O deputado Jeferson Fernandes, PT, diz que tem o apoio do seu governo e da sua bancada para pedir o desarquivamento da PEC da Água.
Não tem como. Isto está morto e enterrado. Eu fui o relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça e meu parecer foi aprovado por ampla maioria.
Não tem como. Isto está morto e enterrado. Eu fui o relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça e meu parecer foi aprovado por ampla maioria.
A alegação do deputado é de que em São Luiz Gonzaga houve malfeitoria na licitação para a entrega dos serviços de saneamento para empresa privada.
Ele não quer discutir o mérito da PEC, que propõe restringir investimentos em saneamento no RS, apegando-se a um caso de malfeitoria. Casos de malfeitorias devem ser permanente investigados e punidos pela Polícia, Ministério Público e TCE. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Os defensores da PEC da Água, que querem decretar o monopólio estatal dos serviços de saneamento, avisam que isto não pode ser atividade privada.
No Brasil inteiro, serviços do gênero são privatizados, vão para PP ou ficam com o setor público, dependendo de quem oferece mais e melhor.
Como está o atendimento da coleta e tratamento de esgoto no RS?
Só 41% dos municípios contam com coleta e apenas 14% contam com tratamento de esgoto.
Para chegar aos 100%, o que precisaria de dinheiro?
R$ 12 bilhões. Isto é um dinheiro que nem em sonho a Corsan teria para investir, nem mesmo ao longo de 50 anos, mantidos os seus níveis históricos de investimentos.
Um comentário:
É estranho que os petralhas só e sempre acham malfeitorias nas licitações dos outros. As deles sempre estão corretas. Isso mostra que eles tem uma ciumeira quando outros fazem alguma coisa, que já pensam: que pena que esta (comissão) não vai vir prá nós.
Postar um comentário