Sai zoneamento para plantio de cana-de-açúcar no RS

Eis o que disse o deputado Alceu Moreira, PMDB de Osório, RS, ao editor, na tarde desta sexta-feira: "Economicamente a inclusão de 398 municípios gaúchos no zoneamento da cana-de-açúcar significa autonomia e auto-suficiência, sem que haja dependência de outros estados produtores, além de possibilitar que o Rio Grande do Sul se transforme em exportador. É uma grande vitória e que trabalha a sustentabilidade econômica do Rio Grande do Sul e principalmente a sua defesa e autonomia nestes dois produtos, álcool e açucar, que são estratégicos no processo de produção". O álcool que será produzido, irá todo para o consumo da indústria de plástico verde que a Braskem vai começar a construir na quarta-feira em Triunfo, RS. A planta, a primeira do mundo, produzirá 200 mil toneladas de eteno verde por ano. O investimento será de R$ 500 milhões. É aguardada a presença de Lula.

O zoneamento de risco climático para a cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul (safra 2008/2009) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17). A portaria 54 relaciona os municípios contemplados e o período mais adequado ao plantio das cultivares aprovado pelo estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

.Para a identificação dos municípios aptos ao cultivo da cana destinada à produção de açúcar, etanol e para a fabricação de aguardente e alimentação animal foram avaliadas as exigências hídricas e térmicas da cultura, produtividade, nível de tecnologia, condições climáticas, solos e relevo.

- Zoneamento agrícola - O zoneamento agrícola, realizado pelo Departamento de Gestão de Risco Rural, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, objetiva minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. A indicação da melhor época de plantio resulta de análise de séries climáticas históricas, de no mínimo 15 anos, correlacionadas ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua retenção de água. (Inez De Podestà)
Confira a íntegra da Portaria 54.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/