O grande derrotado nas eleições desta segunda-feira na Câmara e no Senado foram o PT e o governo Lula.
. Embora os novos presidentes da Câmara, deputado Michel Temer, de São Paulo, e José Sarney, do Amapá, sejam do PMDB e integrem a base aliada, o fato é que o PT e o governo Lula tinham outros interesses, porque pretendiam emplacar gente do PT nos dois cargos. Temer deu um capote no deputado comunista Aldo Rabello, já que obteve 304 votos e Rabello apenas 76. O Senado, mesmo com o apoio anacrônico do PSDB, Sarney derrotou Tião Vianna, do PT, por 49 a 32.
. É a primeira vez que o PMDB elege os dois presidentes, pelo menos desde 1991. O fato trará implicações imediatadas, dado o frágil estado de saúde do vice José de Alencar. Caso ele morra, Michel Temer fica diretamente na linha de sucessão, seguido por Sarney. Além disto, dois peemedebistas, Temer e Sarney, comandarão desde o legislativo as eleições majoritárias do ano que vem, inclusive para a sucessão de Lula, e isto não pode ser desprezado. Temer já echou com Serra, mas Sarney fará o contrário, porque é inimigo de Serra e isto é que determinou a virada burra do PSDB em favor de José Sarney, em vez de aproveitar a oportunidade par aimpor uma derrota ainda maior ao PT.
- No RS, o PMDB também ganha com a eleição de Temer, porque um dos seus principais interlocutores, amigo do peito, irmão camarada, é o deputado Eliseu Padilha.
2 comentários:
Saber ler: o maior derrotado foi o psdb. Tentou embaralhar o PT e tomou ferro... Agora o Lulão tá com a camara e o senado. O psdb perdeu um provável aliado. O pt perdeu pouco.
O PMDB deveria apresentar candidato próprio.
Postar um comentário