Fome atinge 11,2 milhões de brasileiros

Pelo menos 11,2 milhões de brasileiros passavam fome ou estavam sob risco iminente de não poder comer por falta de dinheiro, aponta o IBGE no estudo Segurança Alimentar, com dados de 2009. O estudo divulgado nesta sexta-feira, 26, foi feito em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para o IBGE, o impacto do Bolsa-Família foi o principal fator para a redução do número de brasileiros que passam fome. O aumento do salário mínimo seria o segundo motivo. 

. Segundo a pesquisa, apenas 65,8% dos brasileiros estavam em condição de segurança alimentar em 2009, ante 60,1% em 2004. Ou seja, no ano passado mais de um terço da população (34,2%) estava em situação de insegurança. São pessoas que apresentavam alguma restrição alimentar ou, pelo menos, preocupação com a possibilidade de ocorrer restrição por falta de dinheiro para comprar comida. Esse grupo se dividia em três categorias: 20,9% com insegurança leve, 7,4% com moderada e 5,8% na situação grave (11,2 milhões de pessoas). Do total na última classificação, 1 milhão eram crianças de 0 a 4 anos.

16 comentários:

Surfista Prateado disse...

Pura mistificação do tal IBGE. Confiável como uma nota de 3 dólares. Já vi dezenas de reportagens sobre os "brasileiros que passam fome": mulheres com enormes barrigas, pneus na cintura, braços roliços,com crianças gordinhas no colo dizendo que "não temos o que comer hoje". Sim, a gordura vem da onde? Ah, devem ser uma nova espécie de homo sapiens que anda fazendo fotossíntese. NUNCA vi, em 49 anos de vida, uma reportagem que mostrasse gente como aquelas que vemos na África, que estes sim passam fome. Pesquisas tortas como esta só tem um objetivo: respaldar as políticas de roubo do dinheiro do contribuinte, que deveria ser tão somente usado para obras e serviços públicos disponíveis a TODA população (pobres ou ricos), que com as tais bolsas é DESVIADO e PRIVATIZADO na mão de quem não trabalha mas tem voto para trocar. O resultado veremos no longo prazo: a continuação do subdesenvolvimento. Há 40 anos, "coréia" era aquela parte do Beira-Rio onde se assistia o jogo de pé, porque a Coréia era um lugar pobre e miserável, como aqueles que assistiam o jogo dali. Passou-se todo este tempo e continuamos no terceiro mundo, graças a políticas como estas em curso no Brasil, enquanto a Coréia vai dominando mercados de alta tecnologia com LG, Samsung, Hyundai, Kia... POBRE BRASIL, FAZ POR MERECER O QUE É!!

Joel Robinson disse...

Essa pesquisa do IBGE é mentirosa é uma sacanagem contra o Presidente LULAlá... Como o IBGE tem a coragem de desmintir o presinte?
Na propaganda politica ele afirmou perenptoriamente que os brasileiros e brasileiras tinham dinheiro no bolso, que o pobre ja usava cartão de credito que o emprego estava ou esta a mil... Nunca nesse governo se vendeu e se comprou, devido ao imposto reduzido, tanto automovel e tanto equipamento da linha branca...

Anônimo disse...

Pô Polibio ! Lá vem tu de novo falar mal do Lula.

O Lula disse que terminou com a fome e tu não acreditas.

Depois se te queixas se o Lula solta os seus Rothwieler pra cima de ti.

Anônimo disse...

..

O título diz: "Fome atinge 11,2 milhões...".
O texto diz outra coisa: " Pelo menos 11,2 milhões de brasileiros passavam fome ou estavam sob risco".
Afinal, a fome atinge ou atingia esses brasileiros? Qual é o correto?

..

Anônimo disse...

Ué... cadê o Fome Zero que ia acabar com a fome nestepaíspfff...?!!!

Anônimo disse...

mas o que importa é que vamos ajudar os países da Africa...

Luiz disse...

com as ajudas que os governos Federal,Estaduais e Municipais, ´duvido que algum brasileiro passe fome, a não ser que esta familia abra mão dos benefícios que os governos dão. Não entendi o que tem por trás desta noticia

Mordaz disse...

Por estes números entre 2004 e 2009 (5 anos) apenas 5,8% melhoraram! Se foi o bolsa família ou o crescimento da economia ainda é preciso estabelecer. Dos 40% em risco em 2004, apenas 5,8% ((11,2 milhões de pessoas), ou 14,5% destes 40, sairam do risco. 85,5% continuam na ilusão, na mesma! Qual seria o impacto dos 16 anos de estabilidade da moeda neste caso? Quantos % saíram nos estados que não tiveram bolsa família?

Anônimo disse...

