Servidores estão em pé de guerra na Fepagro. Denúncias podem derrubar presidente Danilo dos Santos.

- O secretário da Agricultura, Luiz Mainardi, receberá esta semana os servidores. Se eles não forem atendidos, os passos seguintes serão o Ministério Público e a Assembléia. As maiores queixas relacionam-se com o modo autoritário com que trabalham os diretores e seus assessores do PT.

Assédio moral, coerção, improbidade administrativa, contratos lesivos ao erário público, entre outros, são algumas das justificativas apontadas pelos servidores para exigirem a saída do diretor-presidente Danilo Rheinheimer dos Santos e do diretor administrativo Felipe Ortiz. Em repúdio aos acontecimentos, todos os comissionados pretendem entregar seus cargos e FG’s na próxima terça-feira, mostrando descontentamento com os rumos dos acontecimentos.

. Na última terça-feira, após assembleia geral, no auditório da instituição, todos os servidores foram na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio numa última tentativa te obterem uma audiência com o secretário Luiz Fernando Mainardi, após passado o prazo legal para manifestação deste (após entrega de documento com denúncias). Na oportunidade foram recebidos pelo secretário substituto Claudio Fiorezze. Na quinta-feira, o mesmo documento foi protocolo na Casa Civil para entrega ao governador Tarso Genro.

. Na tarde desta sexta-feira, a entidade representativa dos servidores convocou uma reunião para discutir a conduta durante a audiência com o secretario Mainardi na próxima terça.Segundo os servidores, várias irregularidades vêm sendo realizadas como a contratação, via dispensa de licitação, de uma empresa para trabalhar na área de informática  num valor R$ 125 mil por um contrato de seis meses. Vale lembrar que o servidor que atuava no setor foi deslocado para outra área da instituição e outros dois concursados ainda não foram chamados. Os salários dos três servidores ficariam bem abaixo destes valores.
                
. Pesquisadores têm dificuldades para viajar e acompanhar seus experimentos. Os deslocamentos são acompanhados com mão-de-ferro pelo diretor administrativo.

. Na contramão das proibições o mesmo utiliza os veículos oficiais para uso pessoal, inclusive com frequentes viagens a Santana do Livramento, sempre acompanhado. Pesquisadores com pós-doutorado aprovados no último concurso foram coagidos a aceitar transferência para unidades de pesquisa do Interior onde não há sequer telefone, muito menos computadores e laboratórios. Outros foram obrigados a mudar de área de pesquisa, abandonando trabalhos em andamento. Tudo isto sob ameaça do diretor-presidente da instituição.
              
. Preocupados com a segurança da instituição, os diretores colocaram câmeras de vigilância, estão em tratativas para colocar catracas nas entradas, ponto biométrico, entre outros. Enquanto isso não temos serviço de limpeza (vivemos num ambiente sujo, laboratórios contam com a colaboração dos técnicos para mantê-los com o mínimo de higiene), vigilância (qualquer pessoa entra e sai da Fepagro sem ser visto),  além de não termos copos para água nos bebedouros e, em seguida, não teremos papel higiênico nos banheiros.

19 comentários:

Anônimo disse...

Socialistas reclamando de socialistas! Que vão chupar limão ou não sabem o endereço do Bispo?

Anônimo disse...

servidores acham que só eles ganham mal, se acham sempre uns coitados...

gente xarope...

saiam do serviço publico e vão abrir um negocio, gerar emprego, disputar mercado e encarar o stress da contabilidade no final do mês pra ver se sobra dinheiro para pagar fornecedores, empregados, bancos e ainda fazer sobrar algum para o lucro...

Anônimo disse...

É O MODO PT DE ADMINISTRAR. ROUBANDO.
MAS, POLÍBIO TU TENS QUE VER A INTIMIDAÇÃO QUE OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ESTÃO TENDO, SÓ NÃO FALAM PORQUE TEM FAMÍLIA PARA SUSTENTAR. FAMÍLIA QUE PT NÃO TEM. NEM MORAL.

Anônimo disse...

Foi bom ter acontecido este crime na FEPAGRO.
A imprensa tem que saber que o PT intimida os funcionários públicos.
Quem é do PT está liberado para tudo. Absolutamente tudo.
Quem não é do PT é vigiado e constrangido.
E, tem aqueles comites espúrios, fora do horário de expediente, somente de funcionários do PT. É ali que as determinações são feitas. As reuniões de trabalho no horário normal com outros funcionários que não são do PT são só fachada.
É a SS do PT a todo o vapor. Só não está pior porque tem eleição este ano, mas o ano que vem a SS do PT vai explodir os funcionários não nazistas do pt.

Luiz Vargas disse...

