Até assessor de gabinete mandará em secretário de Estado no RS

- Adotando os princípios da transversalidade na realização de obras,  imaginados por Vicente Falconi, o mago da consultoria privada e pública brasileira, o prefeito José Fogaça implementou reforma administrativa parecida, mas recheada de racionalidade, o que lhe permitiu zerar o déficit que herdou dos 16 anos da administração do PT. Yeda Crusius fez algo parecido, mas o modelo adotado foi construído em São Paulo por Mário Covas, adotado depois por Aécio Cunha, no caso o dos Programas Estruturantes. Este caso do governo gaúcho do PT é o caso de um bicho sem cabeça. 

Sem um Tarso Genro e um Miguel Rosseto para executar as tarefas de governo que um e outro fizeram com Olívio Dutra em Porto Alegre e no Estado, respectivamente, o governador Tarso Genro descobriu quase dois anos depois de assumir,  que pouca gente se entende e pouca coisa anda no seu governo.

. O governo estadual é um saco de gatos.

. É por isto que o Piratini anunciará a qualquer momento que resolveu implementar cinco eixos na administração estadual, agrupando levas de secretários por questões afins, cada um deles sob o comando de petistas de confiança, a maior parte dos quais sequer possui status de secretário, o que significa total inversão de hierarquia funcional:

- Vinicius Wu, chefe de gabinete.
- Tadeu Rigo, assessor de gabinete
- João Victor Domingues, chefe da Assessoria Superior
- João Motta, secretário do Planejamento
- Carlos Pestana, Casa Civil.

. Este tipo de organograma é impróprio para governos que possuem secretarias de Governo, como é o caso atual. O resultado da desordem administrativa que sem conhecimento algum o governador tenta implementar é que a deputada Miriam Marroni resultou transformada em rainha da Inglaterra, até porque ela estará fora dos cinco eixos.

- Desde a semana passada, o governo vinha dando sinais de que mexeria em alguma coisa. A primeira idéia foi transferir a questão das negociações com os servidores para a secretaria da Administração, livrando a Casa Civil para tarefas políticas e administrativas de maior peso. Tarso foi a Brasília, onde permanecerá dois dias. De lá, ouvirá a voz rouca de reclamações dos secretários que não gostaram da novidade.

CLIQUE na ilustração acima para ver melhor. É confusão na área.

4 comentários:

Rafael Cheva disse...

Chamar o desgoverno Tarso de administração é ofender a inteligência de nós, pobres mortais...

Luiz Vargas disse...

O governo tabajara do embu$teiro far$ante nem começou e já está, melancolicamente, chegando do fim.
O único desenvolvimento que se viu foi no número de CC's e nos valores monetários que os PeTralha$ embol$am mensalmente, junto com a ba$e aliada alugada.
Enquanto isto os quadrúpedes bovinos botocudos pastam pachorrenta e pacificamente nos campos e cidades do rio grande.
Desenvolvimento no estado dos botocudos é uma palavrinha idiota que ainda consta em dicionários embolorados.

ue na terra dos botocudos.

Rogério Brodbeck disse...

em termos de "administração" petista, isso não é novidade. No "governo" Olívio, havia assessores (com gordas CCEs...)na pasta da Segurança, de patentes (tenente coronel, por exemplo)e cargos (inspetor de Polícia) menores que davam cartas e jogavam de mão junto aos respecticvos chefes (Comandante Geral e Chefe de Polícia). Isso é, pois, o "jeito petista de governar"...

Aquiles disse...

Só depois de 16 meses aboletado no poder que o Sr Atra$o Genro percebeu que ninguém de seu "governo" se entende e que esta tudo totalmente imobilizado, mais parado do que àgua de poço?

Que excelente administrador ele é !!! Os gaúchos merecem mesmo !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/