Isso deve ser culpa do FHC e do Brito(ex-governador), né petralhas(cruza de pt com irmãos metralhas)...????????

Anônimo disse...

Uma vergonha!

É sintomático:com a sucessão de governos de Esquerda,que conquistaram o poder graças à redemocratização do país,quando os militares passaram o poder aos civis,especialmente depois da defenestração(criminosa,posto que COLLOR foi inocentado pela justiça,posteriormente)do então presidente Fernando Collor de Mello,em 1992,não surpreende o quadro preocupante deixado pela Esquerda e seus integrantes esquerdopatas,aqueles que enganaram e continuam a enganar o povão via o demagógico discurso conhecido como "consciência social",estratégia que levou tucanos e petistas/petralhas ,além de outrs esquerdistas,a conquistarem prefeituras,governos estaduas e o governo federal,via infiltração esquerdistas em TODAS as áreas e esferas!


Eis o legado da Esquerda:o crime e a miséria!

DIREITA JÁ!!!



Almirante Kirk

Anônimo disse...

Aos eventuais tucanos revoltadinhos e fanáticos contra o meu comentário,postado às 22:19,refresco-lhes a memória:


Em seu governo,FHC sucateou ou não as Forças Armadas do Brasil???!!!Não foi este que chegou ao ABSURDO de liberar os recrutas ao meio dia,para que estes se virassem para almoçar fora dos quartéis?!Não foi este governo que reduziu o número de mais recrutas a cada ano?!

Eis a Esquerda!
Eis os marxistas/socialistas/ comunistas...

PS:Não nego as boas e indispensáveis medidas e obras do governo FHC,mas vamos escrever e falar também sobre as cagadas (na verdade ações e medidas estratégicas e de cunho marxista/socialista/comunista) do referido governo!À diferença dos tucanos,os petistas não escondem que querem implantar o socialis (primeiro passo antes do Comunismo) JÁ,e depressa,tanto que é que muitos já perceberam e acordaram,embora TARDIAMENTE,apesar de todos os alertas e denúncias do filósofo Olavo de Carvalho,que pregava no deserto e gritava no vácuo...


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Gente, não foi FHC que sucateou as forças armadas. Isto começou no governo Collor quando modificou a lei. Antes cada Instituição recebia do governo 1% do PIB. Ou seja, o país aplicava 3% do seu PIB nas forças armadas. Depois de Collor as três armas passaram a sobreviver com 0,89% do PIB.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO "Anônimo",às 12:22:


É inútil defender o INDEFENSÁVEL:um governo não ter recursos sequer para oferecer UMA refeição (almoço) aos recrutas,convenhamos,é difícil qualquer pessoa ajuizada comungar com uma desculpa tão esfarrapada!

Além disso,você comparar a carência de recursos e a altíssima inflação,seja no período do governo Collor,seja no período anterior a este,como CAUSA pela liberação dos recrutas momentos antes dp horário de almoço,para que estes se virassem sozinhos na busca da refeição(almoço) que as Forças Armadas deveriam oferecer,francamente!!!

"Anônimo",não há justificativas para a ausência do almoço para os recrutas das Forças armadas do Brasil durante a gestão FHC!

Caso você não saiba,fique sabendo agora:FHC foi e continuando sendo um marxista gramscista!


FHC,durante as suas duas gestões,SUCATEOU,sim,as Forças Armadas do Brasil!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

(Continuação...)

"Lula venceu pelo cansaço, depois que foi feita uma flambada de marketing em sua estampa. Uma das principais obras de Lula foi continuar o revanchismo contra os militares, tendo o coronel Ustra como seu principal factóide, farsa essa que é alimentada diariamente na imprensa por Tarso Genro e Paulo Vannuchi, com proposta de mudança na Lei da Anistia, de modo que favoreça apenas aos interesses esquerdistas de antigos terroristas. Para apoio à UnoAmérica, deve-se buscar a ajuda de partidos políticos brasileiros que defendam a descentralização administrativa, de modo a tornar mais fortes os Estados e os Municípios, uma necessidade premente para emancipar essas unidades administrativas, hoje reféns de Brasília. Atualmente, o poder no Brasil só é federativo no nome, pois se trata de um poder central, nacional, imperial, de modo que o presidente da República tem poderes de um monarca. Essa situação é agravada nestes tempos em que viceja o fascismo de fato no País, com os "filhos da loba" e os "balilas" representados pelas hostes falangistas de Lula, quais sejam: CUT, MST ("braço armado do PT") e demais movimentos campesinos/sem-teto/favelas, Força Sindical, UNE, PCdoB, Funai, Incra, CPT, a CNB do B (no dizer de Meira Penna), movimentos indígenas e quilombolas, além de todo o tecido social impregnado de idéias socialistas, especialmente nas escolas, nas universidades e no meio cultural. Que tal pôr a mão na massa para não deixar morrer a democracia em nosso continente? Perdemos uma oportunidade de ouro para marcar posição durante a visita de Raúl Castro a Brasília, dia 18/12/2008. Por que não mandamos confeccionar algumas faixas para abrir na frente do Itamaraty, como "Cuba libre!", "Fuera Castro!", "Abaixo a ditadura cubana!"? Nenhuma sapatada? Somos todos uns bundões. Aliás, sugiro que para o próximo carnaval façamos uma música para cantarmos nas ruas: "Nós, os merdinhas, somos os maiorais... E assim seguimos, desde outros carnavais"..."

