. Num manifesto à população, os trabalhadores avisaram que pedem reajuste de 12,15% para repor as perdas do passado, mas a direção do Trensurb quer conceder apenas 10,5%, desde que o Sindimetrô aceite o índice e garanta não reivindicar mais nada pelos próximos dois anos. Além disto, o que quer impor a direção da estatal controlada pelo PT: 1) fim para a estabilidade dos dirigentes sindicais. 2) liberdade para produzir demissões sem motivação. 3) fim para as horas extras. 4) imediata demissão dos trabalhadores que recorrerem contra a empresa na Justiça do Trabalho.
. Ainda não foi agendada greve geral, mas o Sindimetrô avisou que isto poderá acontecer a qualquer momento.
CLIQUE na imagem acima para ler o facsimile do manifesto.
6 comentários:
A CUT vai deixar?
TALVEZ A CUT NÃO DEIXE, POIS É PELEGO, COMO O CEPERGS.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA TRENSURB À POPULAÇÃO,
EM ESPECIAL AOS SEUS USUÁRIOS E TRABALHADORES
A Direção da Trensurb no sentido de esclarecer com toda a transparência, diante do impasse para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindimetrô, representante da categoria dos trabalhadores metroviários - que já marcou greve em meio às negociações -, vem de público fazer os seguintes esclarecimentos à população e, em especial, ao seu quadro de trabalhadores e aos usuários do metrô gaúcho:
1 - A Trensurb NÃO ESTÁ TIRANDO NENHUM DIREITO ADQUIRIDO DOS SEUS TRABALHADORES e está propondo à categoria dos metroviários A RENOVAÇÃO NA ÍNTEGRA DE TODAS AS CLÁUSULAS SOCIAIS, SINDICAIS E ECONÔMICAS DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO;
2 - A Trensurb está propondo REAJUSTE DE 10,50% - O MAIOR ÍNDICE DE REPOSIÇÃO PROPOSTO AOS TRABALHADORES PELO GOVERNO FEDERAL;
3 - A Trensurb propõe O AJUIZAMENTO, EM CONJUNTO COM O SINDIMETRÔ, somente do Adicional Noturno. A EMPRESA NÃO SE NEGA A PAGAR, MAS ESTÁ LEGALMENTE IMPEDIDA, em virtude de denúncia junto ao Ministério Público Federal, promovida por um grupo de trabalhadores.
Isto compreendido, a Direção da Trensurb informa que:
- Não mede esforços para a manutenção dos direitos dos seus trabalhadores e conta com o discernimento, comprometimento e responsabilidade de todos, pois tem consciência que a empresa passa hoje por um dos momentos mais importantes dos seus 24 anos operação.
- A empresa vive um momento histórico e de grandes transformações, com a realização das obras de extensão até Novo Hamburgo e as perspectivas de construção da ligação por Aeromóvel da Estação Aeroporto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho e de dar inicio às obras do Metrô de Porto Alegre-Linha da Copa, obra que mudará a vida dos porto-alegrenses, criará novas possibilidades para o atual corpo funcional e milhares de novos empregos na região.
- No último período, a Trensurb realizou mais de 200 contratações - o que era uma reivindicação antiga dos trabalhadores - e está ampliando os cursos de qualificação que possibilitam aos funcionários crescerem dentro da empresa.
- Na área tecnológica, a empresa concretizou profundas mudanças, com aperfeiçoamentos e modernizações, como a criação do Centro de Controle de Segurança, entre outras, e mantém em pleno desenvolvimento o Programa de Modernização e Adaptação das Estações às Normas de Acessibilidade Universal, já implantado na Estação Canoas/La Salle e em fase de conclusão na Estação Mercado.
- Internamente, a Trensurb viabilizou a extensão do Plano de Saúde para os empregados aposentados e encaminhou proposta de revisão do Sistema de Remuneração e Desenvolvimento que reenquadra os empregados, medida que significa aumento de, pelo menos, 12% para todos os trabalhadores.
Por fim, a direção da Trensurb reconhece que todos estes avanços e evidências positivas só foram conseguidos graças ao envolvimento e dedicação de todos os trabalhadores, através dos mecanismos de participação democrática criados pela implantação do sistema de gestão pelo Planejamento Estratégico. Por isso, conta com o discernimento, comprometimento e responsabilidade de todos para evitar transtornos no eficiente serviço que oferece à população, com a aprovação de 93% dos seus usuários, conforme a última pesquisa.