Queriam o quê?
Este é o jeito embu$teiro PeTralha de governar.
As queixas e lamentos destes servidores ao cumpanhero Mainardi não ecoarão. O bando PeTralha dará um "jeitinho não contabilizado" de colocar este probleminha para debaixo do tapete.
O cumpanhero Mainardi foi o sujeito que governou, como prefeito, Bagé, por oito anos, e deixou a cidade virada numa tapera e a população sem água para beber e tomar banho.
O foro adequado para as queixas e lamentos destes servidores deve ser o novo parachoque criado pelo maior embu$teiro do rio grande, do brasil e do mundo. Este parachoque tem o nome chic de "Comitê (Comissariado) de Diálogo Permanente". O estilo não lembra a URSS de Stálin?
A Comissária PeTralha Stela Farias é a pessoa incumbida pelo embu$teiro de dar as "curvas e cambalachos" naqueles que forem a este Comissariado em busca de acordos e soluções.
O que estes servidores da FEPAGRO estão passando está ocorrendo em muitos outros órgãos estaduais, inclusive FADERS.
A cumpanherada PeTralha das CC's turbinadas (a partir de janeiro de 2011) não estão nem aí, querem encher os bolsos, se cacifar eleitoralmente para disputas em seus currais eleitorais e não tem o mínimo compromisso com ética, legalidade, honestidade e com competência de gestão.
O pinóquio é embu$teiro, mas não é bobo, criou este Comissariado para tirar de perto da nuca o bafo dos professores e demais servidores. As manifestações agora deverão ser lá no centro administrativo do estado.

Anônimo disse...

A verdade é que a roubalheira está escancarada por todo o Brasil, e as pessoas tem que denunciarem, o mesmo está acontecendo na FEPAGRO, contratam empresas sem licitação, dizendo que é em carater de emergência, câmaras de vigilância, tbém sem licitação, o diretor administrativo, pega o carro oficial nos finais de semana, vai para a estação em livramento, atravessa a fronteira, faz as suas comprar, volta para a FEPAGRO, transfere as mercadorias para o seu carro, e vai embora como se nada tivesse acontecido pode isto.

Aline disse...

Acredito que estes problemas não tem nada a ver com política. Todos os partidos acabam cometendo os mesmso erros... Se os gestores públicos fossem escolhidos pela competência/capacidade de resolver problemas e não por "apadrinhamento" e troca de favores, grande parte das denúncias que ocorrem por aí não existiriam.

Anônimo disse...

Mas eu manjo esse presidente de muito tempo, lá da universidade de Santa Maria. É do tipo que saiu da colônia, mas a colônia não saiu dele. Por isso, ela tenta liderar pessoas como quem tange uma junta de bois. Tinha certeza que um dia esse bronco iria se apresentar...

Anônimo disse...

Apoio a greve dos 70 servidores da Fepagro. Práticas como assédio moral e perseguição política são inaceitáveis. O presidente da Fepagro tem o hábito de desmoralizar colegas de trabalho em sala de aula na UFSM. Era só questão de tempo para o problema eclodir também na FEPAGRO.

Anônimo disse...

Uma instituição cheia de vícios como estava a Fepagro, que a muito tempo não consegue acompanhar a evolução da agropecuária gaúcha, com unidades sucateadas, onde muitas serviam de moradia de funcionários, apenas.
Quando chega um diretor que tenta colocar ordem na bagunça, é tachado como bronco. Acho bom deixar a Fepagro como ela está, pois está otima assim.
Funcionário público, quando cria vício, não é fácil tirar.

Anônimo disse...

Esse presidente é um péssimo administrador. É desagregador e não respeita as pessoas. Ameaça os funcionários mais antigos com transferência para as unidades mais distantes.
Servidores que fizeram concurso para determinados lugares são coagidos a aceitarem nomeação para outros locais sob pena de não serem nomesdos. Os servidores da FEPAGRO são vítimas de assédio moral por essa pessoa que não tem nível para comandar uma Fundação dessa importância.
Quem deve estar preocupado com sua exoneração são seus colegas e alunos da UFSM, apavorados com seu possível retorno.

Anônimo disse...

A respeito do comentário do Anônimo sobre o possível retorno do presidente a sua Universidade de origem, cabe a pergunta sobre se esta instituição está acompanhando o desempenho do seu servidor, que por sinal está cedido com proventos integrais. Afinal, em última análise ela está financiando uma administração recheada de desvio de conduta.

Anônimo disse...

varias pessoas passaram no concurso da fepagro e ainda não foram chamadas, inclusive pessoas que são 1 nas listas como o da TI.
O Tarso não liberou a chamada de todos. Mas por lei se a vaga foi oferecida e tem pessoas para serem chamadas, a pessoa tem direito a vaga mesmo que tenha que entrar na justiça.
Estou acompanhando o caso da Fepagro, e eles preferem contratar uma empresa tercerizada de TI do que pagar um servidor interno, é lamentavel.
O incentivo que é dado para evitar a tercerização é zero. A tercerização marca o desapego com as instituiçãoes, pois o tercerizado nao cria vinculo, nao tem obrigações diretas.

