Editorial da Folha - O governo rendeu-se

Muito a contragosto, o governo rendeu-se às críticas de que sua política econômica conduziria o país a uma crise grave. É o que escreve neste domingo a Folha de S. Paulo, num duro editorial de críticas ao medíocre governo Dilma Roussef. Leia tudo:

Premido pelo esvaziamento de seus cofres, rendeu-se ao fato de que não pode continuar a gastar como nos primeiros anos de Dilma Rousseff.
Acuado pelo risco de fracasso das privatizações de serviços públicos, rendeu-se à necessidade de reformular os leilões de concessão.
Rendeu-se ainda à necessidade de dar combate direto à inflação, e a taxa básica de juros voltou a subir. Rendeu-se ao descrédito e malogro de sua política de controlar preços, diretamente ou por meio de desonerações de impostos, embora os desarranjos ainda permaneçam, maquiando e reprimindo artificialmente a inflação.
O esgotamento do arsenal de medidas de estímulo econômico e de intervenção em preços e rendas não resultou em progresso nem segundo os critérios do governo.
A presidente e seus ministros diziam no início de 2011 que a economia cresceria a 6% ao ano; mudaram para 4,5% em 2012. No final do ano passado, acreditavam em expansão de 4% neste 2013. Na média anual, o PIB do triênio não terá avançado mais de 2%.

Seria difícil ter crescido muito mais que isso, sob qualquer governo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que com um governo competente teria crescido mais.Por quê em n países da América do Sul o PIB tem crescido a taxas bem maiores?E os da China com 7,6% o que dizer?

Anônimo disse...

Folha não esconde a saudade da ditadura “Basta a leitura das duas matérias para que se possa constatar a que raias de descalabro chega a falsa imparcialidade da grande imprensa brasileira”:

Abaixo, a matéria da Folha de São Paulo, assinada por Andressa Taffarel: Ao lado da família, o carioca Manoel Pio Corrêa conheceu os cinco continentes ainda criança. Durante o toda a vida, Pio não deixou de cruzar continentes. Diplomata, viveu em vários países. Tinha um carinho especial por Argentina e México, mas seu coração era da França, para onde ia de duas a três vezes por ano.

Ultraconservador, apoiou o golpe de 1964...(...) Sofria de uma doença degenerativa. Morreu aos 95 anos.

E aqui está a matéria do Observatório da Imprensa, assinada por Luiz Cláudio Cunha:

No mesmo dia em que o ex-presidente João Goulart era sepultado, pela segunda vez, em sua terra natal, São Borja (RS), morria no Rio de Janeiro, aos 95 anos, o diplomata Manoel Pio Correa Júnior, criador do serviço secreto do Itamaraty que vigiou Jango e os exilados brasileiros escorraçados do país no golpe de 1964. (...) Caça a diplomatas : Premiado pelo primeiro general da ditadura, Castelo Branco, com a embaixada em Montevidéu, começou lá, com o coronel Câmara Senna, adido militar da embaixada no Uruguai, a articular a obra mais terrível de sua carreira: a montagem do secreto Centro de Informações do Exterior (CIEx), formado inicialmente por uma rede de contatos que incluía políticos, militares, juízes, delegados de polícia, fazendeiros e comerciantes que fechavam o cerco sobre as atividades de João Goulart e Leonel Brizola, então exilados no país. (...)

A sua existência só foi confirmada em 2007, pela monumental série de reportagens produzida pelo repórter Cláudio Dantas Sequeira, do Correio Braziliense, revelando a ação repressiva da primeira agência criada sob o amparo do Serviço Nacional de Informações (SNI) e de seu criador, o general Golbery do Couto e Silva. O repórter revelou que, no início, o secreto CIEx foi camuflado como Assessoria de Documentação de Política Exterior, ou simplesmente ADOC, com verba secreta e subordinado à Secretaria Geral de Relações Exteriores. Na primeira década, até 1975, funcionou dissimulado como seu criador na sala 410 do quarto andar do Anexo I do Palácio do Itamaraty, em Brasília. Desativado junto com a ditadura, o lugar hoje abriga a inofensiva Divisão de Promoção do Audiovisual. Vasculhando 20 mil páginas de documentos com 8 mil informes escondidos nos arquivos do CIEx, o repórter Sequeira apurou que, dos 380 brasileiros mortos ou desaparecidos durante o regime, os nomes de 64 das vítimas estavam lá, nas pastas secretas de Pio Correa. Em seu livro de memórias, Por dentro da Companhia, o agente norte-americano Phillip Agee revela que Pio Correa era agente da estação da CIA em Montevidéu quando servia como embaixador no Uruguai. O braço direito de Pio Correa em Montevidéu e amigo fiel era o diplomata Marcos Henrique Camilo Côrtes, nomeado primeiro diretor-executivo do CIEx. No governo Costa e Silva, acompanhou Pio Correa na embaixada em Buenos Aires e, logo em seguida, foi enviado “em caráter especial” a Washington para estreitar os laços com o setor de inteligência da CIA. Como segundo homem do Itamaraty, no primeiro governo da ditadura, Pio Correa promoveu uma caça aos diplomatas que, em resumo, classificava como “pederastas, bêbados e vagabundos”. O poeta, compositor e diplomata Vinícius de Moraes foi perseguido por Pio Correa e aposentado em 1968 pelo AI-5.(...)

