Democracia.

Anônimo disse...

Mais uma vez o congresso se omite. Nem toda culpa é do STF.

Anônimo disse...

Como podem os congrecistas deixarem tudo pra última hora?
Sabendo das consequências?
Aliás esse foi o maior erro do Bolsonaro em NÃO pautar essa demanda no primeiro ano de governo, onde tinha o apoio da população brasileira e do congresso.
Agora as consequências virâo.
Até parece que está tudo orquestrado para a esquerda ficar no poder.

Anônimo disse...

O voto impresso foi incluído nesse novo código? Ou é mais um golpe para ferrar com a população?
Qualquer reforma neste governo deve ser boicotada!

Anônimo disse...

O voto impresso e público está contemplado na constituição. Cadê o voto impresso?

Anônimo disse...

Os partidos ditos de direita deveriam tomar vergonha na cara e fazer como o Milei: em cada seção eleitoral colocar fiscais para tentar impedir fraudes, especialmente votos pelos mesários após as 17 horas.

Anônimo disse...

Para atender os bolsonaristas, poderiam aprovar eleição com votação numa folha de papel, com caneta e contagem de um por um com prazo máximo de contagem de dois meses

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/