Íntegra aqui: http://felixmaier.blogspot.com/feeds/posts/default?orderby=updated

Boa reflexão,"Anônimo",às 12:22.


Almirante Kirk

Anônimo disse...

(Continuação...)

"Lula venceu pelo cansaço, depois que foi feita uma flambada de marketing em sua estampa. Uma das principais obras de Lula foi continuar o revanchismo contra os militares, tendo o coronel Ustra como seu principal factóide, farsa essa que é alimentada diariamente na imprensa por Tarso Genro e Paulo Vannuchi, com proposta de mudança na Lei da Anistia, de modo que favoreça apenas aos interesses esquerdistas de antigos terroristas. Para apoio à UnoAmérica, deve-se buscar a ajuda de partidos políticos brasileiros que defendam a descentralização administrativa, de modo a tornar mais fortes os Estados e os Municípios, uma necessidade premente para emancipar essas unidades administrativas, hoje reféns de Brasília. Atualmente, o poder no Brasil só é federativo no nome, pois se trata de um poder central, nacional, imperial, de modo que o presidente da República tem poderes de um monarca. Essa situação é agravada nestes tempos em que viceja o fascismo de fato no País, com os "filhos da loba" e os "balilas" representados pelas hostes falangistas de Lula, quais sejam: CUT, MST ("braço armado do PT") e demais movimentos campesinos/sem-teto/favelas, Força Sindical, UNE, PCdoB, Funai, Incra, CPT, a CNB do B (no dizer de Meira Penna), movimentos indígenas e quilombolas, além de todo o tecido social impregnado de idéias socialistas, especialmente nas escolas, nas universidades e no meio cultural. Que tal pôr a mão na massa para não deixar morrer a democracia em nosso continente? Perdemos uma oportunidade de ouro para marcar posição durante a visita de Raúl Castro a Brasília, dia 18/12/2008. Por que não mandamos confeccionar algumas faixas para abrir na frente do Itamaraty, como "Cuba libre!", "Fuera Castro!", "Abaixo a ditadura cubana!"? Nenhuma sapatada? Somos todos uns bundões. Aliás, sugiro que para o próximo carnaval façamos uma música para cantarmos nas ruas: "Nós, os merdinhas, somos os maiorais... E assim seguimos, desde outros carnavais"..."

Íntegra aqui: http://felixmaier.blogspot.com/feeds/posts/default?orderby=updated

Boa reflexão,"Anônimo",às 12:22.


Almirante Kirk

Anônimo disse...

"Artigos Relacionados

Captura de Cienfuegos: golpe estratégico na diplomacia paralela das FARC (Cel. Luis Alberto
Villamarín Pulido - Foro de São Paulo - 27.05.09)

Muros que não ruíram (Ernesto Caruso - Movimento Revolucionário - 28.11.09)

Poder sem limites (Nivaldo Cordeiro - Movimento Revolucionário - 28.11.09)

Recepção de Lula a Ahmadinejad confirma seu vínculo com as FARC (Cel. Luis Alberto Villamarín Pulido - Foro de São Paulo - 27.11.09)

Totalitarismos mortos e vivos: O que a Veja não disse... (Leonardo Bruno - Outros - 29.09.09)

A Colômbia que fique firme (Cel. Luis Alberto Villamarín Pulido - Foro de São Paulo - 12.11.09)

A burguesia indefesa (Olavo de Carvalho - Editorial - 17.08.09)

A nova fanfarronice de Correa (Cel. Luis Alberto Villamarín Pulido - Foro de São Paulo - 19.10.09)

A palhaçada da Unasul contra o futuro da Colômbia (Cel. Luis Alberto Villamarín Pulido - Foro de São Paulo - 13.08.09)

As FARC por dentro (Cel. Luis Alberto Villamarín Pulido - Foro de São Paulo - 02.12.09)"

Para acessar o textos sugeridos acima,basta acessar:


http://felixmaier.blogspot.com/feeds/posts/default?orderby=updated


Boa reflexão,"Anônimo",às 12:22


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/