Em pouco mais de um ano, o ex-presidente da Vale do Rio Doce, Anastácio Fernandes Filho, renegociou as dívidas com os credores, sobretudo com os bancos, comandou um exitoso processo de recapitalização e recolocou a Kepler Weber, de Panambi, RS, no caminho das vendas e lucros em alta. Mais do que isto: a empresa voltou a liderar o mercado, com fatia igual a 51%. Os fundos (Previ, Aerus, Serpros) que controlavam 70% do capital há apenas três anos, reduziram sua participação para 30%. A dívida de R$ 400 milhões caiu para r$ 150 milhões e está quase toda concentrada no BNDES (longo prazo).
. Desde que saiu da Vale, há dez anos, Anastácio Fernandes Filho especializou-se em extrair empresas problemáticas do fundo do poço. Ele é mineiro, casado, três filhos, engenheiro eletricista e pós-graduado em administração e finanças.
. A Kepler Weber é o maior fabricante brasileiro de silos (60%), secadores (30%), implementos e equipamentos de limpeza (10%). A empresa tem uma fábrica em Panambi, outra em Campo Grande e uma terceira em Bauru, mas neste caso de Bauru a produção é de tanques de leite e ordenhadeiras mecânicas. No total, são 1.050 empregados. Não houve demissões. “E nem haverá”, avisou o presidente Anastácio Fernandes Filho. Dependendo da safra, o número de empregados varia, o que não tem nada a ver com a crise econômica global atual.
. O editor almoçou com Fernandes Filho em Porto Alegre. Estava junto o jornalista Miron Neto, que trabalha com a Kepler Weber.
. Em 2007, o balanço geral da empresa acusou vendas de R$ 170 milhões. Os números de 2008 ainda não saíram do forno e além disto Anastácio Fernandes Filho não quer abrir o que já sabe, porque a CVM pode criar problemas para as ações negociadas na Bolsa de SP. De qualquer modo, os números dos três primeiros trimestres do ano passado, que são conhecidos, informam que o faturamento foi a R$ 230 milhões. Caso a progressão seja a mesma para o quarto trimestre, o editor desta página imagina que o faturamento poderá ir a mais de R$ 300 milhões. Um resultado surpreendente sobre o ano anterior.
. “Teremos lucro em 2008”, avisou o presidente da Kepler Weber.
. A produção da empresa gaúcha não é colocada apenas no Brasil. É que 30% vão para mercados diversos da América Latina. A idéia do presidente é diversificar, porque ele quer ampliar a fatia e escapar dos altos e baixos que ocorrem nos mercados do continente. Uma primeira incursão está sendo feita na Ucrânia. E-mail: anastacio.fernandes@kepler.com.br Site: www.kepler.com.br
Um comentário:
Uéé, e a marolinha?
Postar um comentário