Entrevista: Historiador acha lulismo pior do que peronismo

Clipping - O Estado de S.Paulo - 8 de Novembro de 2009
Entrevista com o historiador Carlos Guilherme Mota
por Gabriel Manzano Filho

Há no Brasil hoje um “superpresidencialismo desbussolado e pitoresco”, em que se produz “a montagem de um novo bloco de poder”, diz o historiador Carlos Guilherme Mota em entrevista a Gabriel Manzano Filho. Para ele, é algo pior que o subperonismo apontado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “O populismo de Perón politizava, enquanto o pobrismo do Brasil avilta”.

O Estado – O ex-presidente FHC acertou ao dizer que o governo Lula conduz o Brasil para um subperonismo?
Mota – Não sei se o termo é esse, mas concordo que se trata da crise mais grave desde os anos 80. Prefiro definir o cenário como um superpresidencialismo desbussolado e pitoresco. A nação assiste, bestificada, à montagem de um novo bloco de poder. O tratamento dado ao segmento social que o governo entende por povo tem algo em comum com o dos descamisados de Evita e de Perón, mas é pior.

O Estado - No que é pior?
Mota - Porque o populismo de Perón politizava e o pobrismo daqui avilta. O assistencialismo brasileiro é deprimente, pois trata esses condenados da terra como fracassados. E as condições de melhoria social - tão sonhada e ensinada por figuras como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro ou Florestan Fernandes - são pífias. Aqui o capitalismo andou para um lado e a política social andou para outro. Basta ver que o governo não consegue encaminhar a questão dos sem-terra, por exemplo. Mas há, de fato, uma semelhança até física de um certo tipo de "neossindicalista" brasileiro de hoje com aqueles pelegos dos tempos de Getúlio Vargas, Perón, Ademar de Barros...

3 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

" Me táiz o meu pincel, pá eu pintá o meu buneco... "

Anônimo disse...

Discordo, não somos um pais capitalista. Está mais para mercantilista.

atento disse...

"BRASILEIRO É BARATINHO!"

É a fórmula mágica de Lula,atira migalhas aos menos favorecidos, "comprando" o voto permanente,de 60% dos eleitores.
Lembram aquele programa cômico que tinha um quadro que espelhava exatamente isso:

O BRASILEIRO É BARATINHO

Só que torna o individuo imprestável,dependente da esmola,sem dar chance de aperfeiçoamento e de trabalho.Sei de casos em que as pessoas não querem trabalhar para não perder "O BOLSA".

Eis aí o belo trabalho petralha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/