Em 1986, o governador Jair Soares examina o novo Correio. Ao lado, à esquerda, Renato Ribeiro.
A mais nova tentativa de ressuscitar um jornal diário é esta do Jornal do Brasil, Rio, que marcou época durante década de grandes inovações gráficas e de conteúdo na imprensa brasileira, alcançando seu ponto mais elevado durante a administração da condessa Pereira Carneiro, sobretudo na década de 60, quando caíram os populistas de esquerda do governo João Goulart e emergiram os generais do Exército.
Tentativas de resgatar jornais que morreram de morte morrida são quase sempre frustradas.
Em Porto Alegre, o melhor exemplo de êxito neste tipo de empreitada foi do jornal Correio do Povo, que morreu pelas mãos da família do fundador, Caldas Júnior, e ressuscitou pelas mãos do empresário do agro Renato Ribeiro. Renato manteve o tamanho standard do jornal, mas logo percebeu que não conseguiria mantê-lo no mercado com este formado, transformando-o num tabloide, que virou sucesso imediato de mercado. Junto com o CP, vieram a Rádio Guaíba e a TV Guaíba (hoje, todo o grupo é dirigido pelos pastores da Igreja Universal).
Tabloides são da tradição típica da imprensa gaúcha.
O jornal Zero Hora, de certa forma também foi um sucesso da ressuscitação, porque ele nasceu sobre o cadáver da Última Hora, morto no dia anterior.
7 comentários:
Alguém compra o CP ainda ?
Para completar o comentário do editor,digo que o Correio incrivelmente penso que é muito bem administrado pelos pastores evangélicos da Universal.
Gosto muito mais do Correio que de ZH.
Observo que não sou evangélico.
Quanto ZH,foi um lance do Maurício,que comprou o espólio do grande Samuel Weiner,então proprietário de Última Hora,criada para defender Getúlio do cretino Carlos Lacerda em A Tribuna.
Lembro bem,quando saia da Casa do Estudante,nas bancas corria sangue de ZH.
Maurício percebeu que o povo gosta de sangue,e assim fez correr,até se capitalizar.Suas manchetes,eram só sangue.
Posteriormente,se regozijaram com a quebra do Correio.
Uma verdadeira "fogueira" de vaidades...
E AGORA COM O BISPO EDIR MACEDO, CARNIÇA DO LULADRÃO É MAIS A JUREMA E A TALINE COMUNA OPPITZ, ESSE LIXO DE MÍDIA VAI PARA O LIXO DA HISTÓRIA, JUNTO COM A SUPER QUEBRADA ZH É SUAS ROSANE OLIVEIRA E CAROLINA BAÍA!
O CP e a rádio Guaíba são um covil de comunistas desorientados. Obs.: A RBS não fica atrás.
A IMPRENSA GAÚCHA É COMPRADA PELO LULOPETISMO!
A IMPRENSA NO RIO GRANDE DO SUL, ESTÁ QUEBRADA E À VENDA. SÓ SE MANTEVE COM AS VERBAS PUBLICITÁRIAS, PAGAS POR LULLA E SEUS EMPRÉSTIMOS IMPAGÁVEIS !!!
Depois que Amaral de Souza 'quebrou' o Correio do Povo, nunca mais tivemos um verdadeiro jornal com credibilidade.
Postar um comentário