Acórdão do STF diz que Judiciário não existe para censurar a imprensa do Brasil

O autor da reclamação foi o Google.

A jornalista Gabriela Coelho, do site Conjur (Conjuntura Jurídica) informa aos seus leitores que não cabe ao Estado definir previamente o que pode ou não ser dito por indivíduos e jornalistas, segundo texto da decisão que acaba de ser tojada pelob  ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu acórdão da Turma Recursal de Belém, que obrigava um blog a retirar do ar diversas notícias.

O editor tem sido atacado por medidas do gênero, até mesmo em decisões cautelares, sem êxito nos agravos interpostos junto ao próprio Tribunal de Justiça do RS. O caso do editor não é único. O editor, em outros casos relacionados com a liberdade de expressão tem protocolado recursos especiais e extraordinários no STJ e STF, conforme ações assinadas pelo advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que atua nas Cortes de Brasília.

No acórdão, adverte Fux:

- O Judiciário não pode impedir informação de circular.

Segundo o ministro, a decisão local desrespeita decisão do  STF na ADPF 130, quando a corte decidiu que a regulamentação à atividade jornalística configura violação à liberdade de expressão. 

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do acórdão.

3 comentários:

Anônimo disse...



Mas a censura por donos de blog pode ser utilizada livremente para manipular a informação na sociedade...

Anônimo disse...

Concordo, deste que não seja calúnia, injuria ou difamação e/ou outros crimes, e isso é recorrente na imprensa brasileira, querem é publicar sem ver as consequências, quantas pessoas já tiveram suas vidas destruídas por notícias mal intencionadas, e o direitos individuais, etc.....

llerena disse...

Polibio,e como fica o Estadão que se não me engano,sofre censura por causa da reportagem sobre a família Sarnei.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/