Apesar de licenciada, Manuela usa seis assessores pagos pela Câmara dos Deputados na sua campanha eleitoral de Porto Alegre

A jornalista Juliana Bublitz produziu instigante reportagem no jornal Zero Hora desta quarta-feira sob o título “A praxe: deputados gaúchos disputam eleição sem pedir licença dos seus cargos”. São 14 deputados: Manuela D’Ávila, Assis Melo e Ronaldo Zulke, todos deputados federais; Adão Villaverde, Barbosa Velho, Alexandre Lindenmeyer, Catarina Paladini, Daniel Bordignon, Jorge Pozzobom, Luciano Azevedo, Luiz Schmidt, Marco Alba e Paulo Azeredo, todos deputados estaduais.

. Só a deputada Manuela D’Ávila, PCdoB, licenciou-se, abrindo mão de salários mensais de R$ 27 mil, despesas pagas e 21 assessores, já que tudo isto ficou com seu suplente, embora ela devesse ter demitido todos eles quando se licenciou (art. 241 do Regimento Interno da Câmara).

. “Foi uma decisão difícil, mas justa com quem votou em mim”, disse ao jornal Zero Hora uma compungida Manuela D’Ávila, sem se atrever a criticar seus colegas, colocados agora no pelourinho e vistos como aproveitadores do dinheiro público para alavancar suas campanhas.

. Mas não é bem assim.

. A deputada do PCdoB entrou de licença médica de sete dias para tratamento de saúde e logo em seguida emendou outro afastamento temporário, este de 120 dias. É uma esperteza que velhas raposas do parlamento costumam usar. A licença conjunta consecutiva foi uma jogada esperta para impedir que os funcionários do gabinete fossem exonerados. O resultado é que a Câmara dos Deputados arca com as despesas do suplente, no caso Vicente Selistre, do PSB, que acumula salário mensal de R$ 27,7 mil, ajuda de custo e verba indenizatória, e mantém os gastos com os 21 assessores de Manuela D’Ávila.

. O editor foi atrás os cartões-ponto dos assessores de Manuela D’Ávila, pesquisou o Facebook e as fotos de campanha da candidata, constatando que seis deles recebem dinheiro público para trabalhar na Câmara, mas estão em Porto Alegre fazendo a campanha do PCdoB, o que inclui o secretário parlamentar nascido na Bahia, que aproveita a estada no Sul para passear pela orla do Guaíba e assistir partidas de futebol. A foto do link a seguir é de Danilo Moreira da Silva, cartão-ponto 238464, flagrado tomando chimarrão. Ele postou imagens de campanha no seu Facebook. Outra foto do link registra sequência postada também no Facebook, mas desta vez pela secretária parlamentar Cristina Ely, cartão-ponto 229798. Tem mais. Vá no link.

CLIQUE AQUI para examinar as fotos.
CLIQUE AQUI para examinar a reportagem de hoje do jornal Zero Hora.
CLIQUE na foto da ilustração acima, á esquerda, para ver melhor. É Flávia Lima Moreira, cartão-ponto número 216.783 da Câmara dos Deputados, com crachá da campanha de Manuela. Ela postou a própria imagem, sob o título Trabalhando, no dia 25 de agosto. Ela aparece noutra foto, no link, com o candidato a vereador pelo PCdoB, Fabiano, via Twitter, dia 15 de agosto.

Direito de resposta
Prezado Políbio, gostaria de corrigir uma informação de tua notícia publicada nesse post. 25/08 foi um sábado. Portanto, não havia atividades da Câmara nesse dia. A foto com Fabiano nada tem a ver com campanha, o que pode ser comprovado facilmente olhando a foto. Certa de tua compreensão, faço esse esclarecimento, Flávia.

14 comentários:

Anônimo disse...

Já baixei as fotos e a reportagem e arquivei no PC.

É bom ter para futuras lembranças.

Gentalha.

Gilnei Vargas disse...

Fora outros Deputados que tem em seu quadro CC's que estão trabalhando incesantemente por candidatos a Vereador.

Posso dar nome aos bois, se quiserem.

Anônimo disse...

Caro Políbio:
Aí cabe a pergunta: Será que alguém se salva ou são todos, mesmo, farinha do mesmo saco? É por essas e outras que, como já foi dito, 'sonegar é legítima defesa do patrimônio'.

Mordaz disse...

E de que ela está vivendo sem este salário gordo? Ganha mais do que um comandante de uma Base Aérea apenas para fazer proselitismo político e demagogia.

Mordaz disse...

A CARA (de pau) DA NOVA POLÍTICA

Flavia Lima Moreira disse...

Prezado Políbio, gostaria de corrigir uma informação de tua notícia publicada nesse post. 25/08 foi um sábado. Portanto, não havia atividades da Câmara nesse dia. A foto com Fabiano nada tem a ver com campanha, o que pode ser comprovado facilmente olhando a foto.
Certa de tua compreensão, faço esse esclarecimento,
Flávia

Anônimo disse...

Vc acha que vai atingir a candidata? Não faz nem cócegas...

Anônimo disse...

Que falta faz um Margareth Tatcher para jogar essa pelegada toda na rua da amargura.

Anônimo disse...

Resposta tipica de um esquerdista colocado na parede: "Há, mas os outros também fazem isto..."

Anônimo disse...

Que festa hein ??? Os bares da Cidade Baixa devem estar adorando esse aumento de receita !
Meus caros, só uma mudança radical poderá endireitar essa bagunça, quem se habilita ?

Anônimo disse...

E essa licença médica de 7 dias não pode ser uma licença médica fornecida apenas para simular?
Em casos assim é o que se supõe.

Anônimo disse...

Mas é uma contumaz mentirosa. Esta fazendo promessas que nunca teria condições de cumprir.

Anônimo disse...

Isso é matéria para provocar o MP eleitoral; qualquer cidadão pode fazer isso.
Ismael Façanha

Anônimo disse...

A mistificação da verdade e o "manejo e desvio funcional,com dinheiro público,de cabos eleitorais parece ser uma característica da campanha da comunista do PCdoB, a Manoela...
"E aí,beleza?"...
E ainda querem comandar a prefeitura de Porto Alegre!
Falta é vergonha na cara e punição!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/