O Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), divulgado há duas semanas, trouxe uma novidade não vista desde o primeiro levantamento, realizado em 1872: o número de negros ultrapassou o de brancos no país. Na última pesquisa, 97 milhões de pessoas declararam ser afrodescendentes, contra 91 milhões que disseram ser brancas.
. Para o Ipea, o principal fator para essa mudança é a verificação de maior fecundidade entre as mulheres negras na comparação com as brancas. “Observando a pirâmide etária, notamos que as afrodescendentes são responsáveis pela maioria dos nascimentos no país”, destacou a técnica em pesquisas do Ipea Ana Amélia Camarano, responsável pela pesquisa.
Um comentário:
Essa notícia é falsa. Ela depende de um truque estatístico que é somar "pretos" e "pardo" para criar a categoria "negros" Isso não existe na realidade. Aliás, esse truque utilizado para descrever a realidade revela o mesmo raciocínio do racismo científico do Século XIX: dividir a população em raças.
Abraços,
Postar um comentário