Ricardo Pedroti disse...

Leitores o presidente da Fepagro tem apoio da bancada do PT conforme nota oficial. Não teria que ter apoio dos produtores rurais e da sociedade gaucha? Talvez a nota expresse o apoio do partido ao autoritarismo e assédio moral na instituição.
Bancada do PT apoia direção da Fepagro

A bancada do PT na Assembleia Legislativa gaúcha apoia integralmente a direção da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - Fepagro em suas ações pela recuperação da instituição.

A retomada plena de sua missão de pesquisa e validação de tecnologias exige avançar justamente no rumo adotado pela atual diretoria, que busca recompor a ampliar o quadro das equipes, fortalecer a pesquisa, manter profissionais qualificados no interior do estado, desenvolver sistemas de avaliação dos resultados e efetividade da produção e integrar a Fepagro com as demais instituições de pesquisa agropecuária.

Confiamos na capacidade da direção da Fepagro recuperar e renovar essa tradicional instituição de apoio à produção primária do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre, 17 de abril de 2012

Dep. Daniel Bordignon
Líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Lucia disse...

A Associação do Quadro de Funcionários da FEPAGRO (ASFFE) se solidariza com a família e amigos do colega Arceli da Silveira, vítima de infarto do miocárdio no último sábado, dia 28/04. Silveira foi uma das primeiras vítimas de assédio moral pela atual direção da FEPAGRO, tendo sido removido arbitrariamente para a unidade de Viamão, decisão posteriormente revogada pela Justiça. Depois disso, o colega foi obrigado a cumprir seu expediente em uma sala isolada e insalubre na sede da FEPAGRO, tendo sido impedido de atuar nos setores onde antes cumpria suas funções.
A ASSFE, em conjunto com o corpo funcional da FEPAGRO, espera o pronto restabelecimento do colega Arceli e o fim das perseguições na instituição.

Anônimo disse...

Somos solidários com os Servidores da FEPAGRO, e achamos que o Governador Tarso Genro, errou feio indicando os desequilibrados, intolerantes de tamanha prepotência, que não sabem lidar com o poder, na Administração Pública.
Na Secretaria da Administração onde Stela Farias comanda sua tropa de PETRALHAS, não está diferente, o perfil é o mesmo. Os servidores são coagidos com atitudes autoritárias e sendo vitimas até de assédio moral, deixando o comando da Secretaria nas mãos de pessoas que não tem o conhecimento de Gestão Pública e respeito com os servidores, trazendo CCS e seus ¨cupinchas¨ companheiros, para ocuparem cargos e se beneficiarem para incorporação dos FGs na aposentadoria (os brigadianos que deveriam estar nas unidades e nas ruas cuidando da segurança dos cidadãos, estão espalhados em tropas no Estado aguardando somente sua incorporação do FG). E aí ...dá-se a famosa dança das cadeiras...01 ano pra mim...01 ano pra você...É só acompanhar o Diário Oficial. É uma Vergonha!!!
Também o que estávamos esperando? Stela Farias acusada de aplicar 3 milhões dos servidores aposentados em sua gestão na prefeitura de Alvorada no Banco Santos...O didim... sumiu!!! Sem contar que ela responde ações judiciais por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público.
Todos os servidores de Secretarias que estão sendo administradas com esse perfil, e estão sofrendo esta repudia situação tem que se manifestarem! Nem que seja anonimamente para que não sofram represálias e perseguições. Como disse nosso amigo anônimo , temos compromissos e família para sustentar.
Nosso Governador, tem que se atentar para essa situação.
Não esqueçam ...nós temos a força...Aguardem as Urnas....
Eles só estão de passagem....aliás .... as passagens já estão compradas.

Anônimo disse...

A bancada do PT que apóia devia estar lá dentro da FEPAGRO submissos a esse presidente e a esse diretor, para ver se continuariam apoiando. Eu sou da FEPAGRO, é simplesmente HORROROSO o modo como os funcionários são tratados. Quem não é PT ou puxa-saco, é desumano o tratamento. Contagem regressiva. Agora já podemos dizer que ano que vêm eles saem... GRAÇAS A DEUS

Anônimo disse...

Imfelismente essas pessoas que estão não poder não fazem a minina ideia do que é administração Publica e orçãmentorias, só seguem a linha socialista.

Anônimo disse...

tudo isto que acabei de ler e estes cretinos, Diretor Administrativo e Financeiro da FEPAGRO ainda continuam ocupando seus cargos, é inaceitavel , inacreditavel, ninguem pode fazer nada ? Por favor quando vao acabar com estes desmandos, corrupçao, assedio moral e ameaças aos funcionarios?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/