Artigo
Existe liberdade de opinião no Brasil?
Por lei, sim, mas na prática não, como revela o recente episódio do filho do Sarney com o Estadão e os incontáveis processos contra jornalistas. Mas aqui quero dar um exemplo do contrário. Nos EUA pode-se escrever o que está abaixo, sem qualquer preocupação com processo. Sugiro que leiam o trecho:
"George Bush é um criptonazista racista, um sequaz das grandes corporações, que empreende guerras imperialistas contra o Terceiro Mundo para agradar a seus patrões encharcados de petróleo".
Joe Conason, no livro Pode acontecer aqui: o perigo autoritário na era Bush.
Imaginem isto escrito aqui, digamos, com variações, sobre o Lula. Algo do tipo "Lula é um criptocomunista, um sequaz do Foro de São Paulo, que emprende intervenções imperialistas em paises latino-americanos e seu aproxima de facínoras sanguinários encharcados de petrolóleo, como os iranianos e Chávez"
Daria processo, na certa.
Muitos de nossos jornalistas têm medo de dizer o que pensam livremente sobre nossas autoridades. Com razão, porque sus carreiras podem ser destruídas. Vivemos num estado pseudodemocrático de direito e de mentirinha.
Esta é a diferença, aliás, toda a diferença que importa.
Luis Milman, Porto Alegre, RS.
2 comentários:
Enquanto a midia estiver atrelada ao executivo isto mode piorar.
Somente a midia deve controlar a midia. Nenhuma deveria ter excesso de pontos em relação a segunda colocada.
No dia em que os pentecostais (igrejas não tradicionais) assumirem o executivo poderá ser tarde para mudar. Se isto acontecer os primeiros a sair correndo desta serão os judeus.
Excelente artigo!!!
KIRK
Postar um comentário