Direção da Trensurb
Jânio Ayres, não engana a população, não mostra essa falsa realidade!
.
Quer retirar direito dos trabalhadores sim, como mostra a matéria. "1) fim para a estabilidade dos dirigentes sindicais. 2) liberdade para produzir demissões sem motivação. 3) fim para as horas extras. 4) imediata demissão dos trabalhadores que recorrerem contra a empresa na Justiça do Trabalho."
.
O reajuste por ele mencionado tem uma vigência de 2 ANOS, 10,5% PARA 2 ANOS, totalmente absurdo, e vem levar a população que é o maior índice oferecido pelo governo federal. O último acordo teve vigência de 2 anos, e um reajuste na época de 6%, percentual este que não igualou nem a inflação!
Sem contar que a CAIXA E O BB assinaram um acordo válido para 1 ANO com um reajuste de 10%.
.
Eles não abrem mão de reduzir o adicional noturno, conquistado historicamente, querem ano após ano reduzir as vantagens e beneficios dos funcionários.
.
Contratou 200 funcionários, mas não supriu a totalidade dos funcionários que sairam, se aposentaram e que eles DEMITIRAM sem motivação, em 2007 foram 112 funcionários de uma só vez.
Funcionários do setor de operação, trabalham no seu limite, nos dias de folgas são convocados para trabalhar,pois não há efetivo.
.
"A empresa vive um momento histórico e de grandes transformações", com essa frase, não seria então mais adequado investir e valorizar os funcionários que fazem parte dessa transformação, que fazem o serviço da trensurb ter uma aprovação de 93%, que trabalham sábados, domingos, feriados, madrugadas, que trabalham em uma empresa de serviço essencial para sociedade.
.
NÃO SERIA A HORA, DE PELO MENOS NÃO DEGRADAR MAIS A SITUAÇÃO DESTES FUNCIONÁRIOS, QUE RECEBEM UM SALÁRIO DE 765 REAIS, ENQUANTO A EMPRESA REAJUSTA OS SALÁRIOS DO PRESIDENTE, CHEFES, DIRETORES, ASSESSOR E TODO TIPO DE CABIDE EM 50% NO ANO PASSADO.
.
NÃO ENTENDO POR QUE ESSE JÂNIO NÃO DIVULGA ESSES DADOS.
.
TALVEZ PRA COLOCAR A POPULAÇÃO CONTRA OS FUNCIONÁRIOS????
HA HA HA HA HA
Realmente eles investem na qualificação dos funcionários pagando cursos para que eles possam crescer dentro da empresa. Só é estranho que a empresa pague esses cursos somente para os C.Cs. (Cargos de confiança). e funcionários com F.G. (Função gratificada), todos filiados nos partidos que compõe a base governista!
Como a empresa pagou curso superiorpara uns 15 funcionários, onde os próprios, escolheram os pré-requisitos necessários para que um funcionários pudesse participar da seleção.
Através do sistema de participação democrático, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, os pré-requisitos eram escolhidos da seguinte forma:
Um CC começa a lançar propostas para os pré-requisitos:
Para ser contemplado com um curso superior pago pela empresa o empregado não pode ter curso superior completo.
O FG responde:
Mas assim nem eu e nem o FG2 poderemos ganhar o curso!
CC2 também fala:
Pois é, assim minha esposa não poderá ganhar!
Assim CC retira sua proposta e coloca outra:
Ok, então esta sugestão está descartada. Então vamos colocar como pré-requisito o tempo que o funcionário trabalha na empresa. Nenhum funcionário com menos de 5 anos de empresa poderá ser contemplado com o curso!
TODOS presentes aprovam essa proposta!
O mais estranho é ouvir as mesmas pessos falando que os funcionários novos são o futuro da empresa ficam pagando cursos somente para os que logo se aposentarão!
Assim o TRENSURB qualifica seu time de CCs e FGs!
É UMA VERGONHA!!!
Ridiculo....salario de R$ 765,00, mas na verdade com os descontos são R$ 650,00
Postar um comentário