Lula baixa decreto e transforma Janja em co-presidente. Leia o decreto.

Incitatus também tinha indevidos superpoderes.

O decreto baixado hoje pelo presidente nomeado Lula da Silva transforma sua mulher, Janja da Silva, numa verdadeira co-presidente, ao estabelecer que o "gabinete presidencial deverá apoiar o cônjuge de Presidente da República no exercíCio de atividades de interesse público". 

O decreto não diz o que entende por "interesse público"

Vale, portanto, o conceito comum que diz: "O interesse público é o conjunto de objetivos e valores que visam o bem-estar coletivo, sendo a finalidade primordial do Estado e dos seus órgãos. Ele se manifesta em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura, servindo como um princípio que orienta a conduta do poder público, garantindo que as ações administrativas estejam focadas em atender aos interesses da sociedade como um todo, em vez de interesses individuais ou do próprio Estado". 

Janja transforma-se, assim, em elemento tão poderoso quanto foram a amante de Mussolini, Clara Petacci, enforcada com ele em praça pública, Elena Ceaucescu, fuzilada com o marido, no caso o ditador comunista Nicolau Ceacescu, ou algo como Incitatus, o cavalo romano que Calígula transformou em senador, cujo dono, Calígula, morreu assassinado.

A mulher de Lula não corre o risco de acabar do mesmo modo.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do decreto.




Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/