A produção industrial no Brasil de fevereiro, caiu 17% sobre igual mês de 2008. Em relação a janeiro deste ano, houve avanço de 1,8%.
. No acumulado em 12 meses, a atividade da indústria recuou 1%, o primeiro resultado negativo desde setembro de 2002, quando a queda foi de 0,4%.
.Este ano, no acumulado janeiro-fevereiro, a baixa foi de 17,2%. A fabricação de veículos automotores, com queda de 32%, forçou a queda.
. Os dados são do IBGE.
. Os números de janeiro e fevereiro, não refletem o cenário deste momento, que mudou bastante, embora os indicadores ainda sejam preocupantes.
. Aí vão duas análises que demonstram o novo ambiente de março:
1) o Índice de Confiança da Indústria, ICI (saldo entre as empresas com prognósticos favoráveis e desfavoráveis) calculado pela Fundação Getúlio Vargas, subiu para 77,9 em março (em setembro, quando começou a queda, o índice chegou a 115), portanto avanço de 2,2 sobre fevereiro.
2) ao analisar o PMI (Índice Gerentes de Compras) do Santander, desta quarta-feira, o editor desta página constatou que os dados de março registram um fraco desempenho da economia industrial (42,2), o mais alto desde outubro, mas ainda assim as indústrias registraram maior capacidade ociosa, dispensa de mais trabalhadores, menor demanda por insumos e queda de novos negócios (sétimo mês de queda).
CONSULTE MAIS:
Clique em http://www.ibge.gov.br/ para examinar os estudos sobre a produção industrial de fevereiro.
CLIQUE AQUI para examinar o estudo sobre o desempenho da economia industrial em março, segundo estudo do Santander desta quarta-feira (só abre quem possui Adobe Acrobat Reader).
Nenhum comentário:
Postar um comentário