Clipping/ Jornal Correio do Povo
Domingo, 16 de agosto
Palanque eletrônico aquece campanha a partir de terça
Candidatos de todos os partidos e coligações aguardam com ansiedade o início da propaganda eleitoral gratuita, no próximo dia 19, terça-feira. A expectativa generalizada é de que somente a divulgação massiva das propostas e dos candidatos nos programas de rádio e televisão será capaz de tirar a campanha do marasmo em que se encontra na grande maioria dos municípios brasileiros. Panfletos, megafones e apertos de mão não foram suficientes, até agora, para empolgar o eleitor. Marqueteiros e coordenadores de campanha apontam as restrições da atual legislação eleitoral e a falta de recursos como os responsáveis pela quase ausência da campanha nas ruas das cidades.Com o início da propaganda eleitoral gratuita, no entanto, os partidos acreditam que a campanha vai esquentar. A aposta é que jingles, vinhetas e até mesmo a presença de autoridades nacionais, como ministros do governo Lula, irão movimentar a campanha. Em Porto Alegre, a grande maioria dos programas está finalizada, mas os trunfos só serão conhecidos com a veiculação dos programas nesta semana. Segundo a legislação, a campanha no rádio e na televisão irá ao ar diariamente, em dois blocos de 30 minutos, exceto aos domingos. Na terça-feira, aparecerão os candidatos a vereador e, no dia seguinte, os candidatos à majoritária.
Candidatos apostam tudo na propaganda eleitoral
Coordenadores de campanha esperam ‘esquentar’ a disputa em Porto Alegre
Candidatos a prefeito da Capital e coordenadores de campanha finalizam os primeiros programas da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV neste final de semana.
Na terça-feira, de acordo com a legislação eleitoral, começa a propaganda no rádio e na televisão, com 60 minutos diários, divididos em dois blocos de 30min. Os primeiros a aparecer serão os candidatos a vereador. No dia seguinte, é a vez de os postulantes à prefeitura mostrarem as propostas.
De acordo com os coordenadores, as inserções devem ajudar a driblar a pouca visibilidade da campanha, que, segundo eles, é conseqüência da combinação de recursos escassos e restrições da legislação eleitoral.
Fábio Bernardi, coordenador de marketing da campanha do prefeito José Fogaça (PMDB/PDT/PTB), que possui o maior tempo na TV, diz que o primeiro programa terá, além do perfil do candidato, uma prestação de contas.Tânia Moreira, da Mor Produtora, que responde pelos programas de Onyx Lorenzoni (Dem/PP), o segundo maior tempo, diz que a campanha está toda planejada. Assessores da candidata Manuela D’Ávila (PC do B/PPS/PSB/ PR/PMN/PTdoB/PTN) preferiram não adiantar detalhes em torno do programa, que ainda não teria sido finalizado. Maria do Rosário (PT/ PRB/PSL/PTC) aposta em sua relação com a cidade e sua experiência política. O coordenador da campanha da petista, Cícero Balestro, adianta que, nos programas seguintes, todos os ministros petistas vão aparecer com destaque para deixar claro seu apoio à candidata.Segundo Paulo Nascimento, diretor da Accorde Filmes, que é responsável pela campanha de rádio e TV de Nelson Marchezan Jr. (PSDB), o público vai ver criatividade na edição, em vinhetas e na música produzidas para o programa eleitoral tucano. A coordenação de campanha está apostando tanto no jingle, afirma Nascimento, que ele não será lançado na rua antes do programa produzido para ir ao ar na próxima quarta-feira. O conteúdo das inserções foi elaborado pelo próprio Nelson Marchezan Jr. e pelos consultores Tadeu Viapiana e Mauro Dorfman.O primeiro programa de Luciana Genro (PSol/PV) será ocupado em tempo integral pela candidata, conta o coordenador de campanha, Roberto Robaina. Luciana irá contar a sua trajetória na política e apresentar propostas para a cidade.
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