. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse aos senadores em plenário, na quinta-feira, que não tem "nenhuma responsabilidade administrativa" na fundação que leva o seu nome, sediada em São Luís. O parlamentar omitiu informações dos colegas. O jornal O Estado de S.Paulo obteve o estatuto da Fundação José Sarney. O documento contradiz o que ele afirmou em sessão do Senado, cujas falas são registradas nas notas taquigráficas.
. O estatuto revela que, além de ser uma instituição de exaltação à figura de Sarney, a fundação está sob as ordens do parlamentar e de sua família. Em sete páginas, o nome do senador aparece por 12 vezes. O artigo 19 do capítulo 5 enumera cada uma das responsabilidades de Sarney como "presidente vitalício" e fundador da entidade. Entre as funções, está a tarefa de "assumir responsabilidades financeiras" e o "poder de veto" sobre qualquer decisão tomada pelo conselho curador - também presidido pelo senador. Na quinta-feira, o Estado revelou que a Fundação José Sarney desviou para empresas fantasmas e da família do senador ao menos R$ 500 mil da verba de R$ 1,3 milhão repassada pela Petrobrás para um projeto cultural que nunca saiu do papel.
3 comentários:
Este PSOL é Bom! O único - ÚNICO, partido brasileiro sério!
CONDIÇÃO ELEMENTAR E BÁSICA PARA ALGUÉM SER SÉRIO É FALAR A VERDADE,E AGIR RESPEITANDO A HONRA DO PRÓXIMO.
CALUNIAR,MENTIR,DIFAMAR,ACUSAR SEM PROVAS É COISA DE QUEM É MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO,AQUELE DEBAIXO.
ACUSAM SARNEY PELAS TRAMÓIAS DO DEM
Dá pra perceber que há um ataque ao senador Sarney - presidente do Senado, a quem cabe a condução política da casa - evidenciando situá-lo como o culpado direto pela enxurrada de maracutaias feitas por baixo do pano e não somente como ativo participante delas.
Ocorre que a responsabilidade pelas práticas administrativas do senado, motivo das revoltantes denúncias, cabe diretamente à Primeira Secretaria - cargo ora ocupado pelo senador Heráclito Fortes do DEM/Piaui - e não à Presidência. Antes de Heráclito - que não é o nome focalizado pela imprensa em geral - nessa secretaria se revezaram por muitos anos senadores desse mesmo partido DEM, logo os anteriores responsáveis e que deveriam ser o alvo de investigação mais apurada.
Postar um comentário