A General Motors (GM) do Brasil anunciou nesta quinta-feira férias coletivas de 20 dias aos trabalhadores do complexo automotivo de Gravataí (RS), no mês de novembro.
. Ali trabalham 5.200 pessoas. A fábrica produz Celta e Prisma.
. A GM ainda não fala em demissões, mas em ganhar tempo para ver se a polvadeira passa nos próximos 30 dias.
. Em São Paulo a GM ainda não chegou a este ponto. Aliás, nesta quarta a noite, a GM recebeu a visita de Lula no 25º Salão Internacional do Automóvel. Lula foi conhecer o utilitário-esportivo Captiva.
. As vendas das montadoras caíram dramaticamente, sobretudo as exportações.. O editor desta página, sem se identificar, fez nesta quinta-feira uma pesquisa aleatória no mercado local, de Porto Alegre, de carros, e constatou o seguinte sobre a queda média nas vendas:
- Carros novos: 20%.
- Carros usados: 40%.
- Carros importados: 60%.
. Os preços e os prazos de parcelamento também caíram, os juros subiram e de cada dez pedidos de financiamento, apenas seis são aprovados pelos bancos e financeiras. A exceção são os carros em promoção. O impacto maior é na área de carros usados. Um Astra 2005, top de linha, que há 40 dias era vendido a R$ 41 mil em Porto Alegre, não encontra compradores sequer ao preço de R$ 38 mil. É apenas um exemplo checado pelo editor.
. A decisão da GM tem tudo a ver com isto. O problema ataca todas as montadoras e todas reagem do mesmo modo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário