Nesta quarta-feira o governo argentino liberou a entrada de carne suína brasileira, dando início, ao que se estima, a um afrouxamento nas regras de importações.
. O Brasil, por sua vez, também já liberou licenças pendentes de vinhos, polpa de maçã e de pera, pêssego em lata, queijos e outros alimentos.
. Nada se disse, ainda, sobre os interesses gaúchos em relação a calçados, móveis e máquinas agrícolas.
. O editor conversou com exportadores gaúchos da área de calçados que avisram:
- Até agora, só perdemos. Aquilo que se abriu, convém monitorar, porque os arentinos mudam de humor de acordo com seu estoque de dólar, que anda baixíssimo.
2 comentários:
FALA AI O MANé
O processo de privatização da água em São Luiz Gonzaga (RS) virou caso de polícia. O ex-prefeito do município, Vicente Diel (PSDB), o ex-secretário de Obras, Dilamar Batista, e o assessor jurídico da prefeitura, Cláudio Cavalheiro, foram presos na manhã desta segunda-feira (2), em uma operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual contra um esquema de fraude em licitação no serviço de água e esgotos. Diel foi afastado do cargo em abril pela Câmara de Vereadores do município. Ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado por interferir indevidamente na licitação do transporte escolar do município, em 2005, quando era vice-prefeito e secretário de Obras do município. A pena de dois anos e três meses de prisão em regime semiaberto foi convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de 50 cestas básicas para entidades assistenciais.
O Ministério Público investigava o direcionamento da licitação na área de saneamento e o processo em São Luiz Gonzaga foi anulado antes de ocorrer a terceirização do serviço. A operação do MP, coordenada pelo promotor Flávio Duarte, da Promotoria Especializada Criminal, envolve mandados de prisão e de busca e apreensão em Bento Gonçalves, Porto Alegre, São Luiz Gonzaga e Florianópolis. Os acusados devem responder pelos crimes de corrupção, formação de quadrilha e fraude em licitação.
A prisão do ex-prefeito de São Luiz Gonzaga e de outros dois ex-funcionários da prefeitura reforça a necessidade de aprofundar o debate sobre a privatização dos serviços de abastecimento de água e saneamento no Rio Grande do Sul que vem ocorrendo (ou está em vias de) em vários municípios.
Enquanto isto em São Leopoldo, alí nas barbas das 'otoridades' o MP e a PC.........
Postar um comentário