* Clipping Roberto Simon - O
Estado de S.Paulo
O
Brasil tem um papel cada vez mais importante no mercado armamentista dos EUA: a
marca gaúcha Forjas Taurus tornou-se a quarta maior distribuidora de armas no
país da National Rifle Association, ao lado de gigantes como Smith&Wesson.
Um em cada cinco revólveres comprados por americanos em 2012 veio da fabricante
brasileira, que hoje vende mais nos EUA do que no próprio Brasil.
Essa
rápida expansão no território americano é parte de uma estratégia maior da
holding Taurus, que nos últimos anos vem adotando uma estratégia mais agressiva
para ampliar exportações. Segundo a diretora de relações com investidores,
Doris Wilhelm, no topo da lista de destinos cobiçados pela empresa está África
e América Central – segundo a ONU, as duas regiões do mundo com maior número de
mortes por arma de fogo.
A
lei militar brasileira impede que a indústria bélica nacional revele o número
de armas exportadas, tampouco os destinos exatos das vendas. Divulgam-se apenas
"blocos geográficos" para onde vão esses produtos. Em 2012, 55% das
armas da Taurus foram vendidas ao "bloco norte-americano" (EUA,
Canadá e México). A empresa tinha uma receita líquida de US$ 409 milhões em
2009. Este ano, impulsionada pelas exportações, ela deve fechar nos US$ 700
milhões.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
2 comentários:
a Manuela e a Maria do Rosario vao ficar de bico calado...
nao foram essas duas que receberam doações de campanha de empresas fabricantes de armas?
Parace que os americanos estão caindo na "real". Depois de tanto se matarem entre si, vão editar lei, igual a brasileira para impor limites a compra de armas para os "cidadãos".
Postar um comentário