Meirelles no RS: “Crise não é nenhuma bolha”

Nas conversas pessoais que teve em Porto Alegre, longe dos holofotes, o presidente do Banco Central confessou que está muito preocupado com a rápida valorização do real. Meirelles avisou: “A cotação está muito plugada nos preços das commodities”. Henrique Meirelles já tinha falado ao meio dia, na Federasul. O editor foi ouvi-lo e constatou pouca presença de público. Meirelles prepara-se para ir embora do governo.

. Conselho ? Nas conversas que manteve no Country, na posse de Matias Renner como presidente da Associação de Bancos do RS, o presidente do Banco Central concedeu apenas um conselho: “Não apostem na valorização continuada do real”.

. Aliás, o presidente do BC recomendou cautela com a crise. Seus conselhos: 1) a crise não é uma bolha. 2) investir, sim, mas com enorme cautela – e no timing certo.

. A valorização do real devasta o setor exportador brasileiro. A competitividade fica cada dia menor. No RS, é o responsável direto pelos sucessivos desastres na produção industrial. A Fiergs mantém prognósticos sombrios para o segundo semestre.

. Nesta terça a tarde, o editor procurou a Fiesp, que enviou para Porto Alegre o estudo em que prevê queda de 35% nas exportações brasileiras de manufaturados e semi-manufaturados em 2009. No RS, a Fiergs, nesta segunda-feira, registrou queda de 22,6% no IDI (Índice de Desempenho Industrial) das indústrias exportadoras (primeiro quadrimestre). Indústrias como a AP Muller, do RS, registrou queda de 40% desde o começo da crise.

. Nas entrevistas, Henrique Meirelles prefere falar pouco sobre a balança comercial, restringindo-se à balança de pagamentos. É o seu terreno. Ele avisou que a entrada de dólares dirige-se para a atividade produtiva. Meirelles esquece de dizer para quem irá a atividade produtiva. No RS, a indústria já trabalha com quase 30% de capacidade ociosa.

- O real foi a moeda que mais valorizou (14,3%) no mundo desde o começo deste ano.
Até este momento o governo Lula não ofereceu uma só alternativa sustentada para resolver o problema do real valorizado. A mais recente incursão de Brasília sobre o impasse foi o lançamento do balão de ensaio sobre a criação de uma espécie de Eximbank (Banco de Exportação e Importação) como o que existe nos EUA.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Presidente Lula avisou desde o começo:

MAROLINHA !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/