Conheça os 4 níveis de impostos que serão pagos pelos contribuintes

De acordo com o texto da Proposta de Emenda à Constituição aprovado na Câmara, haveria 3 níveis de alíquotas no novo sistema tributário:

- alíquota geral: paga pela maior parte dos setores da economia, sem nenhum tipo de desconto;

- alíquota reduzida em 60%: paga por setores considerados estratégicos, como saúde, educação, transporte público, produto e insumos agropecuários, etc;

- alíquota zero: isenção para produtos básicos, da cesta básica.

Hoje, no debate na CCJ do Senado, o relataor Eduardo Braga criou a nova alíquota reduzida em 30%. Isso significa que os setores incluídos nesse nível pagarão somente 70% da alíquota geral. Os profissionais liberais, como advogados, engenheiros e médicos, por exemplo, são os beneficiados.

9 comentários:

Anônimo disse...

Conversa fiada! Na verdade, os brasileiros pagarão mais impostos que é o objetivo dessa 'reforma tributária'. A máquina pública é perdulária e insaciável e não devolve quase nada em troca do dinheiro que toma dos desdentados.

Leandro Arona disse...

Muito obrigado, Políbio;

Com este post teu blog foi o único veículo de mídia brasileiro que explicou de maneira sucinta e clara o novo sistema tributário (e pelo que vi, continuaremos sendo taxados de maneira brutal).

Anônimo disse...

Informa o Antagonista

"Reforma tributária "tem que" ser promulgada neste ano, diz Lira"

E por falar em Reforma, como estão os estudos da Reforma Agrária a ser proposta por nosso Idolatrado e Amado Líder Janjo, o maior estadista de todos os tempos?

Fora do poder, o luloafetivos viviam enchendo o saco. E agora? Não fazem porra nenhuma? Que merda, hem!!!

Anônimo disse...

Qualquer coisa que tem um período de transição de 50 anos não é algo sério. Nunca vai entrar em vigor. E ainda nem foi aprovado, ou seja, tudo ainda pode mudar. Esta discussão tem muito de política e pouco de economia

Anônimo disse...

Período de transição de 50 anos. Fala sério. Aqui as leis não duram mais de um mandato. Isto nunca vai entrar em vigor, nunca vai funcionar, tem mais exceções que regra. "Outra mudança no texto inclui um trecho que cria uma espécie de "bonificação" para os entes federados que arrecadarem mais durante o processo de transição da reforma, que vai durar 50 anos..."

Anônimo disse...

Quer dizer então que a 'justiça ' tributária fará os profissionais liberais pagarem menos imposto que os demais mortais?

Anônimo disse...

Reforma agraria é só pra ter discurso e assustar azelitez…

Depois que se elege … é só lambuso

Fernando S Junior disse...

Mais benesses para os profissionais liberais. Enquanto o resto da população terá que pagar a alíquota cheia. Se não bastasse que podem ganhar milhões e pagar somente a metade da alíquota do imposto de renda, via regime do SIMPLES, enquanto os servidores públicos e o pessoal de carteira assinada pagam o dobro, agora resolveram ampliar esse vergonhosa benesse, para além do limite do SIMPLES dos 5,6 milhões. Os advogados sempre fizeram lobby para pagar menos que os outros e conseguiram. O resto da população que pague essas regalias para os profissionais liberais. Aliás, provavelmente devidos a esse povo privilegiado, teremos que pagar a maior alíquota do semelhante ao IVA do mundo.

Anônimo disse...

Óh, não! O governo do nosso Amado e Idolatrado Líder Janjo é um governo que protege o pobre e oprimido. Todos nós estamos comendo picanha graças ao nosso Amado Líder. Grazadeus !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/