Desindustrialização no Brasil é precoce, avalia economista

A ilustração é da Folha. 


Nesta reportagem da Folha de São Paulo, Eleonora de Lucena  conta que o Brasil vive um caso extremo de desindustrialização precoce. O encolhimento da manufatura aqui é mais agudo do que o que ocorre na América Latina, na África, na Oceania ou mesmo nos países ricos. A conclusão é de Marcelo Arend, professor de economia e relações internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina.

. Leia tudo:

Para ele, o baixo dinamismo industrial no Brasil "não é problema apenas contemporâneo, mas, sobretudo, estrutural, de longo prazo". No imediato pós-Guerra, em 1947, a indústria representava 19,9% do PIB; hoje tem em torno de 13%.

. A participação do setor foi de 28% no final do governo Juscelino Kubitschek (em 1961) para 33% no "milagre", em 1973, e atingiu o auge em 1985, no governo José Sarney, quando o desempenho industrial do país foi exatamente idêntico ao produto manufatureiro mundial.


. A partir daí, começou a queda, acentuada nos anos 1990. Em duas décadas, a indústria de transformação perdeu aproximadamente 60% de participação relativa no PIB. Após Sarney, todos os governos foram marcados por uma desindustrialização relativa em relação ao mundo.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

6 comentários:

Anônimo disse...

o Brasil potencia dos petralhas vive de exportar grãos...

é uma piada...

Anônimo disse...

PROFESSOR de UNIVERSIDADE FEDERAL já o credencia como PTISTA! Portanto, sua análise é prejudicada.


Anônimo disse...

Nos USA uma chave de fenda custa US 1,00 e tem 6,7% de imposto, o IVA (ou seja todos os impostos, federal, estadual e municipal). Aqui uma chave de fenda custa R$ 2,50 e tem 38,44% de imposto.
No Japão a mesma chave de fenda tem 1,8% de imposto. Na China praticamente zero.
Isso vale para tudo o que voce compra. Como vamos competir?
Um parafuso aqui tem 37% de imposto.

Joel robinson

Anônimo disse...

Se o Aécio não for eleito esse processo irá continuar e se intensificar.

Anônimo disse...

Concordo, bastou ser professor de universidade pública prá ser petralha comuna. Não tem credibilidade par analisar com isenção.

Anônimo disse...

Procura a entrevista "corrupção Brasil e China".

A desindustrialização do Brasil é proposital.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/