Nesta reunião do G-20 o Brasil ficou do lado do setor público perdulário. O governo Lula continua andando na mão errada. Sobre o assunto, vale a pena ler o artigo A razãonanica do Estado, publicado neste domingo pelo Estadão. O material demonstra de que modo equivocado é conduzida a política externa brasileira:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100627/not_imp572624,0.php
Ao investir na contenção do déficit público, o G-20 recomenda a mesma política econômica que o governo FHC implementou no Brasil, cujo epicentro foi a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas com quase 20 anos de atraso.
. O G-20 quer o déficit zero, algo semelhante ao que conquistou Yeda para o RS.
. As medidas são recessivas. EUA e Brasil queriam mais investimentos públicos para aquecer a economia. A tese foi vencida.
. As decisões do G-20, grupo do qual o Brasil faz parte, terão desdobramento global, como já advertiram vários especialistas consultados nas últimas semanas pelo editor.
. O G-20 ainda não se atreveu a pisar fundo no acelerador da reforma bancária global, tal como fez também o Brasil, conforme o Proes do mesmo FHC.
Clique para para ler todo o texto, em espanhol: Parte 1 e Parte 2
CLIQUE AQUI para ler também o artigo “Circo dos Horrores”, de Gustavo Loyola, que analisa o desbunde que o governo Lula e o Congresso promovem sobre as contas públicas.
Um comentário:
Responsabilidade Fiscal Para Todos – Direito e Dever dos Cidadãos
Durante as últimas décadas os países desenvolvidos pregaram, ou até mesmo impuseram, o ajuste fiscal para as economias em desenvolvimento. Fecharam os olhos para alguns países desenvolvidos que viviam e continuamente vivem com este problema cronicamente. A crise de 2008 que ainda está afetando algumas economias européias evidenciou (mais uma vez) que o gerenciamento das contas públicas – déficit fiscal e dinâmica da dívida pública – vale da mesma forma para todos os países.
O grupo Vozes Tucanas orgulha-se de verificar que esta tem sido a marca dos governos liderados pelo Partido da Social Democracia Brasileira e esperamos que assim continue sendo. Aproveitamos para lembrar aos nossos candidatos nesta eleição de 2010 que utilizem o período de campanha para a defesa deste ideal.
www.vozestucanas.blogspot.com
Postar um comentário