Por 20 votos a favor e 14 contra, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou o projeto Pontal do Estaleiro, que permitirá a construção de um complexo de edifícios de apartamentos e de escritório na região onde atualmente ficam os escombros do antigo Estaleiro Sul, na zona Sul de Porto Alegre.
. O projeto irá agora à sanção do prefeito José Fogaça, que até agora não deu sinais de que é a favor ou é contra o empreendimento. O retrospecto das posições de Fogaça sobre assuntos originados da Cãmara é o de se conformar com o que é decidido ali.
. A votação não encerra a polêmica, porque a oposição ao empreendimento tem forte apelo popular, embora setores majoritários da sociedade estejam batalhando com igual intensidade para que a beira do rio Guaíba seja ocupada e usada pela população, mesmo que isto seja feito pela iniciativa privada, que cobra o preço através da exploração de conjuntos edificados. Puerto Madero, em Buenos Aires, foi reurbanizado desta forma, como da mesma forma foram entregues a população o acesso a rios e mares, em cidades como Lisboa, Nova Iorque, Barcelona, Montevidéu e Belém.
Um comentário:
Pra que serve o plano diretor de Porto Alegre, neste caso foi Desrespeitando pela câmera dos vereadores o Prefeito vai vetar o projeto.
Postar um comentário