Jango voltou a Brasília, em novembro, e baixou à sepultura em São Borja com honras de chefe de Estado, sob as câmeras da imprensa e da TV.

Pio Correa foi enterrado no dia seguinte, sábado (7/12), quase anônimo, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Nenhum repórter testemunhou a cena.

Anônimo disse...

Época vai mal das pernas, Veja também, de uma forma geral todos os grandes jornais estão apavorados, pois cada vez perdem mais leitores devido a falta de credibilidade e invencionice nas notícias. Tentaram esconder isso com unhas e dentes não admitindo que as manifestações de junho foram um duríssimo golpe contra a mídia. Não conseguiram e deram mais uma prova de como são patéticos e manipuladores.Agora os protestos eram contra o governo, kkkkkkkk. Mudaram de opinião sobre as manifestações, passaram da condenação inicial para o apoio irrestrito numa velocidade impressionante, tudo na tentativa de atingir o governo de alguma forma. Não vejo a hora dessa catrefa começar a quebrar. Vale lembrar um trecho de uma antiga canção do Raul que reflete exatamente isso:não preciso ler jornais, mentir sozinho sou capaz....

Anônimo disse...

Tem várioa anônimos que, pelos seus comentários, odeiam a mídia. Mas será que eles poderiam expor seus pensamentos se não existisse imprensa livre?
Quem sabe eles querem fazer alguma crítica a algo que vá errado lá na Coréia do Norte, só prá ver o que acontece?
São autoritários e anti-democratas.

Anônimo disse...

ANÔNIMO DAS 18:02, SÓ TU VIU DITADURA, NUNCA HOUVE DITADURA NESTE PAÍS, QUEM DEU O GOLPE FOI O CONGRESSO, QUEM FOI CASSADO ERA DEPUTADO COMUNISTA. DESTES 380 BRASILEIROS MORTOS OU DESAPARECIDOS SÓ HAVIA O NOME DE 64, SABES O PORQUE? OS OUTROS FORAM MORTOS PELOS PRÓPRIOS COMPANHEIROS SEM JULGAMENTO COMO TODOS COMUNAS FAZEM E SÓ HAVER SUSPEITA.
ANÔNIMO DITADURA É QUANDO O CONGRESSO É CASSADO O NOSSO FUNCIONAVA, É QUANDO NÃO TEM ELEIÇÕES TIPO COREIA DO NORTE E CUBA, AQUI SEMPRE TEVE ELEIÇÕES, DITADURA É QUANDO SÓ TEM UM JORNAL OFICIAL TIPO CUBA. DITADURA É QUANDO SE RETIRA O DIREITO DE IR E VIR, AQUI SE FAZIA TUDO.
ANÔNIMO TU É MUITO JOVEM E FALA O QUE OS OUTROS CONTAM OU ERA UM TERRORISTA PARA ESCREVER ESTAS BABOSEIRAS, PARA DE LER LIVROS TENDENCIOSOS, VAI CONVERSAR COM QUEM VIVEU A ÉPOCA. OS PERSEGUIDOS DA ÉPOCA SÃO OS MESMOS LADRÕES QUE HOJE ESTÃO SENDO PROCESSADO E PRESOS PELA DEMOCRACIA QUE VIVEMOS, OS DEDOS DUROS DA ÉPOCA SÃO MESMOS DE HOJE, LULA, GENUINO E OUTROS MENOS EXPRESSIVOS.



EDUARDO MENEZES

NEWTON disse...

O grande e cruel problema do Brasil nos dias de hoje, é que com este governo, a "cachorrada" fortaleceu-se, esta vitaminada, sequiosa para soltar uma enorme demanda reprimida para, literalmente, atacar e destruir qualquer governo eleito que não satélite do PT. Aqui no RS, tivemos um "avant premier" de como um governo inteligente, com projetos concretos, com absoluta gestão fiscal,foi dilacerado pela "cachorrada". FHC já teve que enfrentar essa "cachorrada", que na época ainda incipiente, não conseguiu derrubar o plano real, os vale luz e vale gás ( que conseguiam manter 98% das crianças brasileiras na escola ). O candidato que por ventura vier a derrotar a Dilma, tem que estar ciente que um dos maiores obstáculos que irá enfrentar, será a "cachorrada", que sem dúvida será atiçada e solta nas ruas.Para eles ( a cachorrada e amestradores ) só interessa o "meu", o Brasil do amanhã, que se dane.

Anônimo disse...

Sr. EDUARDO MENEZES!

O texto das 18:02 é encomendado, provavelmente saído do Instituto Lula. Observe, sempre que o Polibio coloca aqui algo sobre o governo federal, este tipo de texto é postado aqui automaticamente.

O tal "Luiz" e o "Carlos Sgarbi" também não são daqui, provavelmente paulistas, atrelados a algum sindicato mamão.

Anônimo disse...

Em 20 anos da Democracia Militar teve mais Presidentes que nos 30 de Democracia Civil.Onde está a Ditadura?Governadores eram substituídos de 4 em 4 anos.Ditadura está em Cuba,Venezuela,Equador,Bolívia ou na Coreia do Norte que o país é passado de pai para filho ou de irmão para irmão, o resto dos habitantes são apenas um detalhe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/