Levantamento inédito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), feito com base em dados compilados pelo Departamento de Estatística do Trabalho dos Estados Unidos (BLS, sigla em inglês de Bureau of Labor Statistics), mostra que os encargos trabalhistas já correspondem a praticamente um terço (32,4%) dos custos com mão de obra na indústria de transformação brasileira.
. Trata-se do valor mais alto de toda a amostra, 11 pontos porcentuais superior à média dos 34 países estudados pelo BLS (21,4%). Na Europa, por exemplo, o peso dos encargos no custo da mão de obra é de apenas 25%. Quando comparado aos países em desenvolvimento, com os quais o Brasil compete comercialmente em escala mundial, a posição do País é ainda pior. Os encargos são 14,7% dos custos em Taiwan, 17% na Argentina e Coreia do Sul e 27% no México.
. No Brasil, os encargos sobre a folha salarial são compostos principalmente pelas contribuições patronais à Previdência Social. No caso da indústria de transformação, a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sozinha, corresponde a 20% da folha de salários. Há também a contribuição por Risco de Acidente de Trabalho, o Salário Educação e contribuições ao Incra, Sesi, Senai e Sebrae, que correspondem a até 8,8% da folha de salários.
. Somando-se as contribuições do empregador ao FGTS, indenizações trabalhistas e outros benefícios, como o 13.º salário e o abono de férias, o total de encargos chegou a 32,4% dos gastos com pessoal da indústria em 2009, ano-base do estudo do BLS.
4 comentários:
Novidade nenhuma.
Tem a famigerada multa de 40% sobre o saldo do FGTS em caso de demissao, a Industria da reclamatoria trtabalhista e outras porcarias da CLT.
Nossos deputados como não tem empresas, não geram empregos, não "Experimentam" do veneno que eles criam, ou não mudam estas drogas, que elevam o custo Brasil, geram e alimentam a vagabundagem...o e pior isso tudo vai para os Precos que todos os idiotas Brasileiros Pagam.
Na ultima veja que circulou esta semana, uma serie de exemplos de produtos, que estao mto mais Baratos na Europa e Estados unidos.
Aqui tudo é caro, será que o problema não esta aqui ????
Um exemplo o custo de um minuto no Celular aqui no Brasil é R$ o,6o Centavos..na China R$ o,08 centavos e por ai vai !!
é mto "Dereito" e pouco devever, maldita constituicao de 1988, maltida CLT.
os escravos do Estado, mas este Estado tem "bostas" de governos.
O negócio é onerar a produção e incentivar a dependência e o endividamento da sociedade, assim ficamos todos reféns dos bancos e do governo. O Brasil já era...
E o pior que ninguém percebe que o Brsil vive um sistema neo-socilista.
Postar um comentário