Escândalo Delta ganha alcance nacional, mas PT e PMDB náo querem investigar a Delta

* Editorial de O Globo

Por ter a característica inédita de os fatos estarem todos supostamente investigados, a CPI do Cachoeira começa a ser superada pela dinâmica da divulgação de novidades para o grande público. A peculiaridade se agrava porque grupos de deputados e senadores se dedicam mais a executar missões partidárias de varejo do que a perseguir o que seria a missão óbvia numa CPI: a verdade, esquadrinhar os responsáveis pelos delitos, para depois encaminhá-los ao Ministério Público; e, por fim, sugerir mudanças de legislação, a fim de evitar a repetição das delinquências.

Nada disso. O jogo enfadonho de briga partidária, praticado com gestos teatrais quando a sessão é transmitida pela TV, ficou à vista de todos no confronto entre tucanos e o relator, o deputado petista mineiro Odair Cunha. Na terça, oposicionistas destilaram veneno em perguntas a um Cachoeira mudo apenas para atingir aliados do governo. Era este mesmo o objetivo.

O troco foi dado por Odair, na inquirição, quinta, do ex-vereador goiano Wladimir Garcez, preso como Cachoeira, e personagem da polêmica venda de uma casa pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), ao contraventor.

Enquanto oposicionistas e situacionistas se digladiam, fatos vão sendo conhecidos e comprovam que a CPI atolou na briga político-partidária. Reportagem do GLOBO de ontem, por exemplo, revelou a existência no Rio de pelo menos duas empresas laranja, parte de uma provável plantação de firmas fantasmas criadas por Cachoeira para receber dinheiro da Delta.

Por óbvio, a direção da empreiteira - pelo menos Fernando Cavendish, o ex-dono, e Cláudio Abreu, diretor da construtora no Centro-Oeste - era conivente. Zuk Assessoria Empresarial e Flexa Factoring, de que são sócios uma moradora de um conjunto em Piedade, subúrbio carioca, e um ajudante de caminhão de Leopoldina, interior mineiro, receberam repasses de outras duas firmas fajutas de Goiás, Brava e Alberto & Pantoja, para as quais a Delta transferiu pelo menos R$ 39 milhões. Por terem sido criadas por Cachoeira, as empresas levaram a Polícia Federal a suspeitar que o contraventor é sócio oculto da empreiteira.

Nem isso leva o BNDES a se preocupar com o fato de seu sócio no frigorífico JBS, a holding J&F - a quem também destinou muito dinheiro público -, querer comprar a Delta, nem parece aguçar a curiosidade de parlamentares do PMDB e do PT, donos das rédeas da CPI. As firmas fantasmas de Goiás e, agora, as empresas laranja cariocas tornam, em definitivo, o caso Cachoeira e Delta um escândalo nacional.

Mesmo assim, a CPI resiste a quebrar os sigilos da empreiteira, algo sem sentido, pois pelo menos o acesso às contas da empresa, em todo o país, já foi determinado pela Justiça de Brasília. Os políticos querem apenas ganhar tempo, em prejuízo do trabalho da CPI.

Não deveria preocupar o governo Dilma que a empreiteira tenha sido dona da maior fatia de obras do PAC. Se a ideia é mesmo sanear a contratação de obras públicas, abrir a caixa-preta da Delta será de enorme ajuda.

3 comentários:

Anônimo disse...

DILMA PODE SE CONSAGRAR

DILMA TAMBEM PODE SE CONDENAR

Se forem revaladas as maracutaias do governo petralha, Dilma pode se consagrar, pois falará aos quatro cantos:

"NO MEU GOVERNO TERMINARAM AS MAIORES QUADRILHAS QUE ROUBAVAM DINHEIRO PÚBLICO...."

Vai sobrar dinheiro para tudo o que é coisa...

Dilma pode perceber,ficar de fora e dar uma mãozinha para que a verdade venha a tona.

Pode tentar ajudar os mafiosos que chafurdam na lama e sifu também.

Será que ainda pode ficar de fora?

Se o "ARQUIVO LULA" for "queimado" por motivo de saúde ou do tipo CELSO DANIEL,ou ESTÂNCIA VELHA ou outros,Dilma pode se consagrar, sim.

Anônimo disse...

Normal já quebraram o sigilo da DELTA Centro Oeste e aparece o Governador de Goias, Marcondes Pirilo do PSDB amigão do Senador DEMOstenes Torres do DEMos.

Surfista Prateado disse...

É o mensalão 2, e claro, Dilma como a mãe do PAC, que tocou as obras cujo maior executor é a Delta, estão metida até o pescoço. Já sei... Ela vai dizer: "EU NÃO SABIA". E assim, a imprensa esquerdista tentará nos convencer que se ela não sabia de nada, Lulla também nunca soube de nada. Tá bom. O BRASIL MERECE. ESPERO QUE DÊ CERTO, NENHUM PAÍS MERECE MAIS ISSO QUE O ESGOTOPAÍS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/