Artigo - A polícia grita pela proteção da polícia (do Estado) no RS

O editor registra a posição a seguir do novo presidente da Assembléia, Giovani Cherini, do qual não esperava nada. O que disse Cherini é o que tem que ser feito. O novo presidente da Assembleia, admite que falta uma integração maior entre os poderes para combater a criminalidade. O deputado avisou que vai discutir o tema em reuniões a serem marcadas com o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público, entre outras entidades. É o que todos esperam.


A "Solução Trentin" foi uma fórmula pouco imaginosa que o editor descobriu na época em que morou na JUC 3, 1966, quando vagava por Porto Alegre em busca de um refúgio para escapar dos esbirros da ditadura militar. Eis como foi a descoberta:
- Irritado e impotente diante das críticas sobre a qualidade da sopa servida diariamente aos 30 estudantes hospedados na JUC 3, o diretor Trentin mandou suspender o prato. Confrontado na assembléia seguinte, o diretor Trentin foi direto ao ponto: "Se não tem como acabar com o problema e com as críticas, basta suprimir a causa do problema".
. Esta proposta feita pela Brigada, pedindo o fechamento de bares no centro de Porto Alegre, representa a típica Solução Trentin. Ou seja:
- Como não tem como oferecer segurança diante da bandidagem que dominou a zona central, a melhor solução é fechar tudo.
. A proposta surge um dia depois da queixa do comandante do 11o BPM, o tenente-coronel Sérgio Simões, que reclamou em página inteira de Zero Hora: "Quero segurança para mim, minha família e meus soldados". Ops !!
. Há algo de gravíssimo quando a polícia grita pela polícia, quando a polícia propõe que as pessoas e os empreendedores fiquem trancados dentro de casa, porque a polícia é o braço armado da sociedade e este braço armado avisa que a sociedade não é capaz de se organizar para mudar ou implementar as leis para se proteger, entregando de mão beijada a sua vida e o seu patrimônio aos bandidos.
. Governantes, legisladores e juízes, os que compõem o topo das autoridades que a sociedade designou para governá-la em seu nome, parecem encastelados numa torre de marfim, bem protegidos, porque demonstram falta de vontade política para proteger quem os escolheu e lhes paga os salários.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ás vezes o digníssimo blogueiro parece ter sérios problemas de interpretação de texto...

Arno Edgar Kaplan disse...

Prender uma bandida, por 8 vezes, e, ter que soltá-la, por igual número de vezes? É dose. Ele, brigadiano, lá na linha de frente, desprotegido. E nós aqui, desprotegidos igualmente. Pô, senhores legisladores, qual é a de vocês, em fazerdes leis, de cunho socialista - pró-bandidos? Fora, com os enganadores!

Anônimo disse...

Correto, estão "escastelados" a corte. A plebe que se vire sozinha, roubando dela mesma.
Nossa sociedade está em que idade histórica mesmo? Idade média talves? Algumas vezes até parece o farwest americano. Na minha opinião somos uma sociedade individualista (mas uma sociedade é o conjunto de individuos em forma cooperada). Logo, formamos um País, longe de ser uma Nação.

Anônimo disse...

Triste e incomoda realidade de uma sociedade cada vez mais refem de si mesma! Quanto a Governadores, Legisladores e Juizes com eles nao s epode contar pois so sabem gozar as benesses que o cargo lhes propicia ate que sejam assaltados, sequestrados, ou coisa pior! E viva a America "Latrina"!

ganhatudo disse...

Mas quando um projeto de aumento dos subsidios aos magisttrados, procuradores, deputados, conselheiros dos TCE, etc. chega na Assembléia ninguém se digna em reclamar.
Essas autoridades é que nos devem os meios necessários para termos segurança, educação e saúde.
Garantem o deles, o resto que se vire.
Eu considero, por exemplo, que existe muita tibieza da Justiça com a criminalidade; as leis atuais permitem que nossos magistrados atuem com mais rigor com a bandidagem.
Essa conversa de que prende 8 vezes a pessoa e ela não pode ser mantida presa, pois ainda não foi condenada é pura tibieza da Justiça.
Pior ainda ocorre com os crimes de colarinho branco; os Juízes precisam agir com mais rigor contra seus autores, colocando-os contra a parede, pois do jeito que está eles estão com tudo e não é só por falta de leis.
O Policial é só um executor, ele esta lá na linha de frente; quem prende e mantém os bandidos em cana são os Juízes. Eles que cumpram com seu dever!

Anônimo disse...

Juízes, promotores e legisladores esquerdistas adoram exibir-se incriminado policiais e coonestando criminosos alegando desigualdades sociais e concentração de renda. Essa mentalidade esquerdalha é a maior causa da degradação de valores vigentes e além de tudo é de uma hipocrisia sórdida. O estado sangue-suga os contribuintes até a medula e mesmo assim não tem recursos para cumprir suas funções precípuas (como manter um sistema carcerário digno) justamente porque concentra os recursos públicos nos salários e privilégios das corporações de juízes, promotores, legisladores. etc. Enquanto os policiais que arriscam suas vidas para manter o pouco que resta de ordem social, e inclusive proporcionam segurança para as castas estatais usufruírem seu salários e privilégios parasitários, recebem em troca baixos salários e desmoralização.

Anônimo disse...

Ninguém questionou até agora o papel da Policia Federal que deveria estar bloqueando a entrada de drogas e armas em nossas fronteiras. Onde andam os agentes? Espionando inimigos do